No Brasil, o racismo é um tabu. Muitos brasileiros gostam da ideia de pensar que não somos um país racista, mas infelizmente, os dados evidenciam uma realidade muito mais desagradável.
Existem várias práticas institucionais que ajudam a perpetuar o racismo e podemos ver isso em muitas ações policiais: negros são muito mais frequentemente vistos como suspeitos por polícias do que pessoas brancas, por exemplo, na série americana Brooklyn Nine-Nine há um episódio em que o sargento do esquadrão, que é um homem negro sofre uma abordagem vinda de um policial branco que o trata como suspeito por apenas está ainda em um bairro de alta classe, depois desse ato, o guarda se justifica de que estava fazendo seu trabalho, pois, de acordo com ele, o sargento não se encaixa no padrão daquela sociedade.
Isso é mais uma prova de que o racismo institucional ainda existe e que 71% das pessoas negras sofrem com toda a violência. Ainda, dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que as chances de um jovem negro ser assassinado é maior que um a de um jovem branco.
Torna-se evidente que, portanto, que medidas devem ser tomadas para combater esse mal da desigualdade. O poder judiciário deve garantir que as discriminações e atos de ofensas verbais ou físicas sejam mais fiscalizadas. É fundamental que as escolas e as famílias como construtores de valores dos indivíduos, eduquem as crianças para terem uma visão de toda a história desde sua formação e colonização, até os dias atuais.
AJOl
# Não encontrei tese ou problema na introdução. A contextualização poderia ter mais solidez, assim seria uma boa ideia tentar evitar usar somos ou sou procurando a impessoalidade como “o Brasil n é um país racista”, também sendo formal.
# Juntaria os desenvolvimentos em um, tentando organizar melhor as ideias e criaria um segundo.
# Tente retomar a introdução na conclusão.
Jeferson12144
1: A ideia da redação traz uma boa alusão a um fato corriqueiro, que assola a sociedade. Porém, está um pouco vazio quanto às teses a serem defendidas;
2: A colocação de primeira pessoa soa estranho;
3: O terceiro passo você até tentou, mas não conseguiu conectar com o tema, além de ter se prolongado de mais.
4: Faltou o encerramento do parágrafo;
Nota: 600
Projeto Redação
Introdução:
No Brasil, o racismo é um tabu. Muitos brasileiros gostam da ideia de pensar que não somos [1] um país racista, mas [2] infelizmente, os dados evidenciam [3] uma realidade muito mais desagradável.
Obs.:
1 – Não pode se colocar dentro da redação, ou seja, não fale na primeira pessoa, sempre fale na terceira pessoa.
2 – Ausência de vírgula.
3 – Perceba que você fala que “os dados evidenciam”, mas não fala de quem são, ficando uma ideia vaga.
– Veja só, sua introdução tem erros gravíssimos, pois você não obedece à estrutura correta, que é:
* Contextualização: aqui você fica responsável em apresentar uma área do conhecimento para fazer uma semelhança ou oposição com o tema a ser discutido, além de ser avaliado pela competência dois.
* Transição: aqui você apresenta o tema e problematiza-o, fazendo aquilo que eu te falei a cima: comparação ou oposição, se você não apresenta o tema, perde na c2.
* Tese: aqui você fica responsável em colocar os seus assuntos que irão ser abordados nos parágrafos de desenvolvimentos.
– Cada parte dessa que eu falei deve estar em períodos separados, totalizando três, mas lembre-se de usar os conectivos intraparágrafos, que são avaliados pela c4.
Desenvolvimento 01:
[1] Existem várias práticas institucionais que ajudam a perpetuar o racismo e podemos [2] ver isso em muitas ações policiais: negros são muito mais frequentemente vistos como suspeitos por polícias [3] do que pessoas brancas, por exemplo, na série americana Brooklyn Nine-Nine [4] há um episódio em que o sargento do esquadrão, que é um homem negro [5] sofre uma abordagem vinda de um policial branco que o trata como suspeito por apenas está ainda em um bairro de alta classe, depois desse ato, o guarda se justifica de que estava fazendo seu trabalho, pois, de acordo com ele, o sargento não se encaixa no padrão daquela sociedade.
Obs.;
1 – Faltou o conectivo interparágrafo, que é avaliado pela c4, como:
* Convém ressaltar, a princípio,..
* De início, é fundamental entender…
* Sob tal viés, é lícito postular…
* De acordo com essa questão, percebe-se…
* Nesse sentido, é relevante abordar…
2 – Não pode se colocar dentro da redação, ou seja, não fale na primeira pessoa, sempre fale na terceira pessoa.
