Iniciante

O sistema carcerário brasileiro

  • 1

“O sistema carcerário brasileiro”

A série americana “Orange Is The New Black” retrata a realidade vivida pelas detentas na penitenciária Litchfield, as quais convivem diariamente com problemas como a falta de saneamento básico, maus tratos e a violência policial. Fora da ficção, observa-se que os problemas evidenciados na série dialogam com a realidade brasileira, haja vista a problemática vivida pelo sistema carcerário brasileiro. Dessa forma, isso ocorre tanto pela má infraestrutura das penitenciárias quanto pela ineficiência da ressocialização.

Em primeiro plano, é imprescindível ressaltar a decadência das penitenciárias brasileiras. Sob esse viés, a Lei de execução penal (Lei 7.210/ 1984) determina uma série de obrigações que as penitenciárias do país devem cumprir para garantir o bem-estar dos detentos. Contudo, o sistema prisional brasileiro apresenta diversas deficiências, como a falta de recursos humanos, má infraestrutura e a ausência de assistência médica e educacional, entre outras obrigações estabelecida pela legislação que não são cumpridas. Destarte, a maneira que esses indivíduos são tratados fere os direitos humanos.

Em segundo plano, é importante destacar que o sistema prisional brasileiro não funciona como agente de ressocialização, tendo em vista a situação degradante dos presídios nacionais que aumentam as taxas de reincidência criminal no país. Nesse sentido, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de justiça (CNJ) cerca de 42,5% dos presos cometem crimes reincidentes, isso ocorre, pois o sistema carcerário brasileiro não oferece caminhos para que os os prisioneiros sejam reinseridos na sociedade. Nesse contexto, é importante adotar políticas que promovam a recuperação dos detentos no convívio social.

Portanto, medidas são necessárias para a resolução do problema. Sendo assim, cabe ao o Governo investir na infraestrutura a na ampliação dos presídio, a fim de garantir a integridade dos presos. Além disso, o Ministério da justiça deve adotar medidas socioeducativas e promover atividades pedagógicas, como por exemplo cursos profissionalizante, com a finalidade de oferecer aos detentos a oportunidade de reinserção ao corpo social. Feito isso, o sistema carcerário brasileiro deve se diferenciar do cenário insalubre apresentado na série.

 

Obs: redação modelo Enem.

Compartilhar

5 Correções

  1. Boa tarde Vinixx.
    Como solicitado, estou aqui para corrigir sua redação.
    Farei uma correção detalhada via google docs e enviarei o link aqui
    Lembrando que não sou um especialista, sou apenas um aluno que leu o manual de corretor.
    .
    Link:
    https://docs.google.com/document/d/1CSJANN1r9wGs6-HuUTjg1DsK__ZsiaX1mUHTm2faM1E/edit?usp=sharing
    C1-200 (Não estou contando erros de digitação, sua gramática é muito boa, sua pontuação também!!)
    C2-200 (Ótima compreensão do tema, uso de repertório e domínio da dissertação argumentativa)
    C3-160 (Tirei da C3 em virtude da sua lacuna argumentativa, presente no seu desenvolvimento 1)
    C4-160 (Tirei da sua C4, pois você não apresenta 2 operadores argumentativos, somente o “Portanto”, e, também, em virtude do uso excessivo de pronomes demonstrativos, principalmente no D2)
    C5-160 (Sua C5 está muito boa, entretanto, você apresenta 2 propostas 1 com 4 elementos e 1 com 3 elementos e, para o enem, é avaliada a proposta com o maior número de elementos. Para um C5 com 200 ponto é necessário: Agente (quem vai fazer?), Ação (o que vai fazer?), Modo/Meio (como fazer?), Finalidade (para que?) e detalhamento de um dos 4. A sua segunda proposta, a mais detalhada, não apresenta modo/meio.)
    Nota Final:880

