O sistema prisional brasileiro em questão

  • 0

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do Brasil, prevê em seu artigo 6°, direito à saúde. Contudo, é visto atualmente nos presídios brasileiros, a dificuldade do cumprimento deste lei, pois os presos, vivem dentro de celas insalubres.

 

Mormente, a dificuldade para manter a saúde dos prisioneiros, está sendo o encarceramento em massa. As celas com situações precárias, faz com que seja expandido a transmissão de doenças, causando até morte. No final de junho, de 2017, o jornal “O Globo”, publicou sobre o crescimento de óbitos nos presídios, destacando que grande parte foi causada por doenças dentro deste local.

 

Além disto, a falta de imunidade causada pela má alimentação, por celas bem aglomeradas e demais problemas não mencionados, tem gerado revolta não só aos presos, mas também à família destes. O encarceramento em massa, além de gerar problemas mencionados acima, também tem gerado a falta de respiração, piorando  a saúde de detentos com problemas respiratórios.

 

Depreende-se, a necessidade de melhoria e construções de novas celas, utilizando melhor as verbas encaminhadas para todas as Penitenciárias, usando também um quarto do salário dos presos para melhoria, e até mão de obra do mesmo. Mantendo o lugar salubre e bem higienizado.

Compartilhar

3 Correções

  1. O sistema prisional brasileiro em questão
    É PRO ENEM?

    A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do Brasil, prevê em seu artigo 6°, O direito à saúde. Contudo é visto, atualmente, nos presídios brasileiros, a dificuldade do cumprimento destA lei, pois os presos, vivem dentro de celas insalubres.
    INTRODUÇÃO NÃO MUITO BOA, O RECOMENDÁVEL É DE 4 A 6 LINHAS, NÃO ENCONTREI UMA TESE E UM ARGUMENTO EXPLÍCITOS. ADEMAIS, FALTOU RETOMAR O TEMA E O RECORTE DA REDAÇÃO.

    Mormente, a dificuldade para manter a saúde dos prisioneiros, está sendo o encarceramento em massa. (CONECTIVO)As celas com situações precárias, faz com que seja expandido a transmissão de doenças, causando até morte (INFORMATIVIDADE?). (CONECTIVO)No final de junho, de 2017, o jornal “O Globo”, publicou sobre o crescimento de óbitos nos presídios, destacando que grande parte foi causada por doenças dentro deste local.
    TEXTO EXPOSITIVO, FALTOU INFORMATIVIDADE E ELEMENTOS CONECTORES.

    Além disSo, a falta de imunidade causada pela má alimentação, por celas bem aglomeradas e demais problemas não mencionados (???), tem gerado revolta não só aos presos, mas também à família destes(PARABÉNS RETOMADA MUITO BOA). O encarceramento em massa, além de gerar problemas mencionados acima, também tem gerado a falta de respiração, piorando a saúde de detentos com problemas respiratórios.

    Depreende-se, PORTANTO, a necessidade de melhoria e construções de novas celas, utilizando melhor as verbas encaminhadas para todas as Penitenciárias, usando também um quarto do salário dos presos para melhoria, e até mão de obra do mesmo. Mantendo o lugar salubre e bem higienizado.

    C1: 120
    C2: 120
    C3: 80
    C4: 80
    C5: 80
    480

    RECOMENDO VER O CANAL DA PROFESSORA BELLA NAZAR, VAI TE AJUDAR MUITO.

    • 1
  2. Boa noite!

    Em primeiro lugar, eu gostaria de salientar que também estou tentando aprender a produzir textos. Portanto sou passível de vários ERROS (KKKK)

    Mas vamos ao que interessa!

    Gostei bastante da sua redação, porque você conseguiu ser direta. Contudo, além do que já foi dito acima, creio ter visto alguns erros de concordância no segundo parágrafo em ” As celas com situações precárias, faz com que seja expandido a transmissão de doenças”. Assim, eu reescreveria deste modo: “As celas com situações precárias fazem com que seja expandida a transmissão de doenças”. Além disso, é importante tomar cuidado com o uso da vírgula, pois o sujeito as celas com situações precárias, não pode ser separado do verbo fazer. Assim, sujeito e verbo não podem vir separados por vírgula!

    Ainda, é importante destacar o repertório que você utilizou no segundo parágrafo, pois embora tenha sustentado o tema, parece uma informação pesquisada e não algo produzido por você. Deste modo, para próximos textos explore outras formas de repertório sociocultural, como filmes, autores, filósofos e entre outros.

    No que tange aos desenvolvimentos, talvez haja falta do que o Enem chama marca de autoria (A PARTE QUE EU MAIS TENHO DIFICULDADE). Assim, Receio que este detalhe tenha conferido à sua redação um caráter mais expositivo. Logo busque expandir o leque da argumentação, através de exemplificações, citações, aprofundamento das problemáticas apresentadas e etc.

    Por último, mas não de menor importância, a proposta de intervenção. Bom, achei que no lugar de utilizar o verbo no gerúndio (muitos corretores implicam com isso), você poderia usar conectivos dentro deste parágrafo para unir os elementos da sua conclusão.

    De modo geral, seu texto está bom, mas não deixe de treinar e sempre busque se aperfeiçoar!

    Sucesso para você!

    • 1
  3. A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do Brasil, prevê em seu artigo 6°, direito à saúde. Contudo, é visto atualmente nos presídios brasileiros, a dificuldade do cumprimento deste lei, pois os presos, vivem dentro de celas insalubres.

    — Muito boa a alusão. Como sua introdução ficou pequena poderia ter antecipado os motivos qued as celas serem insalubres.

    Mormente, a dificuldade para manter a saúde dos prisioneiros, está sendo o encarceramento em massa. As celas com situações precárias, faz com que seja expandido a transmissão de doenças, causando até morte. No final de junho, de 2017, o jornal “O Globo”, publicou sobre o crescimento de óbitos nos presídios, destacando que grande parte foi causada por doenças dentro deste local.

    — Muito bom, mas continue o desenvolvimento para não ficar apenas como exposição de informações.

    Além disto, a falta de imunidade causada pela má alimentação, por celas bem aglomeradas e demais problemas não mencionados, tem gerado revolta não só aos presos, mas também à família destes. O encarceramento em massa, além de gerar problemas mencionados acima, também tem gerado a falta de respiração, piorando a saúde de detentos com problemas respiratórios.

    — Acho que ficou um pouco confuso. Deveria ter falado apenas da má alimentação, as celas cheias já foram citadas no parágrafo anterior. Você citou vários problemas e não desenvolveu nenhum, cite apenas um e argumente sobre ele. Tb procure não usar essa expressão “problemas não mencionados”.

    Depreende-se, a necessidade de melhoria e construções de novas celas, utilizando melhor as verbas encaminhadas para todas as Penitenciárias, usando também um quarto do salário dos presos para melhoria, e até mão de obra do mesmo. Mantendo o lugar salubre e bem higienizado.

    — A proposta não possui todos os 5 requisitos do Enem (AÇÃO, AGENTE, MEIO/MODO, FINALIDADE e DETALHAMENTO)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.