Regente

O sistema carcerário e os seus efeitos no SÉC. XXI

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Durante o regime do Estado Novo, a falta de higiene e os maus tratos foram os principais pontos vivenciados na rotina carcerária. Embora que hoje no Brasil o sistema carcerário não é visto de maneira opressora, o mesmo sofre com altas lotações, caracterizando em um conflito maior, que consequentemente levam a morte muitos presidiários.

O excesso de lotação prisional e alta precariedade, são os principais pontos dos conflitos carcerários, visto que a divergência constante é ocorrida, devida a falência de normas estabelecidas para um melhor desenvolvimento prisional. Na passagem do ano 2010 para 2013, de acordo com dados do Ministério da Justiça,o número de presidiários no Brasil aumentou cerca de 168%, fazendo com que muitos sistemas carcerários sejam comparados a uma ” BOMBA RELÓGIO”, prestes a explodir.

Na sequência, é valido destacar que o excesso de lotação nos cárceres, tornam-se por sua vez, nulos ao convívio social, pois não são respeitadas de forma justa as distinções de cada pena, fazendo com que todos compartilhem a mesma grade. Além da falta de recursos financeiros no sistema penitenciário, qualquer ideia que venha no sentido de melhorar a situação do recluso, é vista como uma antipatia por grande parte da sociedade.

Fica evidente, portanto, que ações precisam ser tomadas para que se evite um maior agravamento na situação. Nesse sentido, faz-se necessário a atuação do Governo Brasileiro em parceria com a CNJ (Conselho Nacional de Justiça), atuando através de um melhor investimento para a expansão carcerária, evitando assim as lotações presidiárias. Além, da criação de programas de incentivo ao público carcerário, vindo como base o desenvolvimento de um melhor convívio social. Surgindo como efeito, o baixo índice de conflitos prisionários e uma melhor relação social com o mundo exterior.

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5 Correções

  1. Interessante tema! Sua intervenção foi boa, mas poderia ter levantado um assunto importantíssimo quando se trata sistema penitenciário: será que o ordenamento jurídico brasileiro trata o cárcere como última alternativa? Ou estão utilizando-o de maneira desenfreada? Será que a privação de liberdade realmente seria a única solução para a maioria dos condenados que ali estão? A tendência mundial é adotar métodos alternativos ao cárcere, por isso seria interessante tocar nesse assunto. No mais, parabéns pela redação

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  2. e os maus tratos foram os
    ACHO QUE AQUI A FRASE FICOU INCOMPLETA, TIPO QUE MAUS TRATOS SÃO ESSES?
    C1 200, NÃO ACHEI NENHUM ERRO, NÃO SOU PROFESSORA, MAS SUA BASE ESTÁ BEM FORTE, PARABÉNS…
    C2 120 TUA ESTRUTURA É BOA, PORÉM NO D1 SENTI QUE FALTOU ARGUMENTAÇÃO MAIS CONSISTENTE, E NO D2 FALTOU UM DADO, CITAÇÃO OU ALGO DO TIPO PARA CONFIRMAR SUA TESE.
    C3 160 O ÚNICO PONTO É ARGUMENTAÇÃO QUE ESTAVA UM POUCO LIMITADA
    C4 200 USOU OS CONECTIVOS MUITO BEM
    C5 200

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  3. Achei seu texto muito bem escrito, usou repertório histórico na introdução citando o Estado Novo e explicou muito bem a problemática, porem no desenvolvimento eu senti falta de você problematizar o sistema judiciário, por exemplo, falar sobre como ao invés de investirem na educação e em projetos que evitam a criminalidade como forma de diminuir o numero de crimes e consequentemente, o numero de presidiários.
    Na proposta de intervenção você não explicitou o modo e os meios com o qual isso se tornaria possível.
    Parabéns, a pratica leva a perfeição

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  4. Achei seu texto muito bem escrito, usou repertório histórico na introdução citando o Estado Novo e explicou muito bem a problemática, porem no desenvolvimento eu senti falta de você problematizar o sistema judiciário, por exemplo, falar sobre como ao invés de investirem na educação e em projetos que evitam a criminalidade como forma de diminuir o numero de crimes e consequentemente, o numero de presidiários.
    Na proposta de intervenção você não explicitou o modo e os meios com o qual isso se tornaria possível.
    Parabéns, a pratica leva a perfeição

