Todos sabem que todo o sistema prisional Brasileiro, passa por problemas precários, com a mal estrutura e a superlotação.
Pode-se mencionar a mal estrutura das celas, muitas estão com sério problema na condição, bastante presos passa por maus tratos, péssima condição de higiene e a falta de humanidade vivenciado na rotina carcerária. O autor Graciliano Ramos, preso durante o regime do Estado novo, ele relata tudo isso no seu livro.
Outro fato existente são a superlotação, que é dos problemas dos presídios Brasileiros. A quantidade de vagas não acompanha o crescimento, em 2004 o país tinha 336 presos. Dez anos depois, esse número dobrou, com 622 mil. Essa má condição faz que muitos presos acabar entrado em conflitos causando muitas mortes como brigas de facções criminosas.
Dessa forma, o sistema prisional Brasileiro, tem que fazer mais leis, para que novos projetos de prisões seja criada, para diminuir o número de preso por cela.
nessamedrado
Faltam argumentos para defender o seu ponto de vista e um bom repertorio sociocultural e a conclusão precisa ser maior, com AÇÃO, QUEM vai fazer a ação, DETALHAMENTO, RECURSOS e a FINALIDADE. Além disso, a repetição de palavras deixa o texto cansativo, mas está boa em relação a Competência 1 – analisa os erros gramaticas.
cvictoy
Olá Adriel, segue minha humilde percepção de seu texto, tentei encaixar nos quesitos exigidos:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
Existem alguns erros de grafia , concordância e esquecimentos de palavras (mal com ELE é oposto de bem com E. Mau com U é oposto de Bom) (problemas precários dá impressão que os problemas são precários e não a condição de precariedade das celas), intensificação constante (todos, muito, bastante)
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto
O tema está presente mas é amplo e pode ser muito enriquecido.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Percebi a relação, a organização etc, a citação ficou incompleta, qual o nome do livro? Enquanto estamos treinando sugiro que “cole” da internet assim vamos gravando o que pesquisamos.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
A argumentação depende muito de repertório e isso só buscando o assunto mesmo, sugiro que leia sobre as Apacs, tem um resumo de um livro que chama “vamos matar o criminoso” que é muito enriquecedor quanto ao trabalho da Apac junto aos condenados.
5. Apresentar uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos
Não identifique as propostas na conclusão, você citou que o sistema prisional deveria criar leis, mas a legislação não vem deles, talvez devesse abordar projetos como trabalho para os aprisionados, ressocialização feitas pelas instituições religiosas, Apac etc.
Continue caminhando e bons estudos!!!!
============================
Redação nota 1000
http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/40141-redacao-nota-mil
Bruna Medeiros
Sua redação está boa, mas tem alguns erros de concordância, por exemplo “bastante presos passa por maus tratos” você poderia mudar para “muitos presos passam por maus tratos” ou “outro fato existente são a superlotação” você poderia trocar para “é a superlotação”, mas tirando isso está boa, parabéns.
Karine252006
Sua redação está boa. Mas, precisa usar menas palavras desnecessárias, por exemplo:
“O autor Graciliano Ramos, preso durante o regime do Estado novo, ele relata tudo isso no seu livro”. Poderia ser:
O autor Graciliano Ramos, preso durante o regime do Estado novo relata tudo isso no seu livro. Fora isso, está tudo ok! Parabéns