Mestre

O que falta para o Brasil doar mais sangue?

  • 0

Não é de hoje que  assistimos  na televisão, campanhas de ONGs e ações privadas que incentivando a doação de sangue.  Campanhas no rádio, nas ruas e em redes sociais também são divulgadas, mas porque ainda, no Brasil há poucas pessoas que se comprometem com esta ação?

Segundo estudos, apenas 16 em cada 1000 brasileiros doam sangue no Brasil. É um número muito abaixo do que o país pode oferecer. Apesar do intenso esforço das autoridades em divulgar campanhas, ficamos ainda com esta duvida em entender porque o número de doação é tão baixo. A grande questão é que muitas pessoas podem temer em doar por motivos pessoais e empíricos. A ideia de ser furado por agulhas pode não ser tão atrativa, desta forma criando um ”tabu” envolvendo a questão.

Se por a caso, este receio for de fato um fator para as pessoas não doarem, seria necessário um incentivo ainda maior nas campanhas. Desta maneira, é possível desmistificar alguns pontos e ressaltar a importância do ato. Uma outra medida que poderia ajudar na campanha é oferecer para a população um questionário levantando informações da população sobre por qual motivo cada cidadão não doa sangue. As respostas serveriam como base e apoio para as futuras campanhas.

Compartilhar

5 Correções

  1. Muito bem argumentada, trouxe dados, um questionamento como tese na introdução que pode ser usada também e ajudar a responder nos argumentos, porém:
    1- Contextualizar a introdução é necessária
    2- que incentivaM..
    3- Observe a estrutura (em caso de redação para Enem) , é a introdução, 2 PARAGRAFOS DE ARGUMENTAÇÃO e a conclusão
    4- Use conectores para progredir o seu texto e juntar os paragrafos.
    5- você trouxe medidas para ser tomadas na conclusão , mas quem vai tomar? como? por onde? Se ligue nas 5 perguntas da proposta de intervenção.
    Nota: +/- um 500

    • 1
  2. Baita argumentação, tese na introdução e bons dados, no entanto:
    1- Faltou dar uma contextualizada básica na introdução.
    2- alguns errinhos na escrita das palavras.
    3- Fugiu da estrutura pedida: introdução, 2 parágrafos de desenvolvimento e conclusão.
    4- Faltou conectivos pro texto fluir legal.
    5- Tente responder estas perguntas na sua proposta de intervenção: O QUE? COMO? QUEM? PRA QUÊ? E o detalhamento.
    Nota geral: 520

    • 0
  3. Olá! Bom, em sua redação nota-se argumentos de autoria, porém, existem características que precisam de uma atenção melhor. A princípio, falta critérios para dividir os parágrafos, a progressão está um pouco confusa, faltou a abordagem das consequências. No ramo da ortografia, a acentuação e a pontuação podem melhorar, principalmente o uso de vírgulas.
    Cuidado ao utilizar o senso comum, utilizado de forma indevida pode resultar na fuga do texto dissertativo argumentativo. Além disso, as concordâncias nominais e verbais precisam de uma revisão. Faça uma boa revisão e sua estruturação poderá melhorar!

    • 0
  4. Texto interessante e com um tema relevante.
    -Bom, sobre no primeiro parágrafo você poderia ter desenvolvido um pouco mais, há também um erro de escrita. Seria incentivam, e não “incentivando”.
    -Na parte da argumentação você poderia ter feito dois parágrafos, não é regra, mas da pra desenvolver melhor. Então faltou isso.
    -O terceiro parágrafo ficou meio vago, faltou a adição e a melhor explicação de como esse incentivo ocorreria.

    • 0
  5. olha cara, eu não sou nenhuma corretora profissional, mas vou falar alguns pontos que acho que ficou faltando na sua redação.
    desde já adorei sua introdução, gostei da problematização que vc fez com a pergunta. mas em seus argumentos faltou coesão, uso de conectivos e fatos de autores ou de algum livro, filme, documentário para sustenatar sua opinião.
    na introdução faltou detalhamento. vc tem que falar modo+meio+agente+finalidade+detalhamento

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.