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  5. Competência l (120): Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
    – maus-tratos
    – Embora no Brasil
    – O “mesmo” não é pronome pessoal em nenhuma situação. Ele é um pronome demonstrativo e deve ser utilizado para retomar uma oração ou realçar um substantivo.
    – inserir vírgula: que, consequentemente,
    – crase: leva à morte
    – caracterizando um conflito maior
    – ausência de preposição: morte de muitos presidiários
    – não separar sujeito de predicado verbal: O excesso de lotação prisional e alta precariedade são os principais
    – crase: devido à falência
    – Entre os anos de 2010 e 2013
    – não separar sujeito de predicado verbal: o excesso de lotação nos cárceres tornam-se
    – concordância: torna-se (o excesso de lotação)
    – concordância: nulo (o excesso de lotação)
    – isolar conectivo de realce: torna-se ,por sua vez, nulo ao convívio social
    – concordância: faz-se necessária a atuação
    – inserir vírgula: faz-se necessária a atuação do Governo Brasileiro, em parceria com a CNJ
    – concordância: com o CNJ
    – Excesso de gerúndio no texto pode ser considerado um vício de linguagem, além de empobrecer o vocabulário do seu texto.
    – Organize os períodos da conclusão, pois há quebra de estrutura sintática.

    Competência ll (160): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    – Você apresentou uma boa contextualização para seu texto. Entretanto, é necessário que você explicite a tese, ou seja, seu posicionamento crítico, de forma mais direta.
    – Desenvolvimento 2: Citações de autoridade do assunto em questão, no desenvolvimento do texto é um ótimo recurso para enriquecer sua discussão e argumentação. Ao elaborar sua argumentação, faça análises, comparações de dados e informações relacionadas ao assunto, pois assim, certamente sua argumentação ficará melhor.

    Competência lll (120): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, mas de forma pouca organizada, em defesa de um ponto de vista.
    – Sempre feche os argumentos ao final, por meio de incitação à solução, síntese de idéias ou consequência, a fim de apresentar autoria: projeto de texto prévio em que há a hierarquia das ideias.
    – No segundo parágrafo, você trouxe um bom dado, mas esqueceu-se de ampliar a reflexão sobre ele.
    – A base de um texto dissertativo-argumentativo é o comentário crítico. Isso quer dizer que muito mais que informar, é imprescindível que você se posicione em defesa de um ponto de vista. É preciso que você problematize o tema e apresente dados que sustentem seus argumentos. Se os dados apenas forem apresentados, o texto não atenderá ao gênero solicitado.
    – Desenvolvimento 2: Faltou você abordar sobre as mortes dos presidiários, em consequência do excesso de lotação nos presídios, conforme você apresentou na introdução. Organize seu texto, para que haja maior planejamento textual.

    Competência lV (160): Articula as partes do texto com algumas inadequações, e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
    – O ideal é iniciar os desenvolvimentos com conectivos, para que haja maior articulação de ideias. Assim, no desenvolvimento 1, você poderia iniciá-lo com conectivos de relevância: em primeiro lugar, em primeira analise, a princípio…
    – Não utilize “Através de” na escrita, já que é um termo com o sentido de “atravessar”. Utilize “por meio de” ou “por intermédio de”.
    – utilize mais os conectores a fim de ligar os períodos de forma adequada.
    – Houve repetição do conectivo “portanto”
    – Organize os períodos da conclusão:
    – Além disso, deve criar programas de incentivo ao público carcerário, tendo como base o desenvolvimento de um melhor convívio social.
    – Dessa forma, haverá o baixo índice de conflitos prisionários e uma melhor relação social com o mundo exterior.

    Competência V (120): Elabora de forma mediana a proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
    – A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento, que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos. Ainda que a sua redação possua mais de uma intervenção, apenas a mais completa será pontuada pelo corretor do Enem.
    – Sua proposta de intervenção não está completa. Falta o detalhamento e o modo/meio.
    – Observação: Qual governo? Estadual, Federal, Municipal? Especifique.
    Nesse sentido, faz-se necessário a atuação do Governo Brasileiro (?), em parceria com a CNJ (Conselho Nacional de Justiça) (AGENTE), atuando através de um melhor investimento para a expansão carcerária (AÇÃO), evitando assim as lotações presidiárias (EFEITO). Além, da criação de programas de incentivo ao público carcerário (AÇÃO), vindo como base o desenvolvimento de um melhor convívio social. Surgindo como efeito, o baixo índice de conflitos prisionários e uma melhor relação social com o mundo exterior. (EFEITO)

    Nota: 680

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