O Racismo no Brasil

  • 1

Quem puder corrigir no modelo Enem e dar nota(independente de formação) ficarei  muito feliz!!

 

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração dos Direitos Humanos garante todos os indivíduos o direito á segurança e ao bem-estar. Conquanto, percebe-se que na realidade do Brasil do atual, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente para os negros, os quais, mais afetados. Nessa lógica, as falhas dos aspectos governamentais, juntamente com a violência policial, impossibilitam que essa parcela da população desfrute desse direito na prática, fomentando em consequências graves para a sociedade.

Deve-se destacar, de início, os setores governamentais como um dos agravadores do problema. Nesse sentido, conforme Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem estar da população. Nesse contexto, nota-se, no Brasil, que o Racismo rompe com as defesas do pensador, já que influi em consequências graves para a população negra. A discriminação Racial no Brasil, ocorre desde a chegada dos Portugueses ate os dias atuais, os negros são, os que mais são assassinados, os que recebem os menores salários, os que morrem mais cedo, os que mais sofrem com descriminação. Isso ocorre por falta de interesse do Estado, devido a falta de leis rígidas. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o percentual de Negros assassinados é de 132% a mais do que o de Brancos.

Além disso, é cabível observar a teoria da cidade Justa elaborada por Platão, em que nela, tudo era perfeito. Entretanto, no Estado Brasileiro moderno, observa-se que a tese do filósofo perde cada vez mais espaço visto que a violência policial se faz plenamente responsável por tal visão da sociedade. Em 25 de maio de 2020 na cidade de Minnesota nos Estados Unidos, um policial branco, cometeu o assassinato por meio de asfixia á vítima George Floyd, um homem negro. O vídeo mostra o policial ajoelhado no pescoço dele, imobilizado no chão, dizendo “Não consigo respirar”. Dessa forma é inaceitável que em pleno terceiro milênio, o Racismo aconteça interminavelmente violando o que é exigido constitucionalmente.

Destarte, medidas são necessárias para conter o avanço do Racismo no Brasil. Assim necessita-se urgentemente que o Governo Federal promova leis Draconianas através do ministério da justiça, para punir os agressores. Paralelamente, cabe a mídia gerar campanhas publicitárias em redes sociais, escolas, emissoras de televisão, rádios, de conscientização sobre o Racismo. Desse modo, a fim de que o tecido se desprenda de certos Tabus, para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei muito, mas só dando um (acréscimo de conclusão): ás leis são para conscientes, os que praticam o racismo não são conscientes de que um negro(a) é um ser vivo também assim como o mesmo, então a conclusão poderia ser algo evolutivo mentalmente para os racistas entenderem que através da pele escura tem uma mente e um coração.

    • 1
  2. Olha, há um erro de gramática no segundo parágrafo no final. Onde você poderia colocar um “a”depois dos 132% pois a frase ficaria mais coesiva. Fora isso o texto ficou bom.
    Norma padrão (150)
    Compreendeu a proposta (200)
    O conteúdo é de qualidade e objetivo(200)
    Convence o leitor (200)
    E há uma proposta de argumentação (200)
    Nota: 950 pontos.
    Obs: É apenas o pouco que sei sobre redação.

    • 0
  3. Sua redação está perfeita. Só algumas dicas: cuidado com as referência. Hobbes era partidário do absolutismo e fica estranho inseri-lo em uma democracia. Citar Russeau teria o mesmo efeito. Na frase fecho, também, recomendo retomar algo do primeiro parágrafo (como por exemplo uma citação ou, até mesmo, a ideia central). No caso você retomou um dos argumentos. então fica aquela questão: por que justo aquele argumento é o mais importante para finalizar o texto? recomendo fazer como aconselhei: retomar algo do primeiro parágrafo.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.