Estudante

O suicídio e o Brasil

  • 0

O suicídio é um problema mundial, seu crescimento está relacionado ao contexto de crises econômicas e, também, relacionada solidão criada com o desenvolvimento das cidades. No Brasil, no entanto, o esforço para combater é nulo. Nesse sentido, é necessário maior enfrentamento do problema pelos sociais.

Os problemas econômicos, nesse sentido, vividos no país foram decisivos para o crescimento no número de casos. Em função de muitos indivíduos perderem seu emprego, em muitos casos a única fonte de renda familiar, tal situação é potenciadora da depressão e posterior suicídio.

Somado a isso, a solidão, problema mundial agravado com a urbanização. Com o advento do crescimento das cidades, os custos de vida cresceram proporcionalmente, logo famílias tornaram-se menores. Em razão disso, houve aumento da solidão, pessoas estão mais sozinhas, com menos relações sociais, isso é outro ponto facilitador do problema.

Apesar do problema só estar sendo agravado, muito pouco é feito para combatê-lo. Pois, a temática é muito pouco abordada na escola ou em círculos sociais, existem poucas ações de enfrentamento do Governo e da sociedade. Essa é a razão, portanto, desse crescimento do suicídio no Brasil, se comparado com o restante do mundo.

Por todos esses aspectos, é necessário que o Governo, grande mediador das relações particulares, com auxílio das entidades civis promovam campanhas que estimulem a integração social dos indivíduos por meio de atividades sociais realizadas nos próprio bairros. Além do Estado, em tempos de crise, acolher famílias que perderam seu sustento em função de uma fase econômica do país. Tais ações, portanto, serão importantes para enfrentar o problema, diminuindo a solidão no Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Rodrigo! vai aqui alguns pontos que podem ser melhorados em seu texto:
    – Achei seu texto com parágrafos curtos, desenvolva-os mais
    – Boa tese!
    – Consegui entender seus argumentos, só senti falta dos repertórios socioculturais, eles ajudam a legitimar os argumentos, tornando-os produtivos e embasados;
    – Na redação Enem é mais comum a escrita em 4 parágrafos. Sugiro que leia redações nota 1000;
    – Sempre retome à tese no primeiro período da conclusão;
    – Na sua conclusão, faça pelo menos UMA proposta completinha tendo os 5 elementos válidos (agente, ação, modo, efeito e detalhamento) para garantir os 200 pontos na competência 5 do Enem.

    Bom texto, apenas alguns detalhes que podem ser resolvidos facilmente com bastante treino. Espero ter ajudado de alguma forma.
    Boa escrita!!

    • 1
  2. Competência 1: 120 pontos (percebi muitos erros de concordância, vírgulas nos lugares errado e repetição de palavras ) Apesar dos erros, sabe escrever de forma formal de modo suficiente.

    Competência 2: 120 pontos (não achei seus argumentos próprios, mas não tangenciou o tema)

    Competência 3: 120 pontos tem projeto de texto razoável, achei sua introdução muito curta.

    Competência 4 texto coesivo 160 pontos .

    Competência 5: achei muito boa! 200 pontos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.