Iniciante

O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

  • 2

O artigo 196 da Constituição Federal diz que a saúde é direito de todos sendo dever do Estado garanti – la. Todavia, o sistema prisional brasileiro fere esse artigo , ao apresentar condições de vida precárias aos detentos. Com isso, hão de ser analisados os motivos que resultam nesse panorama, como o descaso do governo e o legado histórico de tortura como castigo. Assim, é necessário discutir esses efeitos para reverter esse quadro.

Sob esse viés, os presídios brasileiros no século XXI acarretam diversos efeitos aos presidiários. Entre eles, a precariedade alimentícia, como exemplifica o filme: ”O poço”. Nele o presídio detém duas pessoas por cela,  uma por andar. A cada dia um banquete é servido no andar mais alto e vai descendo, até que nos níveis finais restam apenas restos, forçando os indivíduos a cometerem canibalismo para sobreviverem. Fora da ficção, os detentos do Brasil ainda não chegaram nessa condição , mas podem alcançá-la se o governo permanecer sem investir nessa área.

Ademais, tais condições do sistema prisional brasileiro atual , se devem ao legado histórico de torturas em praça pública e penas de morte como punição para criminosos, demonstrando que eles precisam sofrer para pagar pelo crime. Segundo Pitágoras, deve-se educar as crianças para  não ser necessário punir os homens. Dessa forma, usar a história como uma forma de reflexão dos efeitos que a prisão pode causar , se faz útil para que as criada cresçam com a ideia de que crimes sempre foram punidos de forma severa.

Em suma, medidas precisam ser tomadas para que os efeitos do sistema prisional brasileiro no século XXI não perpetuem. Para isso, o governo deve investir em programas pata garantir no mínimo o básico nos presídios como alimentação adequada , celas arejadas e atendimento médico. Para que o artigo 196 da Constituição Federal seja cumprida.

Compartilhar

2 Correções

  1. Corrija minha redação pf.
    Meio ambiente e tecnologia Não é redação do ENEM, é de concurso. Favor observar esse site para correção https://redacaonline.com.br/blog/tag/fgv/#:~:text=Ousodeinovaestecnolgicas,entreageraomaisnova.

    Ótima redação. Soube citar na introdução quais seriam os agravos que se discutiria no desenvolvimento, abordando pontos cruciais a serem melhorados no sistema penitenciário. Um sugestão é quando cita “o governo deve investir em programas pata garantir no mínimo o básico nos presídios como alimentação adequada , celas arejadas e atendimento médico”. Poderia detalhar quais entes governamentais -União e Estados-, e de que forma, já que sabemos que alimentação são distribuídas, porém tem fiscalização sobre a alimentação ofertada? A vigilância sanitária cumpre seu papel? Os presos poderiam trabalhar para gerar renda, já que justificam ausência de recursos para prover melhores condições penitenciárias?

    • 1
  2. Gostei bastante da redação. Soube colocar tese na introdução e os pontos argumentativos que iria abordar nos desenvolvimentos 1 e 2. Trouxe conectivos e repertórios, como citou o filme o “o poço” e a fala do filosofo Pitágoras, dialogando com o tema da redação. Na conclusão, trouxe ideias de melhorias para o ambiente prisional.
    Parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.