O suicídio entre os jovens brasileiros: como enfrentar esse problema?

  • 0

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o suicídio ocupa o segundo lugar no que mais mata os jovens brasileiros. Embora haja muitos canais de prevenção, o problema do suicídio entre os jovens brasileiros continua presente, visto que os números aumentam gradativamente no Brasil. Dessa forma, em razão de uma lacuna educacional e da falta de debate, emerge um problema complexo, que precisa ser revertido.
Primeiramente, uma das principais causas para a configuração do problema é uma base educacional lacunar. De acordo com o filósofo Kant, o ser humano é resultado da educação que teve. Sob essa lógica, se há um problema social, há como base uma falha educacional. No que tange ao suicídio entre os jovens, verifica-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a escola não tem cumprido seu papel no sentido de reverter e prevenir o problema, visto que não tem trazido esses conteúdos para a sala de aula.
Em segundo plano, é preciso salientar que a falta de debate é uma causa latente no problema. Segundo Robert Quillen os debates são trocas de conhecimentos. Diante disso, verifica-se um vazio em torno dos debates sobre o suicídio entre os jovens, o que contribui com o aumento da falta de conhecimento da população sobre a questão, pois os sentimentos são reprimidos, e tornam sua resolução mais dificultada.
Portanto, uma intervenção faz-se necessária. Para isso, é preciso que as escolas em parceria com a prefeitura, promovam aulas de inteligência emocional. Tal evento pode ser incluído na grade escolar, com apenas 1 hora de aula, contando com a presença de psicólogos e professores especialistas no assunto e que seja aberto a comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam a importância da prevenção do suicídio e se tornem cidadãos atuantes na busca de resoluções. A partir dessas ações, poderá se consolidar um Brasil melhor.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oii!
    Primeiramente tenho que dizer que percebe-se que teu texto foi muito bem pensado. A tese está bem evidente, assim como a prévia dos argumentos.
    No entanto, tens que tomar um pouco de cuidado com a redundância (repetição de palavras e ideias), que aconteceu muito no primeiro parágrafo.
    O desenvolvimento foi bastante coerente, e os argumentos bem estruturados.
    Na proposta de intervenção, aconselho a elaborar um pouco melhor a ação, pensando em algo que fosse não só possível, mas também prático de ser realizado, e que incluísse órgãos como o MEC, etc.
    Há alguns desvios gramaticais com os quais tu deve ter cuidado.

    Espero ter ajudado : )
    Boa sorte!

    • 1
  2. Muito boa sua redação!
    Alguns pontos que mudaria:
    • não colocar uma pergunta como título (certa vez fiz isso em uma redação e minha professora de língua portuguesa disse que não é legal colocar uma pergunta como título).
    Gostei muito da sua conclusão!!!
    Você apresentou dados da OMS muito importante isso também, parabéns.
    E citou um filósofo muito conhecido e importante!

    • 1
  3. Olá, sua redação está muito boa, vou só destacar alguns pontos que merecem uma revisão..
    – Na introducao ficaria melhor ” ocupa o segundo lugar na causa de morte dos brasileiros”
    – Acho que a frase de Kant não está escrita da maneira correta
    Fora isso, achei muito boa, principalmente a conclusão.Parabens!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.