Durante o período da ditadura militar no Brasil, o tratamento dirigido aos encarcerados era desumanizador, contando com violências físicas e psicológicas. Contudo, apesar da redemocratização do país e, em pleno século XXI, o sistema carcerário brasileiro demonstra os graves indícios de sua decadência.
A superlotação dos presídios no Brasil é uma realidade, muitas vezes, negligenciada pelo Poder Público. A normalização da situação precária, não só dos presos mas também dos funcionários, leva a crer na falta de ética aplicada nessas instituições. Além disso, outro agravante é a desigualdade de gênero presente nesses espaços, sendo que mesmo com o aumento de 256 % de mulheres presas nos últimos anos, as penitenciárias não contêm estruturas adequadas para o uso feminino. A falta de produtos de higiene pessoal é uma realidade para essas mulheres.
Segundo Foucalt, a prisão seria uma forma de “remodelar” a moral do indivíduo criminoso antes de sua volta para a sociedade, contudo, o que pode ocorrer é o inverso, pois se com relação à infraestrutura a situação é decadente, uma possível “educação” desses indivíduos parece estar cada vez mais longe de acontecer.
Em vista disso, torna-se evidente a necessidade de uma Reforma Carcerária imediata realizada pelo ministério da Justiça a fim de reestruturar os presídios, visando a um tratamento humanitário para homens e mulheres e sua real “remodelagem” da moral através de programas de higiene básica e aulas de sociologia e filosofia com o intuito de reintegrá-los na sociedade como pessoas melhores.
Mr.Crozma
Seu texto tem 242 palavras, o que daria cerca de 23, 24 linhas. Rendimento insuficiente para cumprir todos os requisitos de uma nota alta. O que falta no seu texto?
No primeiro parágrafo, faltam os “fios soltos”, que uma vez li uma menina chamar de “spoilers” kkkk. Repare em outras redações, principalmente nas de nota mil, que a Introdução sempre dá umas 5, 6 linhas – e tem um desfecho que parece antecipar os argumentos… Esses os fios soltos.
A introdução tem três funções: apresentar o tema (mostrar pro corretor que você entendeu o tema e que vocês estão falando a mesma língua), apresentar a tese (é o seu posicionamento que vai justificar a argumentação, é a problematização em si) e deixar essas ideias soltas para conferir fluidez e mostrar pro corretor que você tem um projeto de texto, que no primeiro parágrafo você já sabe o que vai escrever no segundo e no terceiro parágrafo.
As duas primeiras você cumpriu. Agora falta a terceira, pra reforçar a pontuação da competência 3 e ajudar o corretor na competência 2 também. Você pode encontrar um exemplo disso na última redação da ANGELMUSIC, que tá aí no hall da fama.
Você trouxe dois argumentos para a sua tese: superlotação e ineficácia reeducadora. Procure escrever uma frase no 1º parágrafo indicando isso.
Seu 2º parágrafo está legal. Você usa um tópico frasal – e não consigo entender por que seu 3º parágrafo não seguiu a mesma estrutura de TF + Explicação + Aprofundamento.
Antes de me debruçar sobre o 3º parágrafo, um comentário: você conseguiria lembrar desse dado na hora da prova ou pegaria do texto de apoio? Se o dado for muito claramente retirado do texto de apoio, sua nota na competência 2 não passará de 160, a não ser que o outro argumento seja muito original.
Original é o que aparenta ser o seu 3º parágrafo, trazer Foucault a esse debate é extremamente apropriado. Talvez isso tenha te apressado a escrever o seu autor. A questão é que o texto está sendo escrito por você, então procure escrever as suas palavras.
Foucault, dados estatísticos, exemplos… Tudo isso é suporte para o seu argumento. Você não pode deixar Foucault tomar o seu lugar – ao contrário, você quer mostrar que até o Foucault concorda contigo: daí a importância de escrever o seu Tópico Frasal, a sua explicação, isso tudo reforça a Autoria que o Enem tanto cobra.
Mais do que repertório legitimado e original, é preciso que ele seja produtivo! Isso significa que tudo o que você agrega ao debate que você está propondo deve gerar uma conclusão/consequência, daí a importância de sempre extrair uma conclusão de cada parágrafo argumentativo. Aprofundar aqui no sentido de tirar proveitos, qualificar o debate e construir algo novo, que inclusive aponte para a sua proposta de intervenção.
Outro ponto importante aqui, que faz parte do projeto de texto, é que o 3º parágrafo sempre traz o seu argumento mais forte, o que não foi o caso deste texto. A questão é simples: o aluno que não planeja só pensa no terceiro parágrafo quando acaba de escrever o segundo. Então, para mostrar pro corretor que você está costurando um texto (e, portanto, sabe exatamente aonde quer chegar, mesmo antes de começar), procure estabelecer isso que chamamos de gradação argumentativa. O texto começa leve e vai evoluindo, se tornando cada vez mais interessante de ser lido.
Por fim, algo que você precisa mudar urgentemente: frases longas não são bem-vindas!
Fazer pausas a cada 1,5/2 linhas é importante por três motivos:
1. descansa o leitor e você mesma;
2. por descansá-la, diminui a quantidade de erros de português, especialmente os de concordância e os de pontuação;
3. abre mais espaço para conectivos.
Talvez eu devesse ter escrito em ordem invertida, mas confio que você lerá tudo e eu preciso que você foque imediatamente nessas construções frasais mais curtas, pois elas influenciarão nas competências 1 e 4.
A minha primeira dica é bem fácil de cumprir, essa das frases curtas também não é tão difícil. A do aprofundamento argumentativo pode ser mais complicada de visualizar ou aprimorar, mas é caso de sempre seguir a estrutura de Tópico Frasal + Explicação + Aprofundamento, que foi o que você fez no 2º parágrafo.
Estou à sua disposição para quaisquer dúvidas!
Bons estudos.
Cristiiina
Na sua introdução você deveria abordar mais diretamente os problemas da sua redação e não apenas ter focado no seu repertorio.
seu primeiro desenvolvimento está bem legal e informativo, mas quando você cita que teve
um aumento de 256 % de mulheres presas nos últimos anos, é importante você dizer de onde tirou essa informação para dar veracidade ao seu texto. achei o seu D2 bem vago, poderia ter falado mais sobre o problema.
gostei bastante da conclusão.