O saneamento básico é o conjunto de atividades relacionadas a infraestrutura sanitária de uma sociedade, como a coleta de lixo, o tratamento de esgoto e o abastecimento de água. Apesar das leis federais que estabelecem o direito da população ter acesso ao saneamento básico, o Brasil ainda sofre com diversos problemas de infraestrutura de seus serviços.
Estima-se que no Brasil quase 35 milhões de pessoas vivam sem ter acesso à água tratada, e que 100 milhões sem coleta de esgoto, além disso, que apenas 46% do esgoto produzido seja tratado. A deficiência desses serviços acaba por concretizar a desigualdade social, já que problemas relacionados ao saneamento básico tentem a surgir primeiramente em regiões mais pobres e periféricas.
A falta de saneamento básico para boa parte da população tem por consequência o pouco investimento por parte do governo. De acordo com o Instituto Trata Brasil, das 100 maiores cidades do país, 70 delas reinvestem menos de 30% do arrecadam no setor. A falta de investimentos tem como resultado a deficiência nos sistemas de saneamento, que não consegue suprir sua demanda, além da dificuldade de manutenção de serviços já existentes.
Portanto, é dever do estado investir de maneira mais eficiente nos sistemas de saneamento básico, redirecionando a verba que é devida a esses serviços, a fim de conseguir alcançar locais deficientes nesses sistemas e manter a manutenção dos serviços já prestados, para que os problemas relacionados a falta de infraestrutura sejam solucionados.
Gente, se possível, deem uma nota ao meu texto. Desde já agradeço.
analuciaa
Olá! Aqui destaco alguns pontos que desejo corrigir mas não sou expert.
Enfim, sua introdução é boa mas, ficaria melhor se tivessem os argumentos, ou seja, pelo menos 2 pontos de vista diferentes em relação ao problema, porque ao final você declara “…o Brasil ainda sofre com diversos problemas de infraestrutura de seus serviços.” Mas ainda o leitor não sabe que problemas de infraestrutura são esses, entende?
Desde já, introdução deve apresentar tudo que você vai falar sobre o assunto.
Desenvolvimento 1
Você coloca uma informação, porém não coloca a fonte. Assim pode parecer que você inventou essa estatística. Isso é um erro.
Mas um ponto bom, você soube jogar essa informação e falar sobre ela em relação a região periférica. Muito bom! Acredito que teria uma ótima nota nesse aspecto.
Desenvolvimento 2
Já nessa parte, você já melhorou colocando de onde tirou a informação. E continuou envolvendo no problema que citou no início do parágrafo deste desenvolvimento. Show!
》Mas como disse, na introdução não foi citado nada relacionado ao problema citado nos dois desenvolvimentos.
Conclusão : Quando se fala do ‘Estado’ deve-se escrever com a primeira letra maiúscula pois assim, quem lê vai entender que se trata do Governo. Mas o restante ficou legal, o ruim é que teve partes do texto que mereciam um ponto final (.) e você continuou colocando vírgulas, cuidado! Como no caso :
“Portanto, é dever do estado investir de maneira mais eficiente nos sistemas de saneamento basico,”
Em básico poderia ter fechado ali e seguido depois com uma palavra dando sentido de adição ou continuação como ‘deste modo’.
Espero ter ajudado!
deboranamitala
Olá,
A redação está muito boa em relação a sua estrutura.
Únicos pontos que pude notar que poderia melhorar seria na repetição de palavras.
Você usou muito palavras repetidas o que dá a entender que o seu vocabulário seja limitado em relação ao conhecimento e uso de sinônimos.
Uma dica que posso te dar é sempre antes de começar uma redação pega o TEMA e procure sinônimos para cada palavra dele, assim, poderá substituílas para que o texto fique mais rico em vocabulário.
Há também alguns erros de vígula.
“Estima-se que no Brasil quase 35 milhões de pessoas vivam sem ter acesso à água tratada, e que 100 milhões sem coleta de esgoto,” nesse trecho ficou um pouco vago, 100 milhôes de que?
Poderia ter colocado: E que, há também .
No meu ponto de vista ficaria melhor.
Enfim, de modo geral está boa.
NOTA: 880
LucasTerro
Sua redação está muito boa, mas você tem que prestar atenção na quantidade de vezes que você poe a palavra como Saneamento básico, infraestrutura ,investimentos.
Tente subistitui-los por pronomes ou proucure palavras novas com o mesmo significado que vai ficar bem mais elaborado e sem repetições