Quando observa-se a sociedade contemporânea brasileira, percebe-se uma grande falta de incentivo a doação de sangue. Isso gera uma escassez nos bancos de sangue das instituições.
Em primeira análise, a falta de incentivo para o brasileiro doar sangue é evidente. O governo tenta superar essa problemática através de propagandas pela televisão, redes sociais e por meio de cartazes. Contudo, essa medida é vaga para um problema de tamanha grandeza como a falta de bolsas de sangue em instituições. Para Aristóteles a saúde é incompatível com a ociosidade, tendo em mente essa ideia, pode-se fazer uma analogia com o fato de que muitas pessoas não se sensibilizam a doar sangue voluntariamente, uma vez que não se dispõe a doar, a saúde não consegue se manter.
Ademais a falta de incentivo provoca um déficit dentro dos hemocentros, o que prejudica pessoas que precisam do sangue. Esses indivíduos podem ter sofrido acidentes , ter tido complicações cirúrgicas ou passado por qualquer outra situação que o faça ficar à mercê da doação de sangue. Essas pessoas não podem ficar sem receber essas doações pois podem vir a óbito, é crucial que o número de doações aumente para que se corrija esse déficit.
Portanto se faz necessário que o Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Saúde crie o projeto “+ saúde”, que trará palestras e jogos educacionais dentro das instituições de ensino para conscientizar crianças, adolescentes e jovens sobre a importância da doação de sangue para que no futuro eles se sensibilizem e se tornem doadores.
Joaocapisce
Boa noite!
Irei realizar algumas críticas que ao meu ver podem melhorar o teu texto.
A tua introdução está muito pequena e não possui tese, ou seja, opinião. Você constata um fato e o problematiza, mas não gera uma opinião sobre.
Pela falta de tese, os teus argumentos ficam desconexos. A tua primeira argumentação está deveras apresentável, bonita e coerente. Todavia, na segunda argumentação você retoma a mesma justificativa do segundo parágrafo, tornando-se repetitiva.
A tua gramática falha também. A falta de conectivos entre os parágrafos os tornam incoerentes e incoesos.
Na conclusão eu senti falta de como que essas palestras seriam realizadas. Você as inseriria em escolas ou em centros empresariais? De resto, na conclusão, achei muito legal!
lanaP
Boa tarde samybbarros! 1. Gostaria de pontuar que sua introdução está super pequena e a questão de versos/parágrafos no Enem conta muito, visto que ele é todo padronizado. Procure escrever seus parágrafos com um número de linhas exato e suficiente para expor seus argumentos. Ainda na introdução, é válido a utilização de um repertório sociocultural que, além de enriquecer sua redação, te auxilia na exposição dos fatos. Deixe claro também a sua tese (uma opinião subjetiva).
2. Para Aristóteles a saúde é incompatível com a ociosidade -> Ao citar um repertório coloque-o entre aspas.
3. uma vez que não se dispõe a doar, a saúde não consegue se manter -> há um problema de ambiguidade na sua frase. Corrigindo: uma vez que não se dispõe a doar, a saúde de quem necessita não se mantêm (ou algo do tipo). Deixe explícito os agentes.
4. Os seus desenvolvimentos ficaram vazios, pois você não apresentou os frutos do problema e nem mesmo as consequências dele. Ao dizer “Ademais a falta de incentivo provoca um déficit dentro dos hemocentros” você poderia ter desenvolvido essa ideia.
5. A sua conclusão poderia ser mais desenvolvida, falta o detalhamento da mesma. ao falar “jogos educacionais” você necessita argumentar acerca, visto que, as suas ideias devem estar claras e objetivas.
Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que suas redações melhorem cada vez mais!
Luizatavares
Olá, Samy B Barros, tudo bem?
Boa redação! Você trouxe um repertório muito rico para o seu texto, o que o deixou bastante interessante. Vou elencar alguns pontos de melhoria:
Introdução: Acho que você poderia enriquecer um pouco mais sua introdução, deixando-a mais atrativa. Ela está destoando bastante dos parágrafos de desenvolvimento, ricos em argumentações e detalhamentos. Você pode apresentar algum dado estatístico na sua introdução, por exemplo, para ilustrar a falta de incentivo citada.
Nos desenvolvimentos, acredito que você possa melhorar a coerência. Eu não consegui entender bem essa parte: “Para Aristóteles a saúde é incompatível com a ociosidade, tendo em mente essa ideia, pode-se fazer uma analogia com o fato de que muitas pessoas não se sensibilizam a doar sangue voluntariamente, uma vez que não se dispõe a doar, a saúde não consegue se manter”. Pra resolver isso nas próximas redações, tente tratar de um problema/argumento por parágrafo de desenvolvimento, num máximo de 8 linhas manuscritas. Quando fazemos parágrafos de desenvolvimento muito grandes, eles acabam perdendo a coerência pelo excesso de temas abordados.
Quanto à conclusão, aponto algumas observações para a proposta de intervenção. Foque sempre em tomar 6 ações na sua conclusão: 1. Resolva os problemas que você abordou no desenvolvimento; 2. Diga qual o agente da sua proposta (quem?); 3. Diga a ação da proposta (o quê)?; 4. Diga de que forma a proposta será efetivada (como?); 5. Diga a finalidade da ação (pra quê?); 6. Adicione algum detalhamento. Além disso, é bom fazer o fechamento do texto (texto circuito), onde você retoma alguma referência utilizada na sua introdução, a exemplo do dado estatístico que você poderia adicionar. Assim, o texto fica bem coeso ;)
Nota: 750
Abraços.