O sistema carcerário brasileiro e seus desafios

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O sistema carcerário serve para punir um indivíduo por seus atos, mantendo-o por determinado tempo preso para cumprir sua pena de acordo com o seu crime. O ideal é que esse indivíduo aprenda com isso e saia de lá melhor do que entrou, voltando para a sociedade com uma nova chance para fazer diferente. No entanto, muitos saem pior do que entraram, isso graças às condições em que viveram lá dentro.

Um criminoso deve pagar pelo que fez, mas o que acontece no sistema prisional brasileiro chega a ser desumano. Os presos enfrentam superlotação, alimentação precária, falta de saneamento básico, entre outros.  Não possuem, muitas vezes, lugar para dormir, ficando amontoados em seus parceiros de cela.

Além disso, não são separados por crimes, eles ficam todos juntos. Um jovem de 18 anos preso por roubar um celular, por exemplo, vai sair de lá melhor se ficar numa cela com um assassino já preso anteriormente? Ambos estão errados e têm a obrigação de pagar pelo que fizeram, mas dentro de condições péssimas e com más influências, não se pode esperar que todos evoluam como pessoa.

É necessário buscar de onde surgem as raízes do problema e melhorar a partir disso: 75% dos presos não chegaram ao ensino médio. São pessoas que não tiveram as melhores oportunidades na vida e buscaram caminhos alternativos, o que os levou a um lugar onde são tratados de maneira desprezível e, provavelmente, quando saírem dali ainda terão poucas oportunidades e mais revolta dentro de si.

De acordo com os fatos citados anteriormente, nota-se que o sistema carcerário precisa de reformas e ainda, que a educação como base de tudo, precisa ser adequada. Cabe ao próprio sistema não superlotar as prisões e melhorar as condições lá dentro, colocando as pessoas para trabalhar lá dentro, incentivando-as nessa forma de viver (trabalhar e receber por isso). Além disso, cabe ao Ministério da Educação investir em palestras nas escolas e universidades, que motivem as pessoas a buscar uma vida melhor de maneira justa e com mais oportunidades para todos.

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6 Correções

  1. C1 escrita impecável, não encontrei nenhum erro.
    C2 – a estrutura está errada, vc deve seguir as normas de uma estrutura dissertativa-argumentativa.
    Introdução: Tema + Tese + Justificativa da Tese
    Des. 1: Retomada da introdução + Dados/realidade + imposição crítica.
    Des. 2: Retomada da introdução + Dados/realidade + imposição crítica.
    Conclusão: Reafirmação do tema + elemento de coesão + intervenção + ideia do efeito.
    C3 vc não apresentou teses, nem citação, nem dados. Tese é o seu argumento, vc só mostrou q o sistema se mostra ineficaz para a melhoria de vida do preso. Vc citou a falta de saneamento básico e a superlotação, então vc poderia usar isso como sua tese (Desenvolvimento 1 e des. 2).
    C4 100 – só apresentou 2 conectivos, deve colocar mais.
    C5 120 – o 1º agente (unidade em q os presos vivem) é incoerente, já que eles não possuem verba para suprir as necessidades, como você citou, portanto não faz sentido. Deveria colocar q tal ministério deveria investir na infraestrutura do sistema carcerário para dar, no mínimo, o mínimo. Tb poderia colocar que é necessário construir novas unidades p não superlotar. Esqueceu da ideia de efeito
    Você não apresentou a estrutura certa, então não vou dar nota.
    Não usou a tese de forma direta, apenas citou fatos desnecessários para seu texto.
    Qualquer dúvida sobre a correção me mande mensagem.

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  2. correção no modelo Enem.
    competência 1: 200-Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
    competência 2: 160- Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    competência 3: 160-Apresenta informações fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
    competência 4: 120- articula as partes do texto de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertorio pouco diversificados de recursos coesivos.
    competência 5: 120- Elabora, de forma mediana proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada a discussão desenvolvida no texto.
    Espero que tenha gostado.

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  3. Olá.
    Sua introdução está bacana, mas faltou abusar mais de sua bagagem sociocultural. Muitos filmes, livros falam sobre o sistema carcerário.
    Já seu desenvolvimento está muito vago. Você não comprovou com dados científicos, com alguma citação de autoridade… Nada. Além disso, você não concluiu cada parágrafo de argumentação, o qual seria seu último período.
    Sua proposta de intervenção não está muito bem relacionada ao o que você discutiu nos parágrafos acima.

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  4. Introdução: sua introdução está boa, porém, a sua tese não ficou clara.
    DESENVOLVIMENTOS: no seu segundo desenvolvimento, você fez uma pergunta, não se faz perguntas em redações a não ser que você mesmo às responda. Além disso, busque por informações, dados estatísticos, filmes/ séries, alusões de históricas, acontecimentos de grande repercussão; tente usar também filósofos e suas teorias, isso engrandece a redação e aumenta muito seus pontos.
    CONCLUSÃO: nos seus desenvolvimentos você falou sobre superlotação, alimentação precária, presos que não chegaram a concluir o ensino médio, porém na sua conclusão, você não trouxe uma proposta de intervenção voltada a tais temas, mas uma proposta que fugiu um pouco disso.
    P.s.: utilize conectivos ao final de cada período e início de parágrafos. Pesquise mais sobre o tema para ter uma base boa do que falar e continue praticando, você vai chegar lá! Boa sorte!!

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  5. Tome cuidado que você utilizou uma linguagem pouco formal e isso influência na sua nota, tente utilizar o seu melhor vocabulário.
    Ao citar algo, você deve informar quem disse e ligar ao seu texto a ideia.
    Tente fugir de frases “padrão”, como “de acordo com os fatos citados anteriormente“.
    Seu parágrafo de introdução precisava de uma contextualização antes de você expor sua tese e essa não ficou muito clara.
    Tente falar sobre suas ideias maios “calmamente”, você as expõe, mas não apresenta uma opinião.
    Na sua proposta de intervenção, você não deixou específico quem resolveria o problema e falou sobre a educação sendo que não foi apontado como um problema no desenvolvimento do texto. Então, tome cuidado para não resolver uma coisa que não foi problematizada.

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  6. A introdução está perfeita, no entanto, com base no desenvolvimento, os argumentos estão meio vagos, você cita a educação, mas não deixa claro se ela é um problema em relação ao tema, no 3°parágrafo há uma crítica, mas também se torna vago, visto que não tem estruturas para fundamentar, é certo que o preso precisa de melhores condições, mas acho que más influências não tem relação com melhorar ou não o indivíduo. De todo, a conclusão está ótima, segue os conceitos básicos, só senti falta de um conectivo de conclusão

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