Michel Foucault, filósofo francês, em sua obra Vigiar e Punir, criticou os sistemas de punição, desde o suplício a prisão, afirmando que ambos servem somente para criar corpos dóceis, alienados e sem função social. Tal crítica aplica-se ao sistema prisional brasileiro, que possui uma péssima administração estatal, além de não readequar o detento a sociedade.
Em primeira análise, vale salientar que, a readequação e a reintegração do detento à sociedade, pro meio de auxílio psicologico e do trabaho assalariado, torna-se mais caro para o Estado brasileiro, sendo a alternativa mais fácil e ineficiente a aplicação da tortura fisica e psicologica dentro das prisões, criando um cenário propício para conflitos e a ascensão de facções.
Em segunda análise, é mister que a péssima administração do Estado, em relação ao sistema prisional, evidencia-se na superlotação dos presídios, ocasionado por uma demora nos processos judiciais, aglomerando indivíduos sem terem sído julgados. Além disso, a infraestrutura carcerária encontra-se em um estado precário, propiciando a fuga das prisões.
Torna-se evidente, portando, que o Estado financie um programa social para a readequação dos presos, aliado a iniciativa privada, que atuará contratando os detentos, providenciando direitos trabalhistas. Além disso, o Governo Federal deve incentivar a atuação dos tribunais, contratando advogados e juízes, para diminuir a superlotação. Tais medidas são necessárias para que a administração do sistema prisional seja eficiente e a reintrodução do condenado possa vir a ser realidade no contexto brasileiro.
SheilaAlvesGonçalves
Olá bloco, tudo bem? Espero que sim.
Bom…
Seu texto está mediano.
Você soube colocar seu repertório na redação bem comocontextualizá-lo.
Sua tese não ficou muito explícita.
Você não colocou nenhum repertório nos parágrafos de desenvolvimento, o que diminui sua nota.
No seu desenvolvimento 1 você fez apenas período muito longo. Você poderia ter colocado um ponto no lugar de algumas vírgulas. Como após a palavra sociedade.
Você colocou a palavra “pro” no lugar de “por”, acredito que tenha sido na hora de digitar. Mas cuidado.
Seu desenvolvimento 2 também ficou com períodos longos demais.
Sua conclusão não contém todos os elementos necessários para obter os 200 pontos na competências 5. É necessário que tenha o AGENTE, o MEIO ou MODO, a AÇÃO, a FINALIDADE e o DETALHAMENTO.
E é isso.
Espero ter ajudado.
Pense nas críticas como uma forma de melhorar no que errou.
Continue escrevendo. Você vai longe.