O suicídio entre os jovens brasileiros: como enfrentar esse problema?

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A série espanhola “Toy Boy” exibida na plataforma de streaming da Netflix retrata a temática do suicídio. Andrea enfrenta problemas psicológicos decorrentes da morte do seu pai, ele tenta por um fim na sua vida, mas é impedido a tempo por pessoas próximas. Fora das telas, a realidade apresentada não é diferente, visto que o Brasil enfrenta problemas com o suicídio, mas difrentemente de Andrea, muitas pessoas não têm o apoio para enfrentar esse problema. Isso ocorre tanto pela falta de investimentos em serviços de apoio nas escolas quanto pela negligência no âmbito familiar.
A depressão é uma doença que acarreta ao suicídio, nesse viés, o Brasil é o segundo maior país da América Latina com maiores índices de depressão, cerca de 12 milhões de pessoas. Evidenciando o supracitado, é válida a participação do Governo em serviços de apoio, tais como a presença nas escolas, auxiliando para prevenir o suicídio, realizando um papel de interdependência funcional, onde todos realizam funções para tudo funcionar corretamente, pois o bullying (uma série de atos repetitivos e violentos a uma pessoa) também acarreta na depressão e posteriomente em um possível suicídio.
No âmbito familiar muitas vezes não é percebido os problemas que seus filhos enfrentam. Vale ressaltar que o mundo está cada vez mais individualista, não acorre aquele pensar no próximo. O medo, a insegurança, a dificuldade em se abrir devem serem combatidos, quando a família proporciona uma roda de conversa para saber o que se passa, os jovens terão um apoio e assim saberão que não estão sozinhos e com esse raciocínio evitaria uma tragédia na sua família.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para reverter esse cenário. Posto isso, cabe ao Ministério da Educação, responsável pelo desenvolvimento educacional do país, oferecer serviços de apoio nas escolas por meio de palestras de profissionais do ramo da psicologia, para assim conscientizar sobre o suicídio e práticas como o bullying. Sendo assim, com tais implantações, o suicídio entre jovens poderá ser uma mazela passada da História Brasileira.

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3 Correções

  1. Gostei bastante da sua redação e você está no caminho certo.
    – Sua introdução está bem completa, tem um repertório que explica bem a problemática.
    – No início do desenvolvimento deve conter uma breve introdução sobre a tese ( causadora do problema) a ser defendida. Posteriormente argumentar e exemplificar como a tese tem relação com a problemática.
    Por exemplo no D1, você pode falar que o Governo Federal, por meio do Ministério da educação, auxilia no problema, pois ele investe de maneira mínima em serviços de apoio, como a contratação de psicólogos.
    – Sua conclusão também está bem completa.
    – Tenta focar mais no seu desenvolvimentos, fora isso o restante tá ótimo.
    Espero ter ajudado um pouquinho.

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  2. Gostei bastante da sua redação e você está no caminho certo.
    – Sua introdução está bem completa, tem um repertório que explica bem a problemática.
    – No início do desenvolvimento deve conter uma breve introdução sobre a tese ( causadora do problema) a ser defendida. Posteriormente argumentar e exemplificar como a tese tem relação com a problemática.
    Por exemplo no D1, você pode falar que o Governo Federal, por meio do Ministério da educação, auxilia no problema, pois ele investe de maneira mínima em serviços de apoio, como a contratação de psicólogos.
    – Sua conclusão também está bem completa.
    – Tenta focar mais no seu desenvolvimentos, fora isso o restante tá ótimo.
    Espero ter ajudado um pouquinho.

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  3. Competência I: no início do texto fez-se uma referência à Netflix, mas sem utilização de aspas. Isso não necessariamente vai fazer com que o corretor desconte sua nota,mas há uma possibilidade. Também houve um desvio ortográfico em “diferentemente (linha 9)”.
    No segundo parágrafo “A depressão é uma doença que acarreta suicídio, nesse viés[…]” nessa oração, deveria-se ter utilizado um ponto final depois de “suicídio”. Em “[…]Devem ser combatidos, quando a família…” novamente, a oração termina em “combatidos”. Deveria-se ter utilizado ponto final ali ao invés da vírgula.
    Por último, quanto à gramática e estrutura textual, atente-se ao espaçamento dos parágrafos no início. A impressão que deu é que o texto possui só três paragrafos porque não houve espaçamento adequado no início de cada parágrafo.

    Competência II: A compreensão temática é plena, mas poderia-se ter feito mais citações para demonstrar um amplo conhecimento do assunto.

    Competência III: O repertório cultural ficou fraco. Senti a falta de mais citações, fossem filmes, séries, livros, pensadores, etc. Não houve uma demonstração de certa bagagem prévia quanto ao assunto abordado.

    Competência IV: Algumas orações possuíram problemas quanto à utilização do ponto final. Isso acabou compremetendo a progressão temática de forma técnica e resultou no rebaixamento da fluidez textual. Além do, já citado, pouco espaçamento textual.

    Competência V: senti a falta de um detalhamento quanto ao interventores e, efetivamente, o processo para a resolução desta problemática. Além disso, houve uma generalização no final, pois parece que a prática do suicídio será erradicada após esaa internação governamental.

    Comp I: 120
    Comp II: 160
    Comp III: 120
    Comp IV: 120
    Comp V: 120

    Nota: 640 – 680

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