Pode corrigir sem dó kkkkk
É de conhecimento geral que a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todo indivíduo o direito a saúde e bem estar. Contudo, o retorno de doenças e epidemias no Brasil pinta outro cenário. Por consequência deste, é essencial analisar os motivos que permitem a volta dessas enfermidades e encontrar maneiras para combater os fatores que levaram a isto.
Em primeira instância, vale ressaltar a importância da vacinação no controle de epidemias. Por conseguinte, destaca-se pesquisa publicada no site do Ministério da Saúde, cujo dados revelam que entre os anos de 2016 e 2018 houve no Brasil mais de 10 mil casos de sarampo, doença já controlada anteriormente no país. Logo, constata-se que para determinada elevação na quantidade de casos ocorra é preciso antes haver um déficit no número de pessoas vacinadas contra o sarampo. De certo, nota-se o descumprimento da população com a saúde brasileira.
Com certeza, pode-se associar a falta de imunização de crianças, adultos e adolescentes a desinformação. Similarmente aos dias atuais, destaca-se a Revolta da Vacina vivenciada no Rio de Janeiro, onde civis entraram em conflito com o Estado devido a falta de informação a respeito da obrigatoriedade de vacinar-se. De fato, a falta de conhecimento é um inimigo no caminho para a prevenção, sendo justificável em casos onde a democratização do acesso a conteúdos informativos é falha. Contudo, é incabível permitir que os brasileiros continuem desprotegidos contra doenças.
Em síntese, medidas para proteção da saúde nacional precisam ser determinadas. Logo, cabe ao Ministério da Saúde atuar na campanha “Prevenção sem preocupação”, cujo intuito seria disseminar através da mídia fontes seguras sobre as vacinas atuais, para que assim a população possa entender a importância de precaver-se e manter-se saudável. Ademais, ainda na área de atuação do Ministério da Saúde, para combater enfermidades e o surto de desinformação, agentes da saúde devem ser enviados a comunidades e periferias com o objetivo de fornecer, através de panfletos e guias, dados confiáveis acerca da relevância da imunização, com o intuito de atingir pessoas cujo acesso a mídia é escasso. Assim, o direito a saúde e bem estar será realmente executado.
Gabriellenr8
Oi! Você escreve super bem, mostra coerência e fluidez, tem um ótimo repertório sociocultural, sem dúvidas, é uma redação que vou retirar bastante aprendizado! Mas só queria acrescentar algumas coisas que, na minha opinião, vão melhorar ainda mais ^^
Nos desenvolvimentos eu acho que falta um pouco mais da sua marca de autoria :( . Professor do meu cursinho disse que para dar um up nessa questão, é legal você colocar primeiro a expectativa (o que era para ser esperado dessa situação) e depois a frustração (no caso, como você fica indignada *qual é a sua forte opinião sobre o que está sendo falado *você tem que demonstrar o seu desconforto – é aí que entra a marca de autoria). Olha, eu nunca tinha utilizado essa técnica até ver a aula dele e posso garantir que realmente dá uma outra cara para o texto (utilizei ela ano passado no Enem e minha nota foi 960), por isso que eu indico muito ela para os meus amigos :D, espero que você queira aderir rsrs. Já na conclusão, ela ficou muito boa e bem detalhada, só acho que poderia ser um pouco menor :) vocês também utilizou ”surto de desinformação”, acho que ”surto” não caberia muito bem, pois trata diretamente de doenças, você poderia colocar assim: ”para combater enfermidades e impedir a propagação de desinformações” viu como fica bom? ^^ e só alguns desvios de vírgula (mas isso eu também tenho direto, então nem dá pra opinar direito kkkkkk)
Bom, no geral, eu fiquei impressionada como você foi desenvolvendo o tema. Tem muito potencial, garota! Parabéns! :-)
lanaP
Boa tarde Maria Do Carmo! 1. No geral, percebi uma organização precária do seu texto, visto que, a conclusão é o maior parágrafo, quando na verdade, deveria ser igualitário à introdução (os dois são os menores parágrafos). Além disso, sua introdução está bem pequena em relação aos demais parágrafos, sugiro que escolha um número de linhas para cada parágrafo, de modo que fiquem coesos na forma estrutural.
1. Introdução: A frase ” a saúde e bem estar” apresenta dois erros, 1° – à saúde, 2° – bem-estar. A sua tese não está explícita, o que é “arriscado”, porém, nota-se que ela se apresenta em “analisar os motivos que permitem a volta dessas enfermidades “, visto que na parte “encontrar maneiras para combater os fatores que levaram a isto” se encontra no pretexto da conclusão.
2. Desenvolvimento 1: Ótima argumentação.
3. Desenvolvimento 2: ” pode-se associar a falta de imunização de crianças, adultos e adolescentes a desinformação” – acredito que o efeito da frase representa uma ambiguidade, acredito que ficaria melhor: pode-se associar a desinformação à falta de imunização… Repetição da palavra falta: “pode-se associar a falta de imunização” e “devido a falta de informação” e ” a falta de conhecimento”. Ademais, boa argumentação.
4. Conclusão: Ótima conclusão, apresentou todos os meios, só se atente ao tamanho irregular em relação aos demais parágrafos.
