O suicídio entre os jovens brasileiros – como enfrentar esse problema?

  • 1

É de fundamental importância a discussão sobre a grande taxa de suicídio entre os jovens brasileiros nos dias de hoje, decorrido por exemplo, da comparação de si próprios ao mundo das mídias sociais. Contudo, o suicidio não é só causado pela comparação excessiva, mas também a aceitação de si próprios acerca de sua sexualidade.

Em primeiro lugar, cabe pontuar que assim como as redes sociais são feitas como instrumento de entretenimento e diversão por parte de seus usuários, se usadas e modo errôneo, pode causar danos, como a famosa comparação, na qual, leva o individuo a baixa-autoestima, sentindo-se insuficiente por não ter ou ser aquilo que vê em fotos e vídeos.

Pode-se mencionar uma das causas mais recorrentes, sendo ela a aceitação do individuo quanto á sua sexualidade. De acordo com a psiquiatra Alexandrina Meleiro, é comum que os pais digam ser compreensivos quanto a sexualidade dos filhos, entretanto, possuem problemas em lidar, na prática, com os filhos não-heterossexuais.

Diante dos fatos mencionados, é de grande valia por parte do governo, trazer mais visibilidade a associações ao combate ao suicídio, como por exemplo a CVV (Centro de Valorização a Vida) para ter-se mais visibilidade entre os jovens. O governo também poderia atentar-se a postos públicos no setor psiquiatra, investindo mais nessas áreas publicas para um melhor atendimento para jovens que não possuem condições financeiras para pagar um atendimento privado.

 

OBS: Bom essa foi minha redação da semana, espero que esteja boa. Se possível corrigirem ela de acordo com a bancada do Enem.

Esse tema tinha muito mais coisas a serem abordadas, mas achei mais pertinente e de maior conhecimento meu usar apenas esses dois tópicos.

Tentei organizar o máximo minhas ideias, achei que poderia mudar muita coisa, mas fiquei meio insegura. Obrigada a todos, boa noite!

Compartilhar

7 Correções

  1. COMP I- 180- GRAFIA. Procure diminuir no tamanho das frases, frases muito extensas dificultam a leitura.
    COMP II- 80 INTERTEXTUALIDADE. Procure mais fatos que confirmem seu ponto de vista. Está pobres em argumentos
    COMP II- 40 ESTRUTURA Tome cuidado para não cometer fuga ao tema, no 3° parágrafo houve uma distância entre o tema e o argumento proposto.
    COMP IV- 180 COESÃO.
    COMP V- 180.Seu texto apresenta uma ótima proposta de intervenção.
    TOTAL: 660

    • 3
  2. A linguagem utilizada fora simples e direta, mas se for trabalhado a questão de mais leitura você se sairá muito bem na linguagem culta. Os períodos estão longos, deve se alentar a essa questão pois pode lhe prejudicar tanto em questão de escrita quanto em leitura.
    *Leia e releia o tema sempre.* O tema é como enfrentar, e em grande parte da dissertação foi apontado apenas as causas do suicídio.
    Enriqueça suas redações com alusões. Utilize da sociologia, história, geografia, etc.
    C1: 130
    C2:100
    C3: 120
    C4:180
    C5:170
    680

    • 1
  3. Redação está boa, continue praticando que os 900 está perto, você perderia muitos ponto D2, Falta intertextualidade, utiliza frase de filósofos, filmes, séries, dados estatístico. Ademais use sem medo de forma correta os conectivos eles são essencial para coesão e a fluidez na leitura.
    Nota 720

    • 1
  4. A sua redação está boa,mas apresenta alguns errinhos.
    A introdução ficou muito boa, apresenta uma estrutura correta.
    No desenvolvimento 1 , falta algo pra comprovar seus argumentos: Como uma citação ,alusão histórica, dentre outros.Ademais,acho que você poderia ter desenvolvido mais ,adcionando mais linhas.
    No deselvovimento 2 , você comprovou seu argumento usando a psiquiatra.Mas o deselvovimento apresenta a seguinte estrutura:
    Tópico frasal, A comprovação , e o fechamento do parágrafo, onde você pode deixar sua opinião crítica sobre o tópico frasal.No caso o seu Tópico frasal foi:
    ”Pode-se mencionar uma das causas mais recorrentes, sendo ela a aceitação do individuo quanto á sua sexualidade.” e a Comprovacão: ”De acordo com a psiquiatra Alexandrina Meleiro, é comum que os pais digam ser compreensivos quanto a sexualidade dos filhos, entretanto, possuem problemas em lidar, na prática, com os filhos não-heterossexuais.”.Faltou o fechamento do texto.
    A conclusão ficou muito boa, possui 4 agentes, mas faltou um agente que é a Finalidade, exemplo, ”Dessa forma, espera-se que o suícido diminuia…….”
    Notas:
    1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa:120
    2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto:140
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:120
    4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação:180
    5.Proposta de intervenção: 180
    Nota final:740
    Sua nota esta otima, com esforço e dedicação você chega lá. Boa sorte #1000NOENEM

    • 1
  5. COMP I – 180 GRAFIA. O texto possui poucos desvios gramaticais, somente o posicionamento de vírgulas que também atrapalha na coerência textual.
    COMP II -80 INTERTEXTUALIDADE. O se texto é pobre em argumentos, mencione sociólogos e filósofos, como Émile Durkhein que trata do suicídio. Além disso, sua tese não é bem clara, havendo uma tendência ao tangenciamento do tema.
    COM III- 40 ESTRUTURA. Seu texto é desconexo, na tese há um pressuposto que não é desenvolvido. Procure elaborar um tese desenvolvê-la ao longo de todo texto e buscar uma resolução á ela na proposta de intervenção
    COM IV- 40 COESÃO. A articulação do texto é feita de forma precária. Utilize conjunções, como: portanto, uma vez que, a medida que, Apesar de, etc.
    COM V- 180 INTERVENÇÃO. Há uma elaboração correta, no entanto procure mencionar Agentes válidos, “o governo” é bem amplo utilize Ministérios ou um setor político em específico.

    • 1
  6. C1: o único problema nessa competência foi o uso de vírgulas. (160)
    C2: é preciso enriquecer o texto com um bom repertório, pode usar filmes, filósofos ou dados concretos sobre o tema. Além disso, o desenvolvimento 2 fugiu do tema. (80)
    C3: os períodos estão muito longos, tente dividi-los melhor. (120)
    C4: é preciso usar mais conectivos para dar um melhor sentido ao seu texto. (160)
    C5: sua proposta está muito boa, mas lembre-se de colocar os cinco componentes: ação, agente, modo, efeito e detalhamento. (160)
    Nota final: 680
    Não sou especialista, sou apenas uma estudante!
    Parabéns, continue treinando q vc vai longe!!!

    • 0
  7. Ótimo, vc abordou muito bem o tema é apostou em uma ótima solução. Porém escreveu frases muito extensas, o que pode te prejudicar na hora do enem, por causa do cansaço e algumas palavrinhas que sempre deixamos passar desapercebida. hahahah Parabéns continue assim. Mas no geral sua redação ficou muito boa continue praticando.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.