O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

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O documentário “Encarceramento em massa – uma tragédia prisional”, produzido pela TVPUC-SP, mostra, atráves de uma análise do sistema carcerário brasileiro, as condições subumanas do cárcere, tal como a superlotação e precário acesso à saúde e à alimentação adequada. Essa realidade, infelizmente, inibe a função social de ressocialização e reintegração do sistema prisional. Nesse contexto, a negligência Estatal na estruturação do sistema prisional implica, consequentemente, na marginalização dos presos nas penitenciárias do país.
Primeiramente, vale destacar o papel negligente que o governo cumpre na manunteção do sistema prisional. Paralela a Constituição Federal que garante o bem estar e integridade de todos os cidadãos, a sociedade brasileira se afasta dessa realidade, a medida que, segundo dadosdo G1, 69% dos detentos vivem em celas superlotadas, sem acesso adequado à saúde e à alimentação. Assim, o Estado brasileiro se aproxima da condição de “Anomia”, ressiginificado pelo filósofo Dahrendorf, no livro “A lei e a Ordem” como ineficácia do poder público na garantia de direitos previstos em lei.
Em consequência desses fatores, a população carcerária brasileira encontra-se marginalizada pelo sistema prisional. Consoante à teoria de “Habitus” proposta pelo filósofo Francês Pierre Bordieu, a sociedade possui padrões que são impostos, naturalizados e resproduzidos. Nessa perspectiva, a atuação das penitenciárias como contigenciadoras de pessoas que cometeram delitos, mesmo sem a capacidade de recebê-las, e não como reformadora de caráter, propicia a reprodução de novos delitos ao fim da pena desses detentos.
Urge, portanto, que os efeitos negativos do sistema prisional sejam findados. Cabe ao Governo Federal criar um programa chamado “ampliando a cidadania”, na qual subsídios Estatais sejam encaminhados para as regiões com maiores índices de superlotação nas penitenciárias, para que novas unidades sejam criadas e a integralização de médicos, nutricionista e psicológos sejam feitas, para que diversas necessidades básicas sejam atendidas, a fim e romper com a marginalização da população carcerária para que esses possam, finalmente, ser inseridos na sociedade de maneira adequada. Somente assim, a precarização vista no documentário irá ser findada.

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5 Correções

  1. Sua redação está muito boa ! Parabéns pelo seu esforço e dedicação!
    significado ✔=OK
    ✔repertorio(achei muitos mais tudo bem)
    dica 1: não consegui diferenciar os seus parágrafos sei que aqui é um meio tecnológico mais tente da dois enter para sabermos qual é.
    ✔proposta de intervenção:
    ✔agentes
    ✔modo
    ✔meio
    ✔detalhamento
    ✔finalidade
    indico sempre, estude(muitas vídeo aulas tem no youtube sobre ):
    -gramatica
    -redação
    -ortografia
    ❕-LEMBRANDO QUE NÃO SOU ESPECIALISTA NA ÁREA ,ESTOU DANDO MEU LADO DE VISTA -❕

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  2. Olá, Glaucian!
    Tudo bem?!
    Primeiramente, quero te parabenizar pela escolha do tema!
    Super atual, relevante e também vem sendo discutido com frequência!
    Seu texto está ótimo!
    Traz informações bem precisas e dados interessantes acerca do tema.
    Parabéns mais uma vez!
    De antemão te digo que não sou especialista, também seu estudante e busco aprender sempre com os colegas por aqui e, com certeza, seu texto me acrescentou muita coisa legal!
    Bom, espero apenas ter te ajudado com alguns detalhes gramaticais que você pode se atentar, está bem? :)
    (…)”Nesse contexto, a negligência estatal(…) 1º parágrafo/ 6ª linha
    -> O adjetivo “estatal” – ligado ao substantivo “negligência” – deve ser escrito também com letra minúscula.
    (…)Paralela à Constituição Federal que garante o bem estar e integridade de todos os cidadãos(…) 2º parágrafo/ 9ª linha
    -> Aqui ficou faltando o acento diferencial, pois se a sociedade está paralela, ela está para paralela A (preposição) algo, no caso, A (prep.) + A (artigo) = (paralela) à Constituição Federal.
    Errinho de digitação: (…)reproduzidos(…) – 3º parágrafo/linha 19
    Errinho de digitação: (…)contingenciadoras(…) – 3º parágrafo/linha 20
    (…)um programa chamado “ampliando a cidadania”, NO qual subsídios estatais sejam encaminhados para as regiões(…) – último parágrafo/linha 24
    -> o termo “um programa” é retomado na oração seguinte, portanto NO QUAL é o pronome relativo correto a ser utilizado.
    Grande abraço e bons textos! :)

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  3. – Sua tese ficou bem clara na introdução.
    – Sua redação foi muito bem escrita! Seus argumentos estão bem embasados e a relação causa-consequência claramente estabelecida.
    – As referências usadas foram diversificados, demonstrando conhecimento vasto.
    – A proposta de intervenção está bem desenvolvida, e você fez questão de “amarrar” o texto retomando ao documentário citado no início.
    Enfim, sua redação está muito boa na minha opinião. Parabéns!!

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  4. A estrutura da redação está bem feita em contra partida a quantidade alta de repertórios faz ter muita informação e deixa o texto muito carregado.
    Proposta de intervenção bem feita, detalhada está excelente
    Competência 1- 160
    Competência 2-120
    Competência 3- 200
    Competência 4-160
    Competência 5-200
    nota final: 880
    ❕-LEMBRANDO QUE NÃO SOU ESPECIALISTA NA ÁREA ,ESTOU DANDO MEU LADO DE VISTA -❕

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  5. Boa Tarde Glaucian
    Você está em um ótimo caminho na construção da sua redação.
    Só precisa de aperfeiçoamentos
    Gostei dos seus contextos, no entanto é importante saber escolhê-los bem (de preferência no máximo 1 em cada paragrafo, deixando espaço para suas críticas) e relaciona-los com o tema (não jogue-os somente, deixe claro porque você os escolheu).
    A organização dentro dos parágrafos é essencial, você os inicia bem, no entanto se perde depois dos repertórios socioculturais. (observe redações nota 1000, como os repertórios se ligam as críticas) Obs.: A conclusão precisa dos 4 pontos precisamente organizados.
    Dê uma atenção maior a ortografia: vírgulas.
    Continue treinando, com esforço e dedicação você chega lá!!!
    Não se esqueça: a organização é a responsável pela fluidez do texto, facilite a vida do seu corretor durante a leitura e sua nota aumentará. (coerência e coesão)

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