Iniciante

O que a falta para o Brasil doar mais sangue?

  • 2

*alguém pode corrigir com nota, por favor? obrigada desde já :)

.

.

Ao analisar o tema da doação de sangue, vê-se que ele é um problema no Brasil. De modo que, poucas pessoas doam sangue ao decorrer da vida.

A primeira transfusão com sangue humano datada ocorreu no século XIX, o que sem dúvidas mudou a perspectiva da medicina. Assim sendo, doações de sangue é banal na vida de algumas pessoas, entretanto, para outras é uma situação atípica. Infelizmente, isso acontece por não fazer parte da cultura brasileira. O filósofo Paulo Coelho disse; ‘’Estamos em constante processo de mudança’’, todavia ainda a esperanças.

Devido ao baixo numero de doações, vê-se impasse na conscientização da sociedade. A falta de políticas públicas é um problema visto que possue o intuito de atingir o maior numero de pessoas, mas é perceptível notar que o Estado falhou.

Portanto medidas são necessárias para resolver o impasse. Com o propósito de aumentar as doações, o Ministério da Saúde deve tornar obrigatório a doação em média de 2 pessoas por família, por meio de projeto de lei entregue a Câmara dos Deputados. O Ministério da Saúde em parceria com Ministério da Educação deve promover palestras e rodas de conversas aberta ao público, com o fim de informar e incentivar a comunidade. Dessa forma, espera-se que a sociedade seja mais consciente e tenha empatia ao próximo.

Compartilhar

3 Correções

  1. você não deixou explícito completamente na introdução o tema que seria abordado no decorrer do texto… deveria ter aprofundado mais. além disso, busque sinônimos, vejo a repetição de palavras, como “Ministério da saúde” na conclusão, e também alguns erros de ortografia… fora isso gostei do seu texto, principalmente do desenvolvimento 1

    • 1
  2. Realmente, acredito que a introdução possa ser um pouquinho maior, visto que nela você deve apresentar uma visão geral do tema, se possível (bem interessante) fazer também uma contextualização na história/tempo/espaço, e apresentar de forma bem coesa a sua tese. No seu texto a tese ficou bem explícita, porém faltou um pouquinho de contextualização. Com relação ao desenvolvimento, busque sempre levantar questões e responder todas elas, usando exemplos e tudo com muita clareza. Talvez colocar mais dados de pesquisas seria interessante. Já na proposta de intervenção, achei bem interessante, visto que está bem embasada, retomando a tese e solucionando o “problema”. Cuidado com algumas pontuações, como foi citado no comentário acima. Por mim é isso. Muito bom, continue praticando e nunca desista dos seus sonhos! Parabéns :)

    • 1
  3. Oi! Você escreve muito bem, tem fluidez na leitura e bom repertório cultural! Mas vou colocar aqui algumas observações ok? ;)
    Bom, não sei se foi erro na hora de mandar a redação, mas se não for, sua introdução está BEM curta, faltaram argumentos, complementação e embasamento :(. No desenvolvimento 1 o verbo ”é” antes de ”banal” está flexionado errado, o correto seria ”são” porque ”doações” está no plural. São pequenos desvios assim que fazem perder ponto na competência 1 (se for o Enem) ^^. Ainda no desenv. 1, depois da citação de Paulo Coelho, você não deu continuidade, o que tornou vago .-. Coloque na próxima vez, depois de citar uma referência, a expressão ”Nesse sentido, (argumentação)”, vai ficar top :D. Já na conclusão, há repetição de Ministério da Saúde e,para dar uma melhor pincelada, coloque primeiro todos os agentes que você quer citar para, só depois, o modo e a finalidade, assim, não fica repetindo! :-)
    Mas, no geral, você escreve com muita qualidade e desenvolve bem o que é proposto! Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.