    • 1
  2. – Na introdução você trouxe uma alusão cultural bem pertinente e já introduziu o tema explicando porque ele é um problema, trouxe a tese e os argumentos bem claramente
    – Acho que na conclusão do seu primeiro desenvolvimento teria ficado melhor você falar que fere a Constituição ou a Legislação porque você não tinha citado os Direitos Humanos anteriormente
    – Tente colocar um agente mais específico na proposta de intervenção (como um dos três poderes)
    – Você não desenvolveu bem sua primeira proposta e na segunda você não colocou como deve ser realizada nem detalhou
    – Se possível, tente reduzir o tamanho dos parágrafos
    Você escreve muito bem, parabéns! Eu lhe daria uns 960 nessa redação

    • 1
  3. Sua redação está muito boa, e vc apresentou um ótimo repertório sociocultural. Única ressalva é que no primeiro parágrafo do desenvolvimento vc poderia ter usado algum dado ou um argumento de autoridade que comprovasse a veracidade do que vc falou a respeito da realidade nos presídios, pois lembre-se que absolutamente tudo que vc disser vc tem que comprovar. Além disso, no último período da introdução vc deveria ter usado um conectivo de esclarecimento (como por exemplo: aliás), pois como vc está explicando o que vc disse aconteriormente teria ficado mais coerente do que “dessa forma”. E por último na sua proposta de intervenção faltou vc especificar o meio com que essa ação seria realizada (acredito que se vc tivesse colocado assim: “…adotar medidas socioeducativas POR MEIO DE atividades pedagógicas que… (e detalhasse) ) sua proposta teria ficado super completa! Além disso, evite colocar Governo, não é aconselhado por ser um agente muito amplo. Use apenas ministérios, e lembre-se sempre de citá-los com letra maiúscula ( Ministério da Justiça, e não justiça).
    No mais é apenas isso, sua redação ficou muito boa. Vc tem um potencial, basta ficar atento a alguns errinhos, ir aperfeiçoando cada vez mais sua argumentação, investir no repertório, se informar de coisas que podem servir para sustentar seus argumentos e praticar bastante que vc chega lá.
    ESpero ter ajudado!

    • 1
  4. Excelente redação….
    Achei os parágrafos de desenvolvimento muito grande, no mas, seu texto ta muito bom.
    C 1 = 200
    C2 = 180
    C3 = 200
    C4 = 180
    C5 = 200
    === 960
    Tenta diminuir as pesquisas para ter conformidade com as linhas de conclusão de cada parágrafo e com o tópico frasal. Sua intervenção também achei ótima. Parabéns e sucesso no Enem 2020.

    • 1
  5. Que redação incrível!!
    C1: 200 (Eu não reparei erros gramaticais na sua redação, mas certamente alguém com mais experiência sobre, conseguiria se expressar melhor que eu.)
    C2: 200 (Você demonstra ter entendido e desenvolvido muito bem a proposta temática; Respeita a tipologia textual e apresenta repertórios produtivos, legitimados e pertinentes. )
    C3: 200 (Você soube manusear e estruturar seu texto, de forma a colocar sua opinião e argumentar seguindo uma linha de raciocínio.)
    C4: 160 (Apesar de apresentar uma boa quantidade de nexos e também, os requesitos obrigatórios para os 200 nessa, você repetiu demais as palavras “brasileiro” e “brasileira”, você poderia ter trocado-as por “nação, país, do Brasil”).
    C5: 160 (Creio que você tenha esquecido de responder a pergunta “Por meio de que/ do que?”).
    Nota Final: 920 Parabéns!!!
    *Eu aconsellho que você detalhe mais um pouco a proposta de intervenção, só por precaução. *

    • 1
  6. Ao o Governo… Ao Governo
    Fora isso, redação muito bem articulada, repertório muito amplo
    PI 200 pts
    Português 200
    Coesão 200
    Defesa de ponto 160
    abordagem 200
    Tome cuidado com a questão de dados, pois apesar de apresentarem uma melhora no repertório, podem ser difíceis de memorizar.
    Parabéns pela redação, o ENEM que lute!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.