Iniciante

O sedentarismo infantil e seu combate

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No Brasil atualmente o número de crianças sedentárias passou a aumentar rapidamente, antigamente elas passavam o dia brincando na rua com seus amigos e vizinhos ou ajudando os pais, porém com o avanço da internet e seu enbrenhamento no nosso dia a dia as crianças passaram a ficar mais tempo em frente aos celulares e a televisão, que apesar de mantê-las conectadas com o mundo, diminui seu número de atividade física diária.

Entretanto, isso não é apenas culpa da internet, muitas escolas não tem um currículo que aprecia as atividades físicas, já que muitas são apenas uma ou duas vezes por semana e não são feitas para incentivar a prática de esportes, muitas são apenas um jogo ou um esporte simples de se jogar em grupo como futebol ou basquete, mas estes também não recebem muita atenção as regras ou como eles deveriam ser jogados. Deste modo, as crianças que não tem apitdão nata para os esportes acabam muitas vezes excluídas neste momentos, o que as leva a se afastar da prática esportiva. Outro fator seria que muitas vezes as próprias famílias não sabem como incentivar seus filhos a serem mais ativos, o que muitas vezes  transforma a atividade física em algum tipo de trabalho ou punição, o que afasta pessoas de sua prática.

Portanto, para a resolução deste problema deveria ser instalado algum tipo de programa social feito pelo Ministério da educação e da saúde para aumentar o número da praticantes de atividades físicas, este poderia ser um programa feito em escolas que ensinaria exercícios rápidos e fáceis de se fazer ( assim estes poderiam ser feitos em qualquer hora), e estes também poderiam ser incorporados a internet para atingir o maior número de pessoas, como a Rádio Taisho ( programa matutino de rádio japones, ensina alongamentos para começar o dia), ou poderia incitar alguma recompensa ao fim da atividade, como Pokemon Go ! ( jogo de celular que fez várias pessoas saírem de casa e andar para conseguir novos pokemons no jogo.)

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3 Correções

  1. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 40
    Sua marca de autoria não foi expressada de maneira clara, tente sempre emitir opinião em textos dissertativo-argumentativo, se não ele fica uma escrita expositiva como foi o caso.

    Você não pecou em nenhum quesito de conectivos, mas repetiu a palavra “estes” demais no final

    Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 80
    Houve bastante repetição de palavras, principalmente da expressão “muitas”. Fique sempre atento ao tamanho do seu texto, os parágrafos exigem uma harmonia de tamanho, sua introdução é pequena em relação ao desenvolvimento e a conclusão. Na redação do Enem é obrigatório ter dois parágrafos de desenvolvimento

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  2. O sedentarismo infantil e seu combate
    No Brasil atualmente o número de crianças sedentárias passou a aumentar rapidamente, antigamente elas passavam o dia brincando na rua com seus amigos e vizinhos ou ajudando os pais, porém com o avanço da internet e seu enbrenhamento no nosso dia a dia as crianças passaram a ficar mais tempo em frente aos celulares e a televisão, que apesar de mantê-las conectadas com o mundo, diminui seu número de atividade física diária.

    Entretanto, isso não é apenas culpa da internet, muitas escolas não tem um currículo que aprecia as atividades físicas, já que muitas são apenas uma ou duas vezes por semana e não são feitas para incentivar a prática de esportes, muitas são apenas um jogo ou um esporte simples de se jogar em grupo como futebol ou basquete, mas estes também não recebem muita atenção as regras ou como eles deveriam ser jogados. Deste modo, as crianças que não tem apitdão nata para os esportes acabam muitas vezes excluídas neste momentos, o que as leva a se afastar da prática esportiva. Outro fator seria que muitas vezes as próprias famílias não sabem como incentivar seus filhos a serem mais ativos, o que muitas vezes transforma a atividade física em algum tipo de trabalho ou punição, o que afasta pessoas de sua prática.

