O problema do uso excessivo da tecnologia entre os brasileiros e suas consequênciais

  • 0

Atualmente a tecnologia está no nosso dia a dia em tudo o que fazemos, o que foi criado para ser um aliado é muitas das vezes o vilão, já que o uso excessivo de celulares, computadores e afins podem levar a insônia, problemas de visão e como Zygmunt Bauman diz “relações liquidas”. Além disso, por estarmos ligados 24 horas por dias a internet, ficamos alienados, isto é, acabamos apagando nossa própia personalidade de tantas informações que recebemos, e consequentemente tendo nosso modo de pensar influenciado pela mídia.

Vemos um exemplo da problematica do uso excessivo da tecnologia no filme “Modo Avião” onde a protagonista Ana era uma influencer de moda totalmente viciada pelo celular, no filme mostra ela se acidentando ao bater o carro em decorrencia de estar focada no celular.

A dificuldade na resolução desse problema é decorrente da sociedade que vivemos e de como esse problema já afeta a todos,  que levam o vicio pela tecnologia, que é considerado até uma doença, com naturalidade por já ter se tornado comum.

Portanto, medidas são necessárias para diminuir essa dependência que atinge não só o Brasil, mas o mundo todo. É excepcionalmente importante que, o Estado e a família se juntem em prol de se fazer possível o uso moderado das tecnologias no Brasil.Cabe as mídias informar dos malefícios desse uso exacerbado da tecnologia, além disso, psicólogos e terapeutas devem orientar a sociedade sobre os males para a saúde que isso pode gerar.

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Selina, Tudo bem? Então, a princípio gostaria de ressaltar o primeiro “erro” logo de cara, não que seja um erro de fato, mas alguns professores aos quais assisti instruindo dicas de redação alertaram que preferencialmente não utilizemos o “atualmente” na redação. Você poderia ter começado direto por “A tecnologia está presente no nosso dia a dia…”
    Além disso, faltou desenvolvimento da sua tese, entende-se que você queria trabalhar com a ideia de que a tecnologia tem como função o auxílio da população mas tem se tornado um problema, social e para a saúde. No desenvolvimento você não cita nenhum desses pontos, a utilização do repertório sócio cultural foi muito boa, e ali no mesmo parágrafo você poderia ter aberto espaço para citar que na realidade isso também acontece, e muitos acidentes de trânsitos são registrados a cada ano por falta de atenção ocasionada do uso indevido do celular, também relacionando isso ao vício, onde as pessoas negligenciam a própria vida em função do mesmo. Sobre as relações líquidas, você também poderia ter resgatado isso no desenvolvimento, citando por exemplo uma cena muito comum na sociedade de hoje, um grupo de amigos sentados juntos e todos no celular, interagindo com o aparelho, não com as pessoas, trazendo junto a este fato os perigos para a saúde mental, a perda das relações concretas que já volta à Bauman, e também à alienação que você também já comentou. Enfim, no mais é isso, é muito importante que você desenvolva mais as suas ideias, os parágrafos estão muito curtos, falta conectivos e coesão de informação que é uma das competências avaliadas.
    Já quanto ao método de intervenção, também faltou detalhamento. “É excepcionalmente importante que, o Estado e a família se juntem em prol de se fazer possível o uso moderado das tecnologias no Brasil.” Como?
    Essa é uma dica importante aliás, sempre que pensar numa proposta para colocar já pense em como ela vai ser executada, porque a execução da proposta que é o grande ponto da questão.
    Mas continue assim, lembre-se que ninguém nasce sabendo, e você está tentando e tenho certeza que logo estará arrasando, espero que você alcance seus objetivos, abraço!

    • 1
  2. A construção dos argumentos está de acordo com o tema proposto. Porém, sugiro que pratique mais a pontuação; O uso correto dos pontos finais; Das vírgulas etc.
    Exemplo: Atualmente, a tecnologia está no nosso dia a dia em tudo o que fazemos. O que foi criado para ser um aliado é muitas das vezes o vilão. Já que o uso excessivo de celulares etc…

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.