3 – O correto, nesse caso, é “policiais”.
4 – Palavras estrangeiras devem estar dentro de aspas, mesmo que não não fosse estrangeira, seria interessante colocar porque é o nome da série.
5 – Ausência de vírgula.
– Você se prolongou de mais nesse repertório e acaba não deixando quase nada da tua opinião sobre o tema, que é o principal.
– Além disso, teve muitos erros estruturais, como:
* Não fez o tópico frasal: aqui você resume o seu assunto do parágrafo, junto com o tema, fazendo uma frase pequena, no máximo, em duas linhas.
* Não tem a explicação do tópico frasal: aqui você explica seu tópico com suas próprias palavras, iniciando com um desses conectores:
* Isso ocorre porque…
* Isso acontece porque…
* Isso se dá, sobretudo, porque…
* Esse panorama acontece porque…
* Essa situação é fruto da/de/do…
– O terceiro passo você até tentou, mas não conseguiu conectar com o tema, além de ter se prolongado de mais. Aqui você fica responsável em comprovar a sua argumentação. O uso do repertório é avaliado pela c2 e pela c3.
– Faltou o encerramento do parágrafo; aqui você fica responsável em encerrar o seu parágrafo, confirmando o seu ponto de vista, e ele deve ser iniciado com um conectivo conclusivo, por exemplo, dessa maneira, desse modo, assim, diante disso, dessa forma, logo.
Desenvolvimento 02:
[1] Isso é mais uma prova de que o racismo institucional ainda existe e que 71% das pessoas negras sofrem com toda a violência. [2] [3] Ainda, dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública [4] mostrou que as chances de um jovem negro ser assassinado é maior que um a de um jovem branco.
Obs.:
1 – Faltou o conectivo interparágrafo, que é avaliado pela c4, como:
* É necessário pontuar, ainda,…
* É relevante abordar, ainda,..
* Ademais, cabe ´pontuar…
* Outrossim, nota-se…
* Pontua-se, além disso,…
– Esse parágrafo teve os mesmos problemas estruturais e, por isso, não irei repetir.
Conclusão:
Torna-se evidente que, [1] portanto, que medidas devem ser tomadas para combater esse mal da desigualdade. [2] O poder judiciário [3] deve garantir que as discriminações e atos de ofensas verbais ou físicas sejam mais fiscalizadas. É fundamental que as escolas e as famílias [4] como construtores de valores dos indivíduos, eduquem as crianças para terem uma visão de toda a história desde sua formação e colonização, [5] até os dias atuais.
Obs.:
1 – Tire esse “que”, pois além de afetar a sua frase, é uma repetição próxima.
2 – Adicione um “para isso, urge”.
3 – As iniciais de “Poder Judiciário” são maiúsculas.
4 – Ausência de vírgula.
5 – Equívoco de vírgula.
– A sua conclusão teve alguns problemas estruturais, como:
* Ausência de um “meio”. Para isso, use um desses marcadores: por meio de ou por intermédio de.
* Ausência de detalhamento, ou seja, explicar como ocorrerão esses fiscalizações.
* Ausência de finalidade. Para isso, use um dos marcadores conclusivos, por exemplo, a fim de, com o intuito de, com a finalidade de, com objetivo de, com o fito de.
– Além disso, você fez duas resoluções para o problema, mas não aconselho fazer isso, pois não é mais obrigatório fazer duas propostas. Sempre faça apenas uma e detalhe ao máximo.
Nota:
c1: 160
c2: 120
c3: 120
c4: 80
c5: 80
Total: 560//
Letícia21
Olá, tudo bem? Sou apenas uma estudante e vou “corrigir” apenas com meu conhecimento
Sua redação está boa. Não sei se é para a redação dissertativa-argumentativa do ENEM, se for, não é recomendável você continuar com esse tipo de “modelo”.
Na redação do ENEM, você precisa de uma introdução, dois desenvolvimentos e uma conclusão.
Mas eu adorei que você utilizou uma série para o desenvolvimento de sua redação
Continue treinando que vai dar tudo certo!
gabriel.augz
Olá. Acredito que como você não especificou o seu foco seja o ENEM. Portanto, vou corrigir conforme um corretor do ENEM corrigiria.
No Brasil, o racismo é um tabu. Muitos brasileiros gostam da ideia de pensar que não somos(1) um país racista, mas infelizmente, os dados evidenciam uma realidade muito mais desagradável.
(1) Acredito ser errado utilizar a primeira pessoa no ENEM. Cuidado com isso.
*Introdução confusa. Não houve a apresentação dos temas a serem defendidos no D1 e D2. Poderia ter detalhado melhor esses dados ou trocado o repertório.
