O SUS no combate as pandemias

  • 4

O SUS (sistema único de saúde) é o mais amplo sistema público do mundo, obteve a regulamentação no dia 19 de setembro, no ano de 1990, pela lei n 8.080. Outrora já havia um determinado plano de saúde, todavia, eram acessíveis meramente, as pessoas que possuíam planos ou vínculos com certa instituição. No entanto, o SUS unificou o acesso a toda população, transcorrendo assim, a sistema único de saúde nacional, transpassando de época em época. Todavia, profusas doenças progrediram juntamente com o sistema, exigindo da saúde pública (avanços) precipuamente em tempos de pandemias, surtos e faltas de verbas.

Em primeiro plano, é essencial que haja um controle no sistema, a vista disso o SUS, divide-se em classes: primária-casos de menor gravidade, secundária- casos urgentes, e por fim os de alta complexidade- com atendimento imediato. No entanto, com surtos de mazelas, como a atual covid-19, os postos e centros de saúdes tornam-se progressivamente precários, posicionando os enfermos e profissionais da área a ameaças. Sem equipamentos adequados, com salas de cirurgias e quartos indisponíveis, assim como ausência de verbas para estudos os quais auxiliam á prevenção e cura das doenças. Restando o desejo dos profissionais de dias melhores, o qual segundo escritor Sêneca salienta ‘’ É parte da cura o desejo de ser curado’’, ou seja, com a precariedade cabe o ‘’desejo da cura ’’ a cada pessoa exposta.

Em segundo plano, percebe-se que apesar de os postos e centros de saúdes não estarem propensos á surtos de moléstias, é exigido do sistema da mesma forma. Sendo que, no art. 2 da lei federal 8.080, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. Porém, a lei não se faz eficaz, cabendo aos profissionais inquirirem métodos para a prevenção e saúde de toda população, um método utilizado pelos atuantes da área da saúde é a realização de campanhas com alerta e recomendações de prevenções, por exemplo: lavar as mãos com água e sabão, usar álcool e cumprir a quarentena, as quais são transmitidas pelos meios tecnológicos.

Contudo, compreende-se a relevância do sistema de saúde estar precavido com numerosos equipamentos, quartos e salas de cirurgias. Por isso, cabe ao Governo Federal, assistências de verbas, dessa forma possibilitara estudos para combates das doenças, melhorias no espaço hospitalar, e mais viabilidade de vidas salvas. Além do mais é papel da sociedade da mesma forma aderir às orientações dos profissionais, sobretudo a quarentena- sendo ela a reclusão de indivíduos sadios pelo período máximo de incubação da doença. Dessa forma, com o auxílio do governo e contribuição da população é possível o combate de pandemias e ademais doenças.

Pessoal além de dicas, coloquem uma nota fazendo favor, obrigada!!!

Compartilhar

1 Correção

  1. Na introdução, você já repetiu o mesmo recurso coesivo duas vezes: Todavia, não é bom que faça isso, procure sinonimos e estude mais os conectivos para evitar fazer essa má prática.
    Usou também parênteses, opte pelo uso dos travessões.
    Repetiu sistema muitas vezes no primeiro parágrafo e ao longo do texto.
    Na conclusão também há repetição de alguns termos.
    Dicas:
    Você colocou coisas muita específicas, colocou a criação da data do SUS, talvez optasse por uma abordagem mais ampla e que com certeza você não iria precisar procurar, como por exemplo: a constituição federal, a declaração universal dos direitos humanos.
    Você tem que colocar teses mais expostas, apontar problemas, consequências que isso vai te ajudar a ter uma desenvolvimento melhor.
    Nos dois desenvolvimentos, você argumentou bem, mas lembre-se que após os pontos, tente usar um conectivo, torna seu texto mais coeso
    C1 – 120
    C2 – 120
    C3 – 160
    C4 – 160
    C5 – 160
    TOTAL: 720

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.