O reconhecimento do funk como cultura nacional do Brasil.

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Ao analisar a hodierna nação verde-amarela, vê-se que o reconhecimento do funk como cultura nacional do Brasil simboliza um obstáculo a ser combatido. Nessa lógica é imprescindível destacar que pessoas no qual cantam o funk, são mortos ou ligados à drogas, como um fator que potencializa o problema e, consequentemente, corrobora com ações policiais.

Primeiramente, entende-se que o funk é de bandido e que corrompe menores, formenta a persistência do reconhecimento do funk no Brasil. Nessa perspectiva, a perseguição do ritmo aos negros não tende a ser novidade, por exemplo, o samba hoje em dia é aceito, mas em alguns anos antepassados foi muito perseguido e acusado. Com efeito, segundo a “menoridade interlectual”, ideologia proposta por Kant, percebe-se que há uma característica intrínseca ligada aos indíviduos, isto é, a ausência de autonomia sobre seus intelectos, o que resulta em uma dificuldade de enxergar e combater os estraves presentes na sociedade.

À vista disso, nota-se que todas as áreas da vida social se relacionam ao funk, como parte da cultura, vai sofrer impacto e influência da condição econômica e política do povo que o produz. De acordo com o sociólogo Theodor Adorno, há uma massificação da cultura como forma de padronização do ser humano, o qual além de aceitar a realidade na qual está inserido, acaba promovendo a permanência desse determinismo.

Portanto, é fundamental atenuar o reconhecimento do funk como cultura nacional do Brasil. Para tanto, é dever do governo falar sobre a junção de tradições musicais afro descendentes brasileiras e estadunidenses. Essa medida deve ser efetivada por meio de palestras nas escolas ou de eventos nas cidade, a fim de mostrar o verdadeiro lado do funk brasileiro, e assim as pessoas parem de julgar.

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2 Correções

  1. Oi, tudo bem?
    Dicas sobre as competências. (Se vc já dominou a estrutura do Enem, não precisa ler)

    Competência 1
    1-  Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2
    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3-  Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1
    4-  Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2
    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus  Repertórios com os argumentos

    Competência 3
    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4
    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5
    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
    8-  Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.

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  2. Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0

    Antes de tudo, vou apontar os erros gramaticais que identifiquei:

    Nessa lógica é imprescindível destacar que pessoas no qual cantam o funk, são mortos ou ligados à drogas, como um fator que potencializa o problema e, consequentemente, corrobora com ações policiais. → Nessa lógica, é imprescindível destacar que pessoas no qual cantam funk são mortas ou ligadas às drogas, como um fator que potencializa o problema e, consequentemente, corrobora com ações policiais.

    ligada aos indíviduos → ligada aos indivíduos

    resulta em uma dificuldade de enxergar e combater os estraves presentes na sociedade → resulta em uma dificuldade de enxergar e combater os entraves presentes na sociedade.

    eventos nas cidade, → eventos nas cidades

    Há, também, erros de pontuações. Recomendo se atentar nesses detalhes, pois podem prejudicar a redação na competência 1

    Apesar de não ser obrigatório, recomendo a utilização de, mesmo que coringa, um repertório na introdução, pois, além de contribuir para uma maior contextualização do tema, é o melhor parágrafo para inserir um repertório sócio cultural. Sua redação não seria penalizada por isso, mas acredito que seria uma estratégia interessante a inserção de um repertório na introdução. Ademais, o que o fato do cantor de funk ser morto(cuidado com a generação, não são todos que morrem) contribui para difícil aceitação do funk como uma cultura nacional? No mais, o seu parágrafo segue, de maneira positiva, as exigências da banca.

    Ao meu ver, o primeiro parágrafo de desenvolvimento ficou um pouco confuso. Acredito que você quis criticar o preconceito da população com a música. Porém, a sua frase inicial deixa a entender que o texto concorda com a problemática. Seria mais interessante reformular essa frase, por exemplo:

    Primeiramente, deve-se abordar o pensamento comum e equivocado de que o funk é de bandido como um fator que fermenta os obstáculos para o reconhecimento do funk no Brasil.

    Além disso, há uma escassez de argumentos. Por que esse preconceito ocorre? Quais são os principais colaboradores para isso? Quais são as consequências que este estigma proporciona para a sociedade? Acredito que, ao responder essa perguntas durante a escrita, haverá uma maior argumentação

    O segundo parágrafo também carece de argumentos. Como assim e por que todas as áreas da vida social se relacionam com o funk?

    Recomendo que, na conclusão, faça uma breve citação dos argumentos utilizados na redação antes de propor medidas intervencionistas. Outrossim, por que deve-se propagar músicas estadunidenses? Certamente, não iria colaborar para uma maior aceitação do funk que é uma música nacional.

    Bem, espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)

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