Iniciante

O respeito à identidade de gênero no Brasil

  • 2

O respeito à identidade de gênero no Brasil.

No livro ” A Garota Dinamarquesa”, cujo o foco narrativo acontece na Europa do século XX, é retratada a história de Lili Elbe, uma mulher transsexual, que após assumir sua verdadeira identidade, sofre com o preconceito de gênero por parte de uma sociedade intolerante. Fora da ficção, vê-se que a diversidade de gênero ainda não é plenamente respeitada no território brasileiro. Dessa forma, a ausência de políticas públicas contra a homofobia e a resistência de grupos conservadores agravam a problemática.

Em primeiro plano, é válido ressaltar o quanto a ausência de políticas públicas contra a homofobia afeta a comunidade lgbt. Sob esse viés, de acordo com a Constituição Federal de 1988, todos têm o direito à saúde, à educação, ao trabalho e à segurança. Contudo,muitos desses direitos são negados, e esse grupo enfrenta problemas em exercer a cidadania, haja vista o preconceito e a discriminação existente mas instituições públicas, como hospitais e escolas. Logo, é de extrema importância que o Estado garanta, aos lgbts, os direitos previsto pela Constituição, como o acesso a serviços de saúde e educação.

Ademais, a resistência dos grupos conservadores em aceitar e debater as diversidades de gênero impulsionam ainda mais a violência e a exclusão dessas minorias do contexto social. Em virtude do pensamento patriarcal da sociedade brasileira que destilam gratuitamente  ódio e intolerância, a população lgbt encontra dificuldades até em arranjar um emprego. Sob tal perspectiva, conforme uma pesquisa realizada pela associação nacional de travestis e transsexuais, cerca de 90% das pessoa trans no Brasil, acabam recorrendo a prostituição. Desse modo, para assegurar uma sociedade mais igualitária a identidade de gênero deve ser respeitada, bem como, o preconceito repudiado sob qualquer circunstância.

Destarte, medidas precisam ser tomadas para garantir o respeito à identidade de gênero no Brasil. Portanto, para acabar com o pensamento patriarcal da sociedade brasileira o Ministério da educação deve ofertar campanhas publicitárias e palestras ministradas por militantes lgbts, que exponham a necessidade de respeitar a identidade de gênero. Além disso, o Ministério da cidadania deve criar um plano de retirada dos travestis e transsexuais da prostituição, oferecendo capacitação proficional por meio de cursos e workshops em suas áreas de interesse, afim de dar melhores condições de vida a essas pessoas. Feito isso, a situação vivida por Lili Elbe não será mais comum entre a população brasileira.

Compartilhar

7 Correções

  1. Oii, vou colocar em tópicos o que notei na sua redação.
    .Depois da palavra “cujo” não tem artigo.Ex: não existe “cuja a ,e/ou cujo o”.
    . Depois da palavra “identidade” no 1 parágrafo, não tem necessidade de usar vírgula.
    .A sua introdução está muito boa.
    .No segundo parágrafo, o termo”LGBT” precisa ser escrito com letra maiúscula, é uma comunidade, uma representação.
    .O desenvolvimento do 2 parágrafo está bom.Porém, a contextualização precisa ser melhorada.A mesma coisa no 3 parágrafo.
    .No terceiro parágrafo antes da palavra ” prostituição” deveria ter uma crase.
    .Uso excessivo de vírgulas ao longo do texto.
    .A proposta de intervenção está boa.Entretanto, notei alguns desvios.Entre eles estão:
    .Ministério da Educação precisa ser escrito com letra maiúscula, é um órgão público.
    .O correto seria “profissional”.
    .O correto seria ” a fim”,pois expressa finalidade. Já “afim” expressa laço afetivo ou algo do tipo.
    .Você tem um vocabulário articulado e diversificado .
    .O texto está cíclico, isso é muito bom.

    Espero ter te ajudado em algo, espero que você evolua constantemente.Parabéns pela escolha do tema e pela redação em si,pratique sempre! 😊

    • 1
  2. Oi Vini! No geral, sua redação está boa! No entanto, tenho algumas observações:

    1. O seu primeiro período ficou um pouco longo. Apesar de uma extensão maior não ser considerada um erro passível de penalizações, frases mais curtas facilitam o entendimento do corretor.
    2. Perceba que seu parágrafo é meramente expositivo, já que você meramente menciona o desrespeito dos direitos da comunidade LGBT. Tente robustecer sua argumentação. Por que isso ocorre? Por conta da mentalidade preconceituosa da sociedade ou uma noção religiosa? Quais são os efeitos negativos? Como solucionar essa questão? Você também pode trazer argumentos concretos, como a proibição de gays doarem sangue.
    3. Tente articular melhor suas ideias. No segundo parágrafo, por exemplo, você poderia ter escrito: “a população LGBT encontra diversas dificuldades. Dentre elas, cabe destacar empecilhos na busca por emprego.” Isso valoriza sua expressão sintática e coesiva.
    4. É de bom tom que siglas e nomes de instituições sejam grafadas com letra maiúscula. Desse modo, seria interessante que se escrevesse “LGBT” e “Associação Nacional de Travestis e Transsexuais”, por exemplo. (Apesar de não ser considerado um desvio gramatical, é bom evitar problemas com corretores mais rígidos).
    5. Você apresentou alguns erros de vírgula (pontuação desnecessária em “garanta, aos lgbts,” e de concordância (uso incorreto do plural em “destilam gratuitamente ódio”).
    6. Sua proposta de intervenção carece um pouco mais de detalhamento e o modo.

