O respeito à diversidade religiosa no Brasil
Ao analisar o tema sobre o respeito a diversidade religiosa, vê-se que as consequências da colonização no século XVI ainda perpertuam no Brasil, devido ao pensamento eurocêntrico do passado, que ao dizimar os povos nativos desprezou sua cultura e religião. Nesse contexto, percebe-se que desrespeitam a diversidade religiosa presente no território brasileiro. Isso ocorre tanto pela intolerância religiosa quanto pela limitação do conhecimento.
Em primeiro lugar, é fulcral o debate a respeito da intolerância religiosa, uma vez que tal prática, fere os direitos fundamentais previstos pela constituição federal. O problema está relacionado majoritariamente ao racismo, pois a intolerância é praticada em maior escala contra adeptos de religiões de matrizes africanas, como a umbanda e o candomblé. Dessa forma essas religiões que são consideradas minorias na sociedade ficam sujeitas a violência e discriminação por cutucar outros deuses e ter rituais diferentes das religiões consideradas mais comuns, como o cristianismo.
Ademais, outro fator que corrobora para a falta de respeito à diversidade religiosa presente no país, é a limitação do conhecimento. Consoante ao filósofo iluminista Voltaire, “preconceito é opinião sem conhecimento”. Tal conceito, pode ser observado por uma grande parcela dos brasileiros, que julgam como errado tudo aquilo que não entende ou não conhece. Destarte, a falta de conhecimento e a acesso as culturas presentes no território, impulsionam a intolerância e o desrespeito à diversidade religiosa.
Diante dos fatos sobreditos, faz-se imprescindível que seja tomada medidas para acabar com o pensamento do passado e dizimar a intolerância do cotidiano dos brasileiros. Para isso, é necessário que o governo em seu poder judiciário fiscalize o cumprimento das leis que punem atos de violência e discriminação. Além disso o ministério da educação e cultura em parceria com as escolas devem promover campanhas educativas e palestras com líderes de diferentes religiões, com o intuito de promover aos alunos conhecimento sobre o pluralismo religioso presente no Brasil.
brunabiankacpc
Olá!
Seu texto foi muito bem escrito,com embasamento,bem argumentado e estruturado,perceptível que foi feito um projeto antes,oque é de extrema importância para a produção de um texto com coesão e coerência. A proposta de intervenção é pertinente, portanto não entre os 5 elementos que são exigidos ( agente,ação,meio,efeito e detalhamento) você se esqueceu do detalhamento.
liviali19
As conjunções estão muito bem colocadas, sem repetição. A ordem das ideias foi muito bem organizada e os argumentos exemplificados, sempre com embasamento teórico. Senti falta só um pouquinho de um maior detalhamento de como a proposta de intervenção pode ser realmente executada, mas apesar disso a redação está muito bem escrita.