O suicídio entre os jovens brasileiros: como enfrentar esse problema?

  • 2

A série televisa transmitida pela Netflix “Os Treze Porquês” relata o caso do suicídio de uma jovem chamada Hanna Baker e todos os treze motivos que a levaram a cometer o ato, pensando que aliviaria a dor e o sofrimento que ela sentia. Na vida real não é diferente, os jovens de hoje encontram o suicídio como forma de resolver problemas e por isso tanto o Brasil, quanto o mundo tem sofrido aumento na taxa de mortes causadas por esta razão.
O suicídio no Brasil e no mundo tem aumentado, respectivamente. São mais de 1,3 milhões de morte por ano e é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, segundo a OMS(Organização Mundial da Saúde). É de extrema importância dizer que o suicídio não se decide de uma hora pra outra, é muitas vezes acarretado da depressão que é uma doença e precisa ser tratada como tal. Essa doença é o acarretamento de várias ações tais como sofrimento de bullying, rejeição, baixa autoestima e homofobia.
No filme “A Ponte” o diretor filma a ponte que corta a baía de São Francisco e relata fatos acontecidos por lá, sendo o lugar com os maiores índices de suicídio no mundo. É alarmante o que esta sociedade está se tornando, novas gerações vêm surgindo cada vez mais depressivas e ansiosas e nada é feito, principalmente por parte da família e governo. Bauman diz: “Nós somos responsáveis pelo outro, estando atento a isto ou não, desejando ou não, torcendo positivamente ou indo contra, pela simples razão de que, em nosso mundo globalizado, tudo o que fazemos (ou deixamos de fazer) tem impacto na vida de todo mundo e tudo o que as pessoas fazem (ou se privam de fazer) acaba afetando nossas vidas.” ou seja, todos que compõem uma sociedade geram impactos na vida uns dos outros e muitas vezes estes impactos levam ao suicídio.
É imprescindível resolver este problema, visto que a sociedade em suma é responsável por isto. O suicídio é problema da saúde, o que responsabiliza a OMS que deve realizar ações em parceria com a escola e com a CVV(centro de valorização à vida) para orientar os educadores profissionais à saber lidar com alunos nestas situações, o governo deveria investir na inclusão de psicólogos dentro da escola, visto que é importante o acompanhamento correto nestas situações. O apoio e ajuda da família é fundamental, acompanhando e observando mais seus filhos promovendo diálogo diário e ações em família para que seja reduzido o suicídio no Brasil.

 

 

por favor, corrijam seguindo os critérios avaliados pelo ENEM, assim será mais fácil de identificar onde devo me esforçar mais.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, irei fazer minha avalição!
    C1: 80
    C2:120
    C3:80
    C4:120
    C5:120
    NOTA: 520
    OBS: Na C1 Você precisar explanar seu vocabulário, utilizou de muitas palavras coloquiais e alguns erros ortográficos ti indico para que revise melhor !
    Na C2 precisa melhorar na estrutura do seu texto, períodos longos é uma grande pauta no Enem, tente diminuir para cada paragrafo no mínimo 4 períodos, tu estas indo no caminho certo, mas procure por mais melhorias
    Na C3 apresentou fatos, informações e opiniões relacionadas ao tema, porem a sua estruturação não foi convincente, e a falta de organização na estrutura foi oque também ti auxiliou na perda de ponto na C2 .
    Na C4 apresentou repertórios de forma mediana e com inadequações de forma mediana, aconselho que da próxima vez não utilize repertórios como filmes no seu desenvolvimento e sim na sua introdução pois não é um fato concreto e pode facilmente fugir da convicção que vc quer trazer no seu texto .
    C5 faltou alguns agentes na sua conclusão.
    Espero ter ajudado de algumas forma, e não desista.
    Boa sorte e um abraço virtual!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.