O curta-metragem ”Save Ralph”, dirigido por Spencer Susser, mostra a realidade do coelho Ralph, cujo trabalho é servir como cobaia para testes de produtos de beleza, o qual o deixaram com uma cegueira parcial. Fora da ficção, é fato que a crítica apresentada pelo diretor pode ser relacionada aos problemas do uso de animais em testes químicos. Logo, convém ressaltar que muitos desses experimentos se mostram ineficazes sobre os humanos, além do fator dessa prática desrespeitar a ética humana, uma vez que perpetua a crueldade.
Em primeira análise, vale destacar que, de acordo com a coordenadora do Laboratório de Toxicologia e Farmacologia Celular, Marize Campos Valadores, a insuficiência desses testes é evidente, pois o que é tóxico para um animal pode não ser tóxico para as pessoas, visto que a anatomia, mesmo sendo semelhante em quase 90%, ainda é de um ser diferente, por isso a capacidade preditiva do modelo nem sempre é satisfatória. Igualmente ao cenário da série ”Dr. House”, criada por David Shore, aonde o protagonista utiliza um remédio que funcionou em camundongos, porém, em seu organismo, provocou o surgimento de tumores, o que comprova a ineficácia dos experimentos.
Ademais, o uso de criaturas nessas práticas obsoletas fere a ética humana, visto que, para uma pessoa usar produtos ”confiáveis”, inúmeros animais perdem suas vidas, sendo estes experimentos, em sua maioria, feitos sem anestesia e com a introdução de substâncias tóxicas nos corpos, o que causa um sofrimento longo e contínuo, assim como explica o professor Thomas Hartung, em sua afirmativa de que o homem não é um rato de 70kg, menos ainda uma cultura de células. Continuamente, a luta contra a não utilização desses meios começou em 1980, a partir de protestos organizados por ativistas contra o Teste de Draize, o que alavancou o boicote dos produtos cosméticos.
Portanto, medidas devem ser tomadas para amenizar o quadro atual. Para isso, urge que o Ministério da Ciência, Tecnologias e Inovações, em parceria com o Poder Legislativo, por meio de uma nova lei efetiva, faça a proibição do uso de cobaias em laboratórios e aplique multas à aqueles que o fizerem, a fim de terminar com a crueldade com outros seres vivos. Somente assim será possível acabar com o problema dos testes químicos em animais.
liviamardulce
Parágrafo 1:
“[…] o qual o deixaram com uma cegueira parcial.” – erro de coesão referencial;
Substitua “fora da ficção” por “para além da ficção”, fica mais coesivo;
Tese ficou mal colocada;
Utilização incorreta da palavra “sobre”, no contexto não cabe o uso desta;
Erros em pontuação (reveja o conteúdo de vírgula).
Parágrafo 2:
Bom desenvolvimento, mas você usou muito espaço para detalhar seu repertório,ao invés de ter argumentado mais;
Repetição da palavra “tóxico” desnecessariamente;
Substitua “igualmente” por “Assim como” ou “tal qual” igualmente não é uma conjuncão, não está como um conectivo;
Uso indevido da palavra “aonde”, não se refere à lugar físico;
Erros em pontuação (reveja o conteúdo de vírgula).
Parágrafo 3:
Substitua “o uso de criaturas” por “o uso dessas criaturas”, se referindo aos animais que você citou nos parágrafos anteriores, gerando coerência no texto;
Seu repertório não foi bem associado ao argumento que você elaborou, a referência ficou sem contextualização e mal colocada.
Parágrafo 4:
Proposta bem construída, com agente, modo, meio e detalhamento;
Substitua “terminar” por “acabar”, fica melhor nesse contexto;
Evite usar “somente assim”, prefira “desta forma”;
Ao fazer o fechamento da conclusão, se refira a sua tese, associe a proposta como solução para problemática que você apontou na Tese. Assim, com o fechamento circular (que volta a origem do texto – a tese – você faz um texto mais coerente.
COMENTÁRIO GERAL: ficou claro o projeto de texto, porém, o desenvolvimento deixou a desejar. Seus repertórios ocuparam muito espaço no texto, e não embasaram sua argumentação de forma satisfatória. Proposta direta e bem explicada. Com poucos ajustes você vai longe! Continue treinando!
NOTA: 800
Competência 1: 120 (gramática)
Competência 2: 160 (repertórios)
Competência 3: 160 (coerência)
Competência 4: 160 (coesão e argumentação)
Competência 5: 200 (proposta de intervenção)
a20m
Boa tarde,
Sua introdução está boa. Tese: 1- ineficácia em humanos, 2- violação da ética humana.
Seus parágrafos de desenvolvimento se baseiam muito em dados e alusões, quando for argumentar tente deixar mais claro a sua opnião sobre a problemática. Há também a repetição da palavra ”tóxico” (procure sinônimos)
Sua conclusão está boa e completa.
C1: 120
C2: 120
C3: 160
C4: 160
C5: 200
Total: 760
Ewwys20511
Oi,a sua redação está muito boa,mas acredito que seria melhor na extrutura do seu texto o primeiro parágrafo do seu desenvolvimento ser para explicar o porquê disso ser um problema e o segundo parágrafo explicando o que impede desse problema ser resolvido,seu texto vai ficar mais objetivo,mas ele está muito bom no geral!