A Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro – assegura a todos o direito a liberdade, idependente de cor, nacionalidade e etnia. Apesar dos cidadãos terem seus direitos concedidos pelo Estado, o racismo, o mal do século XXI, persiste na sociedade. Os meios para o combate dessa problemática é, principalmente, abandonar as ideológias de superioridade de raça. Além disso, é necessário o diálogo como meio de derrogar os princípios racistas.
Em primeiro plano, vale destacar, que desde os primórdios da humanidade o conceito de superioridade é vigente. Isso é consequência, por exemplo, da escravidão e do Darwinismo Social que contribuíram para instalar essa doutrina racista. Apesar do Brasil ser um dos países mais miscigenados do mundo a percentagem da população que mais sofre é a negra, devido os conceitos fundamentados pelo tempo. Dessa forma, para mitigar esse cenário que permeia até a atualidade é necessário que as idéias que foram implantadas pela historicidade sejam findadas por todos.
Pontua-se, ainda, que o diálogo é outro caminho para combater o racismo. Paulo Freire, educador e sociólogo contemporâneo, destaca a comunicação como contribuinte fundamental para uma educação anti-racista. Por meio da interlocução os indivíduos podem analisar-se criticamente, abandonando conceitos errôneos. Assim, seria retirado os estereótipos com diferentes raças.
Infere-se, portanto, que a constituição não está assegurando a liberdade a todos. Por isso, para reverter esse quadro, torna-se imperativo que as Secretárias das Cidades promovam conversas nas comunidades. Concomitantemente, compete ao Estado o dever máximo de exibir, por meio da mídia, as consequências do racismo no passado, mostrando cartas, documentos e fotos mostrando a verdadeira face desse mal. Somente sob esse viés, poder-se-á ver o Estado assegurar a liberdade a todos os indivíduos.
rafaelasantinodasilva
Sua redação ficou bem argumentada da pra perceber que você tem conhecimentos de mundo começou logo falando com a constituição parabens so que vc precisa tomar cuidado em separar os parágrafos mas fora isso ficou boa seu desenvolvimento impecável. Boa argumentação usou muito bem os conectivos parabens vc tem talento continue assim
Giulia08
Uma redação bem estruturada, uso padrão da língua, sua tese está muito bem argumentada e gostei da sua argumentatividade. Coesão e coerência bem feitas. Acrescentar sua opinião junto da informação que você apresentou, desenvolvimento 2. você compreendeu muito bem há proposta, teve a capacidade de organizar e relacionar as informações
[email protected]
Sua introdução ficou perfeita, o contexto que usou sobre a história ficou show! E ás problemáticas que usou para descrever ao longo do seu paragrafo também.
Só tome cuidado com o desenvolvimento, em seu desenvolvimento dois, ele ficou mais pequeno que sua introdução não deixe isto acontecer, tente colocar mais alguns argumentos.
Em sua conclusão senti que você forçou o final na parte onde cita: Assegurar a liberdade a todos os indivíduos, vale te lembrar que todos são livres para ir e vim o problema que se instala e referente ao racismo, ele e livre, as pessoas que o condena por conta de sua cor, raça, escolha sexual, entre outros motivos.
Mas a nota que tenho para lhe dar de acordo com as competências seria de: 800
Mas seu potencial e de alcançar os tão sonhados 1000
ÉmanoellyLaviola
Boa tarde!
Parabéns, sua redação ficou ótima! Fez uma boa introdução, e desenvolveu em cima daquilo que foi dito nela.
Seus parágrafos ficaram bem organizados, fez ótimo uso dos elementos articuladores.
Questão da ortografia também foi ótimo
Interessante você ter mencionado a Constituição Federal novamente no parágrafo de conclusão.
Giovana Caroline
Perfeita redação! Está bem estruturado, um domínio excepcional na norma padrão, você compreendeu muito bem há proposta, teve a capacidade de organizar e relacionar as informações bem, uma ótima construção da argumentação e a elaboração da proposta de intervenção adequada. Só poderia melhorar mais o desenvolvimento 2, acrescentar sua opinião junto da informação que você apresentou.