Aprendiz

O SUICÍDIO ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS

  • 1

No filme “conrad e Michelle: palavras que matam”, o jovem conrad é melancólico e sofre com problemas mentais, que posteriormente é um dos motivos que o leva a se matar. Apesar de ser um filme norte americano e retratar a população juvenil dos EUA, essa realidade está em alto índice no Brasil, o que cabe avaliar as circunstâncias.

Em primeira instância, cabe ressaltar que os adolescentes do século XXI vive em constante conflito com a sociedade, assim como Hannah Baker em sua escola Lybert na série “13 reasons why”, onde sofria bullying, e tanto esse como outros motivos: assédio, problemas com a família, podem desencadear distúrbios psicológicos e que deixa os jovens e adolescentes como Conrad e Hannah que sem perspectiva de vida escolhem tirá-la.

Além Disso, se ver o dispreparo no campo social para lidar com esse empecilho. De acordo com o filósofo Émile Durkheim “a sociedade é como um corpo biológico que se divide em partes, onde devem interagir para a coesão e igualdade”, contudo sem o desenvolvimento desse corpo, a população nunca vai saber os motivos e e como lidar com o suicídio e passará a tratar o assunto como “frescura” “coisa de adolescente” e como disse Goethe “Não há nada pior do que ignorância em ação”.

Portanto, é mister que as entidades superiores tomem providência para mudar esse quadro. Desse modo, o Ministério da educação deve convocar os seus agentes para fazer campanhas de combate a Depressão – que é um efeito colateral do suicídio e por meio de palestras em praça pública reunir um vasto número de pessoas para debater sobre e como lidar com as causas do suicídio e isso em parceria com a Mídia que através da grande audiência deve lançar comercial e campanhas informativas sobre As principais causas  que leva uma pessoa tirar a própria vida, como uma saúde mental desestabilizada. Nesse prisma, as famílias saberão lidar com os seus filhos e tirá-los de “um poço sem fundo”.

Compartilhar

6 Correções

  1. Seu texto tá bom tem bastante informações, mas você precisa usa las melhor. Continue treinando que você vai conseguir
    Uma dica é usar a citação na introdução que mostra logo de cara que você tem um conhecimento em outras áreas. Estude mais a gramática para não errar muitos com vírgulas e pontuaçoes
    Boa sorte❤

    • 1
  2. Oi, tudo bem ? Não sou especialista mais achei muito interessante o jeito que você tratou um grave problema, porém achei que faltou mais dados, como pesquisas e a explicação de gráficos, portanto seu repertório de filmes e ficção está cheio mais estamos todos aqui pra aprender. Seria bom salientar, que tecnicamente achei muito vago, pois deveria conter mais pesquisas, além de filmes e séries ou então livros filosóficos que aumentam a atenção da bancada em uma prova tão importante como o Enem, se for seu objetivo é claro.
    Mais tenta fazer isso que eu lhe disse , aumentar o repertório de pesquisas , dados, gráficos , seria bom.

    • 1
  3. Oi, Márcio, tudo bem?
    Não sou corretora profissional e que essa somente é minha opinião sobre seu texto. Se eu pudesse te dar uma nota de acordo com as competências do ENEM, seria assim:
    C1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    PONTUAÇÃO – 160 (Atente à questão de letra inicial maiúscula ao iniciar nome de pessoas e ao uso de vírgulas)
    C2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    PONTUAÇÃO –160 (Diversifique seu repertório sociocultural, você repetiu a área do conhecimento (cinema), procure, utilizar outras, mas tirando isso, está muito bom)
    C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    PONTUAÇÃO – 160 (Invista mais na argumentação)
    C4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    PONTUAÇÃO – 120 (Utilize conectivos no fim de cada período e ao começar parágrafos)
    C5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    PONTUAÇÃO – 160 (proposta quase completa, acho que só faltou a finalidade)
    PONTUAÇÃO TOTAL – 760
    ESPERO TER AJUDADO EM ALGO :)
    OBS:
    Gostei muito do seu texto, parabéns :)
    Aperfeiçoe seu repertório sociocultural :)

    • 1
  4. Ola!!
    Tudo bem??
    Achei muito interessante os fatos abordados na sua redação. Foi utilizada uma abordagem clara e objetiva, isso é bastante importante.
    Como recomendação, você só precisa dar uma atenção maior a pontuação do seu texto.
    A citação de um filme e uma serie no seu texto, ficou bem contextualizado com o tema, soube expor bem as ideias.
    A conclusão, por sinal soube trazer sugestões claras e possíveis.
    No geral, está de parabéns.

    • 1
  5. Achei a redação muito interessante, só faria algumas recomendações:
    Seria interessante explicar um pouco mais os repertórios, e evoluir o assunto um pouco mais para se encaixar mais com o texto através do uso de argumentos que os relacionem.
    Um outro detalhe seria pra tomar cuidado com a pontuação, mas no geral está muito boa.

    • 1
  6. Gostei muito de sua redação. A forma como você citou e dialogou com as fontes foi bastante positivo. Não tenho sugestões de alteração. Mas gostaria de contribuir apenas com meu ponto de vista sobre a temática o suicídio entre os jovens brasileiros também é fruto/consequência da nossa sociedade extremamente capitalista. Na atualidade por exemplo o jovem sofre muita pressão. Pressão e cobranças em todos os sentidos. Pressionado a passar e estar na faculdade. Pressionado a trabalhar, custear sua vida e quando se forma pressionado a estar já na área de atuação. Esta pressão psicológica tem influenciado e contribuído pra que muitos jovens entrem em depressão. E ESTA depressão tem levado ao suicídio. Por fim concordo com você nossa sociedade precisa de pessoas e de atuações/palestras e demais atividades voltadas no sentido de diminuir tanto a depressão quando os índices de suicido entre jovens.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.