O sistema carcerário brasileiro

  • 0

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê o direito a integridade física e moral para todos os indivíduos privados de liberdade. Contudo, essa prerrogativa não tem sido executada na realidade brasileira, quando se pensa nas condições insalubres e indignas que acometem esse grupo de pessoas, resultando assim, na deturpação do Sistema Carcerário Brasileiro. Diante dessa perspectiva, é evidente que a matriz do problema está na superlotação dos presídios e Instituições de reintegração social, onde o Estado e o Sistema de Justiça, somam-se como órgãos responsáveis por regulamentar essas demandas.

 

Em primeira análise, deve-se ressaltar as efetivas políticas públicas do Estado, que não são eficazes em resolver essa chaga, bem como, fazem com que as pessoas em cárcere sejam submetidas a um território inóspito e proveniente de atividades ilegais. Nesse viés, é possível ressaltar as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma quebra no “Contrato Social” o fato do governo de uma sociedade não cumprir com suas funções. Perante esse exposto, comparando-o com a presente situação, é evidente o distúrbio social causado por essa temática, por evidenciar mazelas nas ações do poder público.

 

Ademais, é possível apontar a lentidão que desempenha o Sistema Judicial, haja vista, que milhares de processos criminais permaneçam sem auditoria, causando um aumento no tempo de reclusão de inúmeros presidiários, acarretando uma disparidade no que tange a Legislação. Dessa forma, pode-se citar o pensamento de Pedro Abreu, redator do Jornal O Povo: “Permitir que criminosos paguem por penas não julgadas, é afirmar que esses só terão liberdade no início do seu processo, caso tenham um”. Em suma, essa conjuntura se enquadra na discrepância judicial atual, que provocam muitas vezes injustiças.

 

Portanto, faz-se imprescindível que para modificar esse cenário, o Ministério Público através de intensivas investigações e fiscalizações, façam com que os Tribunais de Justiça e Fóruns brasileiros realmente funcionem. Cabe também, que sejam realizados plenários abertos a população que discutam melhores condições aos privados de liberdade e que esses sejam devidamente reintegrados na sociedade. Assim, espera-se que a Constituição Federal de 1988, garanta a integridade moral e físicas desses detentos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá meu amor, tudo bem?
    Abaixo seguem seus erros como também acerto. Espero que leia. Vamos lá?
    ————————————
    INTRODUÇÃO{1}Vc diz” — A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê o direito a integridade física e moral para todos os indivíduos privados de liberdade. Contudo, essa prerrogativa não tem sido executada na realidade brasileira(((((não use vírgula aqui, use o ponto continuado, e inicie com letra maiúscula)))))))quando se pensa nas condições insalubres e indignas que acometem esse grupo de pessoas, resultando assim, na deturpação do Sistema Carcerário Brasileiro. Diante dessa perspectiva, é evidente que a matriz do problema está na superlotação dos presídios e Instituições de reintegração social, onde o Estado e o Sistema de Justiça, somam-se como órgãos responsáveis por regulamentar essas demandas.
    —————————————————————————————————
    -NEGATIVOS
    ——————————–
    (( Atenção ao uso de palavras cultas)).
    ((saiba usar a pontuação))
    ((Para uma introdução, precisou de mais envolvimento, por exemplo; o que leva o sistema a ser assim, e quais medidas podem ser tomadas para poder evitar. Mas claro, cite a solução possível, mas só trabalhe com ela somente na conclusão.))
    ———————————–
    -POSITIVOS
    ——————————–
    (( Sua redação está dentro da norma padrão.))
    ((possui tópicos frasais, conectivos e também repertório))
    ((parágrafos bem medidos))
    ———————————————————————————————-
    D1= Em primeira análise, deve-se ressaltar as efetivas políticas públicas do Estado, que não são eficazes em resolver essa chaga, bem como, fazem com que as pessoas em cárcere sejam submetidas a um território inóspito e proveniente de atividades ilegais. Nesse viés, é possível ressaltar as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma quebra no “Contrato Social” o fato do governo de uma sociedade não cumprir com suas funções. Perante esse exposto, comparando-o com a presente situação, é evidente o distúrbio social causado por essa temática, por evidenciar mazelas nas ações do poder público.
    ——————————–
    -NEGATIVOS
    ——————————-
    (PERANTE O EXPOSTO)-(USE ARTIGOS-A,O,AS,OS)
    (EU NÃO USARIA “TEMÁTICA”)
    ———————————–
    ———————————-
    +POSITIVOS
    ———————————–
    (FICOU ÓTIMA SEU D1)
    (QUASE NÃO HÁ ERROS)
    ———————————
    ———————————
    D2- Ótima
    —————————–
    ((Não há erros))
    ————————–
    Conclusão- Portanto, faz-se imprescindível que para modificar esse cenário, o Ministério Público através de intensivas investigações e fiscalizações, façam com que os Tribunais de Justiça e Fóruns brasileiros realmente funcionem. Cabe também, que sejam realizados plenários abertos a população que discutam melhores condições aos privados de liberdade e que esses sejam devidamente reintegrados na sociedade. Assim, espera-se que a Constituição Federal de 1988, garanta a integridade moral e físicas desses detentos.
    —————————
    NEGATIVOS
    ————————–
    ((Não remeta a frase com palavras tão cultas, observe; ” Portanto, faz-se necessário que…”))((Porque a Constituição faria isso? Se nela já existe tais amparos?))
    ((Busque entender melhor as características da Constituição Federal :) ))
    ————————
    POSITIVOS
    ————————
    (( Sua conclusão está favorável, bem articulada e bem planejada.))
    ——————————————–
    NOTA DE CADA COMPETENCIA
    ——————————————-
    C1- 180
    C2-180
    C3-200
    C4-200
    C5-180
    ————————————–
    SOMA TOTAL E FINAL
    –920–
    —————-
    Continue assim, vc tem um grande potencial, “fighting”.
    —————————————–