Existem várias práticas institucionais que ajudam a perpetuar o racismo e podemos ver isso em muitas ações policiais: negros são muito mais(1) frequentemente vistos como suspeitos por polícias(2) do que pessoas brancas, por( exemplo, na série americana Brooklyn Nine-Nine há um episódio em que o sargento do esquadrão, que é um homem negro(3) sofre uma abordagem vinda de um policial branco que o trata como suspeito por apenas está(4) ainda(5) em um bairro de alta classe, depois desse ato, o guarda se justifica de que estava fazendo seu trabalho, pois, de acordo com ele, o sargento não se encaixa no padrão daquela sociedade.
(1) Esse “muito mais” me parece até redundância. Evite isso. Seria suficiente dizer: “…negros são frequentemente vistos como…”
(2) Talvez você quisesse dizer “policiais”.
(3) Vírgula. Adjunto adverbial com mais de 3 palavras.
(4) “… por apenas ESTAR…”
(5) Não entendi esse ainda.
*Trouxe um repertório bom e até produtivo, porém faltou organizar tudo isso. Suas frases são muito longas, e quanto maior a frase mais chances você tem de errar alguma pontuação, concordância e etc. Utilize mais pontos finais e organize melhor o pensamento. Senti falta de conectivos também.
Isso é mais uma prova de que o racismo institucional ainda existe e que 71% das pessoas negras sofrem com toda a violência. Ainda, dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostrou que as chances de um jovem negro ser assassinado é maior que um(1) a de um jovem branco.
(1) Esse “um” não deveria estar aqui.
*Não entendi se esse era o desenvolvimento 2 ou continuação do D1, mas se for o 2 está mal estruturado.
Torna-se evidente que, portanto, que(1) medidas devem ser tomadas para combater esse mal da desigualdade. O poder judiciário deve garantir que as discriminações e atos de ofensas verbais ou físicas sejam mais fiscalizadas. É fundamental que as escolas e as famílias (2)como construtores de valores dos indivíduos, eduquem as crianças para terem uma visão de toda a história desde sua formação e colonização, até os dias atuais.
(1) Sem necessidade desse “que”.
(2) Vírgula.
*Não vou me aprofundar na prop. de intervenção pois tem duas e as duas estão incompletas.
Não sei se você quer o ENEM mesmo, mas caso queira saiba que há diversos erros na sua redação. Vou pontuar alguns:
– Desenvolvimento 2 incompleto.
– Estrutura incorreta. Procure seguir a fórmula que todo mundo utiliza: 1 parágrafo p/ introdução, 2 p/ os desenvolvimentos e 1 p/ conclusão (prop. de intervenção).
– Praticamente não há conectivos (mecanismo que liga orações em um texto) na sua redação. Pesquise sobre isso e comece a utilizar agora, pois o ENEM tem uma competência só para esse tema.
– Proposta de intervenção incompleta. Não precisa fazer duas, apenas uma é suficiente.
– Erros de concordância e pontuação em alguns momentos.
Caso você se atente nessas observações sua nota já sobe consideravelmente. Não vou dar nota pois acredito não ser útil no momento. Foque nesses pontos que eu disse.
Parabéns, e continue treinando!
Raquel Rodrigues
A redação está boa!
Primeiro ponto: tem alguns momentos, como no desenvolvimento 1, que você errou na gramática e o texto ficou confuso, o que te faz perder pontos na competência 1.
Segundo: o texto está carente de repertório, o que te faz perder pontos na competência 2. O repertório que você usou no desenvolvimento 1, seria melhor aproveitado na introdução, que ficaria mais “rica”, para entender isso, sugiro que veja uma aula somente sobre a introdução.
Terceiro: Parabéns! Você defendeu muito bem o seu ponto de vista.
Quarto: Acredito que a discrepância de linhas entre um parágrafo e outro pode afetar sua nota, não tão drasticamente, mas pode.
Quinto: Busque fazer um projeto de texto! Ele serve para que você consiga organizar suas ideias na redação, sem ele sua redação vai parecer apenas um “monte” de pontos de vistas jogados num texto. ( no youtube tem bastante conteúdo sobre o assunto, eu sugiro que dê uma olhada e veja o tipo de planejamento que mais gosta )
Sexto: na conclusão, eu senti falta de alguns pontos, então sempre tenha em mente que aqui você vai fazer o seguinte: indicar alguém que vai fazer, o agente; vai dizer a ação e também qual o seu objetivo e como ela deve ser feita/ desenvolvida; e também um detalhamento. Não é necessário ser feito necessariamente nessa ordem.