    Portanto, para a resolução deste problema deveria ser instalado algum tipo de programa social feito pelo Ministério da educação e da saúde para aumentar o número da praticantes de atividades físicas, este poderia ser um programa feito em escolas que ensinaria exercícios rápidos e fáceis de se fazer ( assim estes poderiam ser feitos em qualquer hora), e estes também poderiam ser incorporados a internet para atingir o maior número de pessoas, como a Rádio Taisho ( programa matutino de rádio japones, ensina alongamentos para começar o dia), ou poderia incitar alguma recompensa ao fim da atividade, como Pokemon Go ! ( jogo de celular que fez várias pessoas saírem de casa e andar para conseguir novos pokemons no jogo.)

    C1:
    – AVALIA ESCRITA NA NORMA CULTA PADRÃO, A PARTIR DE 3 ERROS TEMOS DESPONTUACÃO:
    Ex de erro:
    ” No Brasil, atualmente(,) o número de crianças sedentárias passou a aumentar com (rapidez).(Tal situação ocorre, porque, em tempos antigos elas tinham um cotidiano de brincandeiras onde a parte de exercícios eram praticadas inconscientemente.) ( Porém, )com o avanço da internet e seu enbrenhamento no nosso dia a dia(,) as crianças passaram a ficar mais tempo em frente aos celulares e televisão, que apesar de mantê-las conectadas com o mundo, diminui seu número de atividade física diária.
    – resolução: praticar e Ler durante o ano todo para escrita se tornar algo cotidiano e comum.
    Nota: 100

    C2:
    – Entendimento do tema e aplicação de repertórios socioculturais
    – você faz uma abordagem completa do tema
    – Porém deve deixar seus marcadores de opinião observáveis para um texto disssertativo arf, NAO COLOCA TIPO: DEVERIA, PÕE “DEVE”
    Também senti falta de repertórios socioculturais(filmes livros, etc) p relacionar com o tema
    100

    C3
    – Avalia projeto de texto( introdução, d1, d2 e conclusão retomada..)
    – Não identifiquei sua tese, não vi você defendendo ela também. Justamente porque o texto ta muito solto.
    -VOCE PODE PESQUISAR NO YOUTUBE SOBRE PROJETO DE TEXTO PRA REDAÇÃO E ESTUDAR SOBRE
    80
    C4-
    LIGAÇÕES DOS PERÍODOS CONECTIVOS
    -Voce não pecou em nenhum quesito ddeconectivos, mas repetiu a palavra “estes” demais no final
    100

    C5
    Agente ok
    Ação ok
    Meio :(
    Finalidade:(
    Detalhadamento ok
    120
    Achei muito vago a resolução

    Total: 420

    MAS VOCÊ TÁ NO CAMINHO, NÃO DESISTA QUE O MIL VEM!!!

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  3. Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa:

    Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa:

    Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista:

    Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais:

    Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:
    Detalhamento
    Agente:
    Finalidade:
    Ação:
    Meio/modo:
    Competência l – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 40
    No primeiro parágrafo, o “porém” teria que ser entre vírgulas. A expressão “internet” por se tratar de um estrangeirismo é preferível estar entre aspas. A palavra empenhamento está escrita de maneira errada, enfim recomendo esse site que sinaliza todos os desvios: https://www.4devs.com.br/corretor_ortografico

    Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 0
    Não consegui identificar nenhum repertório sociocultural.

    Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 40
    Sua marca de autoria não foi expressada de maneira clara, tente sempre emitir opinião em textos dissertativo-argumentativo, se não ele fica uma escrita expositiva como foi o caso.

    Competência IV – Preocupa-se com a repetição de palavras, emprego das expressões conectivas e organização do parágrafo, ou seja, com os critérios de coesão e coerência textuais: 80
    Houve bastante repetição de palavras, principalmente da expressão “muitas”. Fique sempre atento ao tamanho do seu texto, os parágrafos exigem uma harmonia de tamanho, sua introdução é pequena em relação ao desenvolvimento e a conclusão. Na redação do Enem é obrigatório ter dois parágrafos de desenvolvimento.

    Competência V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200
    Detalhamento: 40
    Agente: 40
    Finalidade: 40
    Ação: 40
    Meio/modo: 40
    Preencheu todos os requisitos.

    Resultado: 360

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