O sistema carcerário no Brasil

  • 0

No Brasil, o sistema carcerário vem sendo palco de muitas discussões nas escolas e no país como um todo. Por se tratar de pessoas que apesar de cometerem crimes, deveriam ter o direito á condições mais humanas no local onde estão. Visto que, teoricamente, quando alguém for preso esse alguém deve ”pagar” e aprender com o seu crime na prisão.

Porém, não é o que acontece. Pois, segundo o G 1(Globo 1) quase 80% dos presidiários que são soltos, voltam novamente a cometerem os mesmos crimes e por isso são presos novamente. A pergunta que fica é : ” Porque isso acontece?”. Pelo fato de que essas pessoas, em sua maioria antes de serem presos não possuíam uma boa qualidade de vida, não tiveram acesso à educação e suas moradias eram localizadas em locais mais próximos da criminalidade.

Podemos ver que não vai ser uma punição como essa, não vai diminuir o número de presidiários no Brasil, pois se antes não tiveram qualidades de vida, após serem libertos da cadeia, eles possuem menor possibilidade de se inserirem na sociedade de maneira honesta e como cidadãos trabalhadores.

Para mudarmos essa imagem do Brasil, podemos dar melhores condições aos presos com projetos de leis que assegurem os presidiários ao acesso à saúde, educação(no período da pena concedida), incentivar professores à alfabetizar e ensinar as disciplinas de empreendedorismo e ética, matemática e português no período da pena juntos com psicólogos, assim eles aprenderão valores da vida e com a pequena formação poderão escolher uma profissão e entrar na faculdade como pessoas melhores e trabalhadoras, tornando-se exemplos de superação.

Compartilhar

3 Correções

  1. Boa Noite!
    Gostei sobre o assunto, bem explicado, com bastante exemplos cuidado com a sua
    Conclusão pois ficou um pouco grande, mas ela ficou bem explicativa.
    A introdução e o desenvolvimento ficaram ótimo bem argumentativo.
    Gostei que você leu sobre o assunto e colocou estatísticas sobre este tema.
    Boa sorte!

    • 0
  2. Essa correção foi editada.

    Reescrevi a redação corrigindo alguns erros e frases que eu acho que seriam melhor colocadas
    No Brasil, o sistema carcerário vem sendo palco de muitas discussões nas escolas e no país como um todo. Por se tratar de pessoas que apesar de cometerem crimes, deveriam ter o direito á condições mais humanas no local onde estão. Visto que, teoricamente, quando alguém for preso, ele deve ”pagar” e aprender com o seu crime na prisão.
    A ineficácia desse sistema fica explícita na matéria do G1, em que quase 80% dos presidiários que são soltos, voltam novamente a cometerem os mesmos crimes e por isso são presos novamente. A pergunta que fica é: “Porque isso acontece?”. Pelo fato de que essas pessoas, em sua maioria antes de serem presos não possuíam uma boa qualidade de vida, não tiveram acesso à educação e suas moradias eram localizadas em locais mais próximos da criminalidade.
    Podemos ver que não vai ser uma punição como essa, que vai diminuir o número de presidiários no Brasil, pois se antes não tiveram uma qualidade de vida, após serem libertos da cadeia, eles possuem menor possibilidade de se inserirem na sociedade de maneira honesta e como cidadãos trabalhadores.
    Para mudarmos esse quadro, podem ser elaborado projetos de leis que assegurem aos presidiários o acesso à saúde, educação (no período da pena concedida), alfabetização e ensino das disciplinas de empreendedorismo, ética, matemática e português no período da pena juntamente com apoio psicológico, assim eles aprenderão valores da vida e com a pequena formação poderão escolher uma profissão e entrar na faculdade como pessoas melhores e trabalhadoras, tornando-se exemplos de superação.

    • 0
  3. Sua redação é muito boa, o tema é bem abordado. Porém, faltou uma virgula em “Por se tratar de pessoas que apesar de cometerem crimes…”. Colocando assim “Por se tratar de pessoas, que apesar de cometerem crimes…”.
    Já nessa parte “Podemos ver que não vai ser uma punição como essa, não vai diminuir o número de presidiários no Brasil, pois se antes não tiveram qualidades de vida, após serem libertos da cadeia, eles possuem menor possibilidade de se inserirem na sociedade de maneira honesta e como cidadãos trabalhadores.”, poderia ser colocada de uma forma na qual não confundisse as pessoas. Sendo assim, colocando dessa maneira “Podemos ver que, não vai ser uma punição como essa, que vai diminuir o número de presidiários no Brasil. Pois como antes não terão uma qualidade de vida melhor. Após serem libertos da cadeia, eles possuem menas possibilidade de se inserirem na sociedade de maneira honesta e como cidadãos trabalhadores.”. Deixando assim mais explicito. Boa tarde!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.