(TEMA: DE QUE MANEIRA O PASSADO CONTRIBUI PARA A COMPREENÇÃO DO PRESENTE-FUVEST)
O presente pode ser entendido como sendo um subproduto do passado, pois este foi e é cenário de grandes mudanças tecnológicas, científicas, de relações interpessoais e principalmente do pensamento crítico. Portanto, esse subproduto é uma evolução do que já existira e/ou fora começado.
Hoje em dia o racismo é algo visto em pequenos grupos na sociedade, pois muito se mudou desde os movimentos contra a escravidão, como por exemplo, nos Estados Unidos da América onde aparentemente o racismo é bem presente por uma parte da população, mas ainda assim elegeram um presidente negro. Logo como pode ser observado o racismo pertence a pequenos grupos, em razão da mentalidade construída ao longo do tempo.
No presente ainda existe o desaparecimento de vagas de empregos ou extinção, este movimento surgiu na primeira revolução industrial com as primeiras máquinas a vapor, com o intuito de reduzir custos e aumentar a produtividade tendo maquinas com capacidade de entregar o mesmo ou mais que certa quantidade de funcionários entregariam sendo operada por um funcionário apenas por exemplo. Como é observado, o desemprego é também uma consequência da necessidade de se obter cada vez mais lucros grandes.
A evolução que se processou no passado referente à ciência, tecnologia e comportamento humano, forma um produto que vem ao longo do tempo sofrendo transformações chegando ao que se tem atualmente. Desse modo, o presente nada mais é que um subproduto.
withluvlatte
Existiu uma pequena fuga do tema com o aprofundamento da citação sobre a primeira revolução industrial. Mas em geral, seu texto é um pouco raso na questão de dissertação, tem bons fatos apresentados e uma estrutura boa, mas repetitiva. Talvez se aprofundar mais nos outros fatos citados e uma forma de intervenção criativa o ajude a melhorar!
VICP
Houve fuga ao tema? – Eu não vejo isso, estou certo?