O Sistema Punitivo no Brasil

  • 0

Na série “Prison Break” um dos personagens é preso injustamente acusado de crime de homicídio. Para além da ficção, casos assim são cotidianos no Brasil.

Além disso, ainda há aqueles que são julgados conforme suas condições para contratar bons advogados e, somando a isso, há inquéritos policiais que são morosos e ineficientes uma vez que há elevados números de procedimentos, porém poucos resultam em condenações.

Segundo o Levantamento Nacional de Informação Penitenciária (Infopem) somos a terceira população mundial carcerária e, desses, 40% são de pessoas aguardando a condenação ou mais de 50% são de presos reincidentes. Percebe-se que alguns podem ser condenados a cumprir penas alternativas ou de ser absolvidos, o que demonstra a gravidade do sistema judiciário em nosso país.

Medidas devem ser tomadas como projetos educativos com participação de psicólogos, educadores, assistência social entre outros profissionais como forma de ajudar na inserção deste detento no mercado de trabalho, vida social e familiar como forma de evitar seu retorno aos presídios – médias essas existentes na Holanda que reduziram em mais de 50% o número de encarcerados.  Além disso, a polícia e o sistema judiciário deveriam trabalho de forma mais harmônica unificado o sistema de informação como forma de haver celeridade nos processos.

  • Infere-se, portanto, para que não sejamos condenados erroneamente é necessário uma mudança de pensamento da população e do judiciário, pois nem sempre prender é a melhor solução.
Compartilhar

3 Correções

  1. Boa noite!
    Na introdução, ”Na série “Prison Break” …”, os professores de redação geralmente não recomendam usar séries, mas eu gostei coube direitinho no tema, o único problema é que você não soube aproveitar bem isso, sua introdução ficou muito pequena, escreva no mínimo 3 períodos em cada parágrafo, e faça o primeiro parágrafo na seguinte estrutura da introdução é: TÓPICO FRASAL+PROBLEMA+TESE, é muito importante apresentar bem o tema na introcução, ok?
    No D1, você fez uso de bons argumentos, porém senti falta do conhecimento sociocultural, eles confirmariam sua opinião, e esse parágrafo também ficou muito pequeno, EU SEI QUE VOCÊ TEM CAPACIDADE DE ARGUMENTAR MAIS (ADICIONANDO UMA INTERTEXTUALIDADE, ESSE PARÁGRAFO VAI FICAR LINDO!)
    No D2, ”Segundo o Levantamento Nacional de Informação Penitenciária (Infopem) SOMOS a terceira população mundial carcerária e, desses, 40% são de pessoas aguardando a condenação ou mais de 50% são de presos reincidentes. Percebe-se que alguns podem ser condenados a cumprir penas alternativas ou de ser absolvidos, o que demonstra a gravidade do sistema judiciário em nosso país.”, na primeira vez que é citado é necessário escrever por extenso o nome do órgão, não precisa usar a sigla após isso, só se usa a sigla se você mais a frente usar o mesmo órgão na redação, e não use parênteses. O texto dissertativo – argumentativo, não é escrito na primeira pessoa do plural, NUNCA use a primeira pessoa do singular (eu) ou do plural (nós) em dissertações. O texto deve ser escrito apenas em terceira pessoa. Para iniciar o segundo período, faça o uso de conectivos, ”DESSA MANEIRA, PERCEBE-SE…”, ESCREVA NO MÍNIMO 3 PERÍODOS EM CADA PARÁGRAFO, PARA A LEITURA NÃO FICAR CANSATIVA.
    Na conclusão, ”Medidas devem ser tomadas como projetos educativos com participação de psicólogos, educadores, assistência social entre outros profissionais como forma de ajudar na inserção deste detento no mercado de trabalho, vida social e familiar como forma de evitar seu retorno aos presídios…”, faltou um conectivo, ”PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE MEDIDAS SEJAM TOMADAS…”, entendi sua ideia, porém faltou o modo como sua proposta irá acontecer, dê mais detalhes, diga quais instituições irão fazer parte desse projeto, nessa parte: ” – médias essas existentes na Holanda que reduziram em mais de 50% o número de encarcerados.”, não há necessidade desse dado aqui, você acabou perdendo linha, no qual poderia ter usado para descrever melhor sua proposta, ” Além disso, a polícia e o sistema judiciário deveriam trabalho de forma mais harmônica unificado o sistema de informação como forma de haver celeridade nos processos.”, esse período ficou sem sentido, ”Infere-se, portanto, para que não sejamos condenados erroneamente é necessário uma mudança de pensamento da população e do judiciário, pois nem sempre prender é a melhor solução.”, essa última parte faz parte da conclusão certo? Sendo o seu fechamento, não entendi o motivo de ter ficado aparte da conclusão, é um ótimo fechamento.
    PS: USE MAIS CONECTIVOS, TRABALHE MAIS NA ESTRUTURA DA REDAÇÃO, NA ESTRUTURA DA INTRODUÇÃO, USOU BONS ARGUMENTOS, USE MAIS INTERTEXTUALIDADES, NÃO USOU GERÚNDIO(MUITO BOM!).
    Nota: 780
    Espero ter ajudado, continue praticando!

    • 1
  2. Lana, um dos “erros” da sua redação é a falta de elementos coesivos. Você acaba os utilizando muito pouco, uma dica seria por exemplo começar a conclusão com “portanto, dessa maneira, sendo assim, etc.”
    Outra coisa é que em sua primeira proposta falta dizer o “quem”. Você diz sobre projetos educativos e como eles seriam feitos, que no caso seria através dos professore e etc, mas quem irá proporcionar base financeira para isso falta tu afirmar. Nesse caso tu poderia dizer sobre o Ministério da Educação ou o poder Executivo ou até as prefeituras.
    Espero ter ajudado :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.