Iniciante

O suicídio entre os jovens brasileiros: Como enfrentar esse problema?

  • 0

A série norte-americana “13 reasons why”, retrata a vida da jovem Hannah Backer que se suicidou aos 17 anos. Esse fato se deu, principalmente, pelo bullying sofrido pela personagem por parte de seus colegas de escola, onde a mesma não tinha com quem conversar sobre suas angústias. Não longe da ficção, os jovens enfrentam a depressão que muitas das vezes acarretará em suicídio, assim como a protagonista da obra. Nesse sentido, não só o bullying, como também a falta de diálogo com os pais e responsáveis pode gerar essa morte precoce.

Primeiramente, a violência, verbal ou física sofrida por muitos jovens no âmbito escolar e social, pode levar ao suicídio. De acordo com um levantamento realizado no Reino Unido, na faixa etária de 11 a 16 anos, pelo menos 17% dos adolescentes vítimas de bullying consideram tirar a própria vida para fugir da perseguição. Esse fato é retratado na vida de Hannah, quando ela é exposta por um colega, e foi um dos fatores que causou a sua morte. Nessa lógica, sendo essa forma de violência tão recorrente e nociva entre os adolescentes, é de suma importância a conscientização para gradativo extermínio dessa prática.

Além disso, a falta de confiança nos pais e responsáveis para conversar sobre os problemas enfrentados também pode resultar em suicídio. Segundo Augusto Cury, em sua obra “Pais e filhos: Sem diálogo as famílias morrem”, a conversa é algo imprescindível para a formação de um elo familiar. Por exemplo, a história de Ariele Vidal Farias que se matou e para seus pais foi uma surpresa o ocorrido, pois eles não sabiam o que se passava com a filha. Portanto, um adolescente não consegue lidar sozinho com essas dificuldades, assim, é necessária uma intervenção por meio daqueles que o cuidam. Porém, sem o diálogo para saber o que se passa, não haverá conhecimento do que o jovem enfrenta.

Diante do exposto, faz-se necessário uma intervenção social para ajudar nos casos de potenciais suicidas. Para tanto, urge que o Ministério da criança e do adolescente crie veículos de divulgação dos grupos sociais, como o CVV (Centro de valorização da vida), através das redes sociais, assim, mais pessoas tomariam conhecimento desses apoios e poderiam ter ajuda de forma gratuita. Também é importante que os pais passem a se preocupar e interagir mais com seus filhos, pois isso irá gerar um elo e uma atenção maior, o que os fará se sentir seguros e se abrirem. Dessa forma, gradativamente esse cenário seria mudado e casos como o de Hannah seriam evitados.

Compartilhar

4 Correções

  1. 👉 Obrigado por ter corrigido umas de minhas redações. Estou aqui retribuindo-lhe o favor.
    👉 Tua introdução é bacana. Bem construída e contextualizada. Aliás, essa é uma ótima séria para se contextualizar o tema proposto. Um dica minha, era deixar a frase que delimita tua tese um pouco mais crítica.
    👉 Teu primeiro parágrafo de desenvolvimento tem um estrutura legal, no entanto, está um pouco expositivo. Outro ponto importante, inclusive um professor meu falou isso, é que esses tipos de desfechos de desenvolvimento que já propõem um medida pode não ser pontuado como marca de autoria por alguns corretores. Alguns pontuam outros não.
    👉 Ademais, no seu D2, ele segue a mesma linha do D1. Tem uma boa estrutura, mas vejo pouca análise crítica.
    👉 Quanto a intervenção, está digníssima. Ficou realmente muito boa

    • 1
  2. Olá Duda tudo bem?
    Excelente redação, abordou um tema social que é motivo de alarme em todo o mundo.
    Algumas dicas nesse nesse sentido, na introdução você pode mencionar os temas que serão abordados no texto, o problema, de modo a situar o interlocutor.
    – Uma introdução adequada de um texto dissertativo-argumentativo deve apresentar, pelo menos, os seguintes elementos.
    Primeiro: A explicitação do problema, de forma contextualizada.
    Segundo: a) A afirmação ou negação de uma opinião sendo ela impessoal firmada em uma “Verdade Absoluta” ( argumento de autoridade) b) A ideia que será defendida com dados, estatísticas, números. c) Uma Oração declarativa devendo conter uma ou mais orações.
    Terceiro: A apresentação dos argumentos.
    Pergunta -se eu consigo encaixar uma pergunta dentro do meu texto dissertativo-argumentativo?
    A resposta é sim! Desde que você consiga responder a pergunta. Por exemplo, em seu texto, você menciona o suicídio entre os jovens brasileiros e os desafios para enfrentar esta problemática que vem aumentando cada vez mais, visto que o efeito gerado pela causa (o bullyng, perseguição, racismo, xenofobia, homofobia, etc) … provocam transtornos psicológicos em inúmeros adolescentes a nível mundial… “
    Termine a introdução explicitando a sua tese (tese é o que será defendido no texto, seu ponto de vista impessoal esclarecendo um ponto de vista, comprovando ou defendendo um posicionamento), seja ela afirmação ou negação de um dado fato.
    Já no desenvolvimento, você não irá introduzir um parágrafo sem antes ter uma “ajudinha introdutória” Isto é, as palavras com expressões a priore, primeiramente, antes de mais nada, é possível analisar que , e, assim por diante. Separe o tópico do desenvolvimento em duas etapas. Por fim, nunca escreva “conclui-se” na conclusão. Substitua conclui-se, por conseguinte, finalmente, diante do exposto… E retome as primeiras teses utilizadas no começo da introdução.
    Espero ter ajudado. Abraços!

    • 1
  3. Olá, boa tarde!!!
    Adorei sua redação!
    Primeiramente o tema é algo frequente na sociedade.
    Sua redação em todos os parágrafos ah uma citação que argumenta com o contexto e sua tese.
    Não vou pontuar sua redação, pois estou aprendendo como você!
    Continue praticando e terá sucesso, bom estudo.

    • 1
  4. ola , você foi bem.
    sou nova aqui mais , posso dizer que a sua redação tinha argumentos mais sente um pouco de falta sobre a sua opinião .
    esse tema e meio delicada do de falar dá pra perceber que teve controle e delicadeza , mais faltou uma solução um pouco mais objetiva .
    espero ter ajudado , boa sorte .

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.