Mestre

O sistema carcerário no Brasil

  • 0

Na obra”Estação Carandiru”, do médico e escritor Dráuzio Varella,é retratada as condições desumanas nas quais vivem os presos nos cárceres brasileiros.Diante disso,a crise no sistema carcerário é uma realidade no país,visto que a superlotação e a situação de insalubridade em que os deliquentes permanecem contribui para a fixação de tal problema.

Em primeiro lugar,é importante frisar,que a cultura do aprisionamento se faz presente no Brasil, já que a nação é a terceira no mundo com o maior número de indivíduos encarcerados.Sob esse viés,destaca-se, a quantidade excessiva de pessoas em celas que não suportam tamanha lotação.Analogamente a isso,o literato naturalista Aluísio de Azevedo, no seu livro “O cortiço”,explora o conceito determinista,-o qual acredita na influência do meio sob o homem-.Entretanto,nota-se então,que esse entrave atrapalha o processo de ressocialização, pois é uma conjuntura opressora.

Em segunda análise,a falta de higiene é uma veracidade. Em suma,custa muito caro prestar atendimento às necessidades de um recluso,por isso,muitas vezes o Estado não cumpre com essa responsabilidade, fazendo com que a família dos detidos arquem com os seus gastos financeiros.Sobretudo,a autora Nana Queiroz no exemplar “Presos que menstruam”,destaca a vulnerabilidade sentida pelas mulheres nas cadeias,pois grande parte delas não recebe tratamento ginecológico e nem acompanhamento médico para os seus filhos que normalmente nascem dentro das prisões.

Portanto,há medidas que podem mitigar a questão.O Ministério Público -que tem a função de promulgar a democracia- deve promover por intermédio do Poder Judiciário, propostas que busquem construir mais detenções alternativas ,fornecer saneamento básico,permitir assistência hospitalar e assegurar refeições regulares aos enclausarados, a fim de preservar a dignidade e o direito humano.Só assim,relatos como o do livro Estação Carandiru serão minimizados no cenário brasileiro.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, boa tarde!
    Sua redação é muito bem escrita, nota-se que você domina regras mais complexas de ortografia como o uso da crase, poucas pessoas atentam-se para o uso do termo “Estado” com letra maiúscula, percebi apenas alguns erros de regência como em “é retratada as condições desumanas” e alguns erros de vírgula como em “..,destaca-se,..”
    Seus conectivos são ricos porém em alguns momentos não são tão adequados, como o portanto (4ºp) e o entretanto (2º) no mais, seu texto é excelente, gostei muito de seus argumentos, fogem do básico e denotam conhecimento sobre o tema.
    I – 160
    II-200
    III-200
    IV- 160
    V- 200

    • 1
  2. Nota 01 – 180 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 02 – 200 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 03 – 200 – A argumentação é consistente e revela excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
    Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 05 – 180 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos. No entanto, eu não dei 200 pontos, devido você ter usado um agente como o “meio” – “por meio do Poder Judiciário”.

    • 1
  3. Bom dia, meu nome é Thayná.
    Sou estudante do ensino médio, não tenho muita experiência em corrigir redações, não tenho “muita prática” mas aprendi algumas coisas.
    Eu amei mesmo a sua redação, mostrou que você é uma pessoa preparada, consegui compreender o seu texto e a mensagem que você quis passar. Usou muito bem a vírgula os conectores, deixou claro a sua proposta, argumentou bem nos parágrafos de desenvolvimento.
    Gostei bastante da sua conclusão principalmente por terminar falando novamente do “livro Estação Carandiru”.
    Você já tem 1000 meninaaaa!!!
    Boa sorte. ❤

    • 1
  4. oie, entrei hoje na comunidade e preciso corrigir algumas redações, não tenho experiência em corrigir redações, ok? Você usou fontes para evidenciar seus argumentos, principalmente uma obra de uma pessoa intelectualmente conhecida, gostei bastante disso:) Acho que se você escrevesse o “segundo lado da moeda” seria ótimo também, como por exemplo as rebeliões que acontecem lá dentro e etc. :) boa noiteee

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.