    Perceba que a maioria das questões apontadas, com exceção da 2, são “bobinhas”. Você apresentou uma melhora impressionante na sua estrutura e vocabulário. Meus parabéns!!!! Apesar disso, você ainda precisa fortalecer sua argumentação. Recomendo que você dê uma olhada na Cartilha de Redação Nota 1000 do ENEM. Existem, ainda, alguns vídeos e redações modelo do Descomplica que podem te ajudar. Todos esses conteúdos estão disponíveis de graça na internet. Continue treinando e se dedicando que logo o 1000 vem ;) Além disso, fiquei feliz de ver que você usou algumas das minhas dicas, como a retomada da figura inicial na sua conclusão.

    Nota: 840
    Critério 1: 160
    Critério 2: 200
    Critério 3: 160
    Critério 4: 160
    Critério 5: 160

    Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, por favor, me procure.
    E não se desanime! A prática leva a perfeição ;)

    • 1
  3. Olá Vinixxx, tudo bem? Espero que sim!
    Bom, vou tentar avaliar sua redação de forma a destacar certos pontos que achei pertinente evidenciar
    INTRODUÇÃO:
    Gostei da sua introdução
    Você apresentou um bom repertório é soube contextualizar bem
    Sua tese é válida, direta e concreta
    O uso de FORA DA FICÇÃO é muito usado em redações, ficou bom mas tente diversificar
    DESENVOLVIMENTO:
    Seria interessante que você colocasse o que significa as letras da sigla LGBT
    Tem um erro quando você utiliza a palavra “mas” ao invés da palavra “nas”
    Acredito que tenha sido durante a digitação
    Você apresentou bons argumentos e soube contextualizá-los bem
    Você cometeu um erro ao colocar “as palavra ” ao invés de “as palavras ”
    Você utilizou o gerúndio que não é recomendado em redações do Enem
    CONCLUSÃO:
    Você cometeu um erro na palavra profissional. Essa palavra é escrita dessa forma -> profissional
    E você colocou assim -> proficional
    A palavra “a fim” seria escrita separadamente, assim -> a fim
    E você colocou assim -> afim
    “A fim de” é uma locução prepositiva que significa com o objetivo de, com a finalidade de, com o desejo de.
    Já “afim” é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que tem afinidade, proximidade, semelhança.
    Espero que tenha ajudado
    Continue treinando
    Você pode chegar mais longe

    • 1

  4. Achei sua introdução boa, porém se você tivesse feito usando 3 a 4 períodos interligados por conectivos, e tirando esse nome fora da ficção e trocando por conectivos ou outra palavra, ficaria melhor.
    D1:
    *nas
    Ficou ótimo, porém tente ser mais crítico no desfecho final.
    D2:

    Ademais, a resistência dos grupos conservadores em aceitar e debater as diversidades de gênero impulsionam ainda mais a violência e a exclusão dessas minorias do contexto social. Em virtude do pensamento patriarcal da sociedade brasileira que destilam gratuitamente ódio e intolerância, a população lgbt encontra dificuldades até em arranjar um emprego. Sob tal perspectiva, conforme uma pesquisa realizada pela associação nacional de travestis e transsexuais, cerca de 90% das pessoa trans no Brasil, acabam recorrendo a prostituição. Desse modo, para assegurar uma sociedade mais igualitária a identidade de gênero deve ser respeitada, bem como, o preconceito repudiado sob qualquer circunstância.
    *das pessoas – o correto
    *recorrndo – gerúndio não usa em redações do Enem.
    Esse parágrafo não ficou muito bom, tenta refazer usando um repertório socio cultural e que seja mais crítica o seu desfecho final.
    Conclusão:

    *oferecendo=gerúndio
    *profissional é a palavra certa.

    Sua intervenção está bem feita, senti a falta de com que dinheiro eles irão fazer tudo isso, e falta de detalhamento de um agente.

    ======================================================
    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 180

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 180

    Nota Final
    900

    • 1
  5. 👉 ”Fora da ficção, vê-se que a diversidade de gênero ainda não é plenamente respeitada no território brasileiro” TENTE CONSTRUIR LINKS ENTRE CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO UM MELHOR. ENCONTRAMOS MUITAS REDAÇÕES COM ESSA FORMA GENÉRICA ”Fora da ficção, vê-se que…”
    👉 Todavia, embora essa observação, sua introdução é muito boa.
    👉 O seu D1 é bom, porém, quando chega no D2 vai indo tudo bem, até você usar um dado estático que ao meu ver não comprava a afirmação inicial: ”Ademais, a resistência dos grupos conservadores em aceitar e debater as diversidades de gênero impulsionam ainda mais a violência e a exclusão dessas minorias do contexto social”
    Escreva seu texto para validar seus argumentos
    👉 Você propõem 2 proposta. Entretanto, falta explicar os efeitos da primeira. Ademais, a intervenção segue muito boa.

    • 1
  6. correção
    introdução
    boa introdução, encontrei sua tese
    desenvolvimentos
    escreva por extenso o que é lgbt, deve fazer isso com qualquer sigla
    existente mas NAS
    acesso a serviços AOS
    bom uso de conectivos, parabens
    associação nacional de travestis e transsexuais DEVE VIR COM INICIAIS MAIUSCULAS
    conclusao
    Ministério da educação CORRIJA Educação
    Ministério da cidadania CORRIJA Cidadania
    BOM FECHEMENTO CICLICO
    CONTINUE ESCREVENDO E SE QUISER MAIS CORREÇÕES DETALHADAS ,AVALIE ESTE COMENTARIO COMO O MELHOR

    • 1
  7. Ola! Não corrijo redações muito bem, mas espero ajudar!
    Bom, eu acho que vc deveria colocar o que significa lgbt (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), ah, e que vc tem que escrever os nomes de identidade de gênero com letra maiúscula.
    A sua introdução foi realmente muito boa, seu desenvolvimento, a organização de ideias, fluiu muito bem, parabéns!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.