Logo, Competência 1: 120 pontos (erros ortográficos + excesso de palavras repetidas).;
Competência 2: 200 pontos (apesar da tese não estar explícita).
Competência 3: 160 (falta de organização dos parágrafos).
Competência 4: 200.
Competência 5: 200.
Total: 880 pontos.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
Karina Santos
Olá, tudo bem Maria?
Primeiramente, gostaria de dizer que sua redação esta muito boa, bem estruturada, sua tese esta bem clara, parabéns por isso. Os parágrafos estão bem divididos e sua proposta de intervenção está muito boa. Entretanto, o que poderia ser melhorado:
– Na introdução: apesar de estar muito clara sua tese, em minha opinião, você deveria explorá-la melhor. Como a sua tese é ” analisar os motivos que permitem a volta dessas enfermidades e encontrar maneirar para combater…”, quando você diz, “e encontrar maneirar…” no caso você esta se referindo a encontrar soluções para o problema né? ficando assim, desnecessário, já que toda redação tem que apresentar solução no último parágrafo. Não que esteja incorreto, mas fica pobre, pois você poderia escolher outro assunto que não seja ”o óbvio” para colocar na tese, ou colocar causa e consequência, ou outro assunto interessante que você poderia abordar no segundo parágrafo. Em consequência disso, o primeiro e o segundo parágrafo, só é abordado uma parte de sua tese, que são os motivos, sendo que o recomendável é apresentar dois assuntos na tese ou causa e consequência, onde você abordará um no primeiro e outro no segundo parágrafo.
– Segundo parágrafo: falta conectar ”destaca-se ( a ou uma) pesquisa…” e na quinta linha, falta vírgula, e é desnecessário o ”ocorra”.
– Terceiro parágrafo: cuidado com os ”a” que esta incorreto, faltando a crase, como em ” adolescentes ( à ) desinformação”. Pode ser um pouco perigoso colocar o ”Com certeza” no início do parágrafo, tecnicamente ele não se enquadra como um bom conectivo para o início de um parágrafo, no meio dele talvez, mas não no início.
– Na proposta de intervenção: tomar cuidado, pois esta faltando o meio com que as ações serão tomadas.
Espero ter ajudado, até…
Nota: 700
rafaelaeliaas
Oiii tudo bem?
Seu texto ficou muito bommmmm,
Parabéns !!
Bom uso de conectivos, em todos os períodos.
Sua proposta de intervenção ficou muito completa!
Só tente usar conectivo para iniciar os parágrafos, pq você não colocou no 3º ( eu acho ). Não sou profissional. continue assim que você vai longe!
Elicleciacoutoalves
Ótimo!
Bom desenvolvimento, continua praticando mais que você vai longe, ótima ditatorial parabéns pelo texto,achei bem coerente suas palavras, é um tema bem desenvolvida nessa situação prejudicial no mundo todo, cite mais objetivos concretos adorei o texto especializado objetivo treine mais e mais que vai da tudo certo, continua motivada na redação é sempre buscando inovação pra redações suas ok
HeloisaAijado
oii, bom dia!
gostei muito do seu texto. Você escreve muito bem, com o vocabulário de fácil entendimento e com o conteúdo textual bem estruturado e exemplificado. Não notei erros graves de gramática, bem como repetição de palavras. Sua tese foi bem desenvolvida.
Eu daria mais de 900 facilmente!
Única coisa que eu acho válida mudar, seria a repetição do conectivo “contudo”, usaria um “entretanto”, só para diversificar mais o texto e apresentar maior conhecimento sobre esses essenciais conectivos, porém isso é só uma opinião. Continue treinando!
Biancab
adorei o texto
logo de início você citou sobre os direitos humanos, achei bem coerente sua tese com as argumentações, estão bem ligadas. Para deixar o texto mais saboroso podes citar mais epidemias que aconteceram no brasil e mais dados juntos delas, comparar com o passado. A sua intervenção está ótima com todos os passos que precisa. Parabéns você é muito boa em redação!!! Adorei
mx
Olá, espero te ajudar, não sou especialista, mas lá vai…
Bom, primeiro, tenta usar mais conectivos para deixar sua redação amarradinha, alguns trechos ficaram soltos, adoreeeiii suas alusões, mas senti falta da autoria, da sua marca na redação.
c1: 120
c2: 120
c3: 180
c4: 120
c5:180
TOTAL:720
Espero ter ajudado, corrige a minha por favor
https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/os-limites-entre-a-estetica-e-a-saude-no-brasil/
Jéssica Pereira
Ooi, já quero adiantar que eu não sou nem um pouco especialista nisso e tenho muito oque aprender, mas vou falar a minha opinião sincera sobre a sua redação.
Eu gostei muito dela, com certeza te daria uma nota muito boa. Você tem uma boa linguagem formal e o dado que vc apresentou logo no início foi muito bom.
A única coisa que eu senti um pouco de falta na sua redação foi uma falta de argumento, eu já ia comentar isso mas li aqui que já comentaram na correção acima (sobre a falta de autoria).
Gostei bastante da sua proposta de intervenção são soluções muito boas e acredito que você vai se dar muito bem na hora do Enem.