O sistema carcerário brasileiro: problemas e soluções

  • 0

Segundo o filósofo Platão,”o importante não é viver, mas viver bem”. Entretanto, percebe-se que essa tese vem sendo impedida,no que diz respeito à sociabilidade e ao bem estar dos presos, por causa da problemática do sistema carcerário. Isso ocorre por meio da má administração legislativa e pela superlotação dos presídios brasileiros.

É válido destacar, primeiramente, que a mal administração legislativa colabora para que haja más relações sociais dos presidiários futuramente. A esse respeito, de acordo com o filósofo Bismarck,”a política é a arte do possível”. No entanto, esse cenário não vem acontecendo nos sistemas carcerários do Brasil, uma vez que, a legislação não age com medidas socioeducativas, a qual favorece negativamente para que os presidiários voltem a fazer os mesmos atos. Nesse sentido, é  evidente que a mal administração diante dessa problemática restringe a uma má ressocialização.

Além disso, é importante ressaltar que a superlotação dos presídios se demonstra um grande impecilho para a formação social dos presos. Consoante os dados do Ministério da Justiça, afirma que o Brasil é o quarto país onde há mais presos. Sob esse viés, a superlotação é, indubitavelmente, uma das responsáveis por grandes rebeliões, ocasionadas por faltas de desentendimentos entre os presos.

Infere-se, portanto, que soluções rígidas sejam estabelecidas para reverter a problemática. Dessa forma, urge que os Ministérios da Justiça e da Educação promovam medidas socioeducativas nos presídios através de aulas, e mais construções de cadeias, a fim de que não haja desentendimentos e más formações sociais entre o presos. Feito isso, logo os presidiários poderam “viver bem” como afirma Platão.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa tarde.
    Gostei muito do seu texto, acredito que, tiraria uma media bacana ao se apresentar dessa forma, entretando, poderia incluir mais conjunções, diminuir os periodos do seu textos, e ligar um pouco mais as citações e repertorios segundo o que vc quer defender, acredito que ficou muito vago essas ligações que vc fez entre texto e citação.

    • 2
  2. Oiê, Rodrigo. Tudo bem?
    Introdução: você cumpre as funções exigidas pela banca. Tente, porém, fazer isso de forma mais detalhada. A jogada da frase do Platão direto pro sistema carcerário causa (todavia, isso tbm pode ser só impressão minha) uma espécie de “supetão”. Tente detalhar um pouco mais :)
    Desenvolvimento: 2 parágrafos muito bons e bem estruturados. O primeiro melhor que o segundo pela maior contextualização, obviamente. Uma dica é tentar trocar os dois de posição a fim de aumentar a expectativa do leitor e não o contrário.
    Conclusão: Acredito que o problema seja o msm q o do primeiro parágrafo. Construir orações maiores ajuda nisso. Mas eu tbm entendo o problema da quantidade de linhas e tals kkkkk Enfim, difícil ne
    Mas é isso! até mais, moço.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.