Mestre

O sedentarismo no Brasil

  • 1

Com o advento da internet, no século XXI, observou-se um encurtamento de distâncias e uma menor necessidade de locomoção. Nesse viés, em contrapartida, no Brasil, essa tecnologia intensificou o fenômeno do sedentarismo. Isso ocorre em razão do consumo de alimentos rápidos, bem como da influência midiática.

Nessa lógica, é mister pontuar o poder da alimentação no que se refere ao sedentarismo. Com base nisso, destaca-se que aplicativos de entrega de comida, por exemplo, “Ifood”e “Rappi”, trouxeram facilidade de consumo aos clientes. Entretanto, porém devido ao pouco esforço físico, não há gasto calórico, o qual resulta no desenvolvimento do sedentarismo. Nesse caso, segundo a Organização Mundial de Saúde, uma vida sedentária traz consigo inúmeros problemas cardiovasculares, o que dificulta o bem-estar da população. Desse modo, é notório o contexto maléfico causado pelo sedentarismo, que precisa urgentemente de medidas minimizadoras.

Ademais, cabe destacar o papel das mídias na intensificação da problemática. Segundo o sociólogo Theodor Adorno, os meios de comunicação influenciam o modo de pensar e agir dos indivíduos. Sob essa ótica, quando se observa o bombardeamento de propagandas em prol do consumo de fast food – comidas rápidas-, juntamente com o uso demasiado das redes sociais, percebe-se uma conjuntura ideal para o desenvolvimento de uma vida sedentária dos consumidores. Isso porque, em virtude do vício nas plataformas digitais, muitas pessoas acabam deixando de fazer certas atividades, como, os exercícios físicos. Dessa forma, esse panorama desafiador atestado pelo pensamento de Adorno fere a qualidade de vida.

Portanto, faz-se necessário reverter o quadro do sedentarismo no Brasil. Para que isso ocorra, as mídias, principal canal de comunicação, devem criar um aplicativo de planejamento e bem-estar com as informações acerca dos valores nutricionais dos alimentos e alguns exemplos de exercícios físicos, por meio do auxílio de nutricionistas, com o fito de reduzir os impactos negativos gerados pelos fast food. Assim, o sedentarismo será controlado e a internet ajudará na sua redução.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oi, Mylle. Tudo bem?

    Então, a sua introdução ficou clara e objetiva, talvez até demais. Apesar de ter introduzido bem o tema com o repertório da internet, senti falta de uma comparação à realidade mais detalhada. Sim, a tecnologia intensificou o sedentarismo, mas por que? O que isso resulta? Seus argumentos ficaram claros mas a forma como você estruturou a frase não ficou muito boa.

    No primeiro parágrafo de desenvolvimento, você utiliza os conectivos certinho, introdu o tema. Houveram alguns desvio da norma culta e sinto que você podia ter desenvolvido melhor o argumento. Além disso, o repertório ficou meio “perdido” no parágrafo, como se tivesse colocado só para dizer que colocou. Não faça isso! O repertório sociocultural, além de ser uma competência no Enem, vai te auxiliar a desenvolver o argumento. Lembre-se: ele tem que comprovar o que você argumentou, não trazer novas perspectivas sobre o problema. Comprove a veracidade do que você está dizendo! Ah, e evite usar muitos conectivos com a mesma ideia, deixa o seu texto redundante, como em “entretanto, porém”. Escolha só um!

    Seu segundo desenvolvimento ficou muito bom! Você conseguiu argumentar bem e teve menos desvios gramaticiais. A estrutura está toda certinha. Parabéns!

    Já na introdução, você usou os conectivos certinho, fez uma boa retomada do tema e cumpriu as 5 partes da proposta de intervenção, porém senti que ficou meio vago, assim como o final do parágrao. Fale com autoridade o que precisa ser feito, quem precisa fazer o que. E, é claro, ver se faz sentido o repertório como um todo.

    Bem, sendo assim, vamos para a nota:

    Competência 1 – 120 pontos
    Competência 2 – 120 pontos
    Competência 3 – 160 pontos
    Competência 4 – 160 pontos
    Competência 5 – 160 pontos

    Total = 720

    Não desanime e continue praticando! Muito sucesso!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.