    • 5
  2. I. Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160
    II. Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. 200
    III. Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 160
    IV. Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. 200
    V. Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. 200

    Minha opinião: em geral, achei seu texto excelente, só alguns detalhes que observei:
    – não foi um problema nesse texto, mas você pode também criar 2 teses no lugar de uma só na introdução (ex.: superlotação e os impasses no processo de reintegração social dos presidiários)
    – o conectivo “em primeira análise” não está mais sendo considerado como conectivo de retomada, então você pode substituir por opções mais fáceis de o corretor aceitar (ex.: nesse contexto, nesse sentido, vale ressaltar)
    – em algumas partes do texto faltam mais explicações, como no desenvolvimento 1, que diz “…as efetivas políticas públicas do Estado, que não são eficazes em resolver essa chaga,…” -> depois de cada afirmação que fizer, se pergunte por quê e de onde vem tal pensamento, tente sempre deixar tudo explicadinho pro corretor a fim de evitar que ele faça essas perguntas, pois o ENEM agora está se direcionando mais ainda pra argumentação (competência 3)
    – em algumas partes também, vi alguns equívocos quanto à aplicação da vírgula (ex.: 4° parágrafo: “haja vista, que” -> haja vista que ; 5° parágrafo: “…espera-se que a Constituição…de 1988, garanta” -> …que a Constituição de 1988 garanta (sem vírgula antes de verbo))

    Espero que eu possa ter ajudado de alguma forma😁, eu não tenho tanta experiência em corrigir redações kkk
    Nota: 920👏

    • 0
  3. Olá!
    Excelente redação, foram observados alguns erros como pontuação, mas o resto está ótimo bem articulado, estruturado. A sua conclusão está bem detalhada, com uma boa proposta de intervenção! Meus parabéns, você tem um grande potencial!

    C1- 180
    C2-180
    C3-200
    C4-200
    C5-180

    Nota: 920

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.