Iniciante

O problema do uso excessivo da tecnologia entre os brasileiros.

  • 0

Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, garante a todos os indivíduos á meios da asseguração da saúde mental e formas de socialização. Conquanto, com o uso exacerbado da tecnologia entre os brasileiros impossibilita que essa parcela da sociedade desfrute destes direitos básicos sendo ocasionados pelos entraves como especificamente o desenvolvimento de distúrbios mentais e o uso de redes sociais tendo como limitador do convívio social. Nessa perspectiva esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada com sucesso.

A saúde é um dos fatores principais para o desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição da economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema de saúde público eficiente.  Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na ausência de demandas no qual seja colocada em vigência planos que assegure a saúde mental em um mundo globalizado. Segundo uma pesquisa realizada pela USP, mostra que o uso excessivo de internet e celular pode causar danos cerebrais, como distúrbios mentais. Diante do exposto, é visto que ações para extinguir tais problemas se vê de forma emergencial para todos os cidadãos.

Faz-se mister, ainda, salientar que devido ao uso exacerbado de tecnologia, redes sociais e afins ocasionam problemas à saúde mental, causando consequentemente problemas ao convívio ao meio social, agindo como impulsionador de uma sociedade pessoalmente distante. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a características da “modernidade liquida” no século XXI. Diante do exposto, é valido citar uma pesquisa realizada pela TIC Domicílios mostra que no ano de 2018 o acesso à internet aumentou 70% sendo de 12,9 milhões de pessoas. Pontua-se então que a internet em si não é o fator negativo social, visto que auxilia pessoas em diversas situações, porém o objetivo que a mesma é empregada, tendo de haver ações que ajude a sociedade a adquirir hábitos saudáveis com o uso da mesma, evitando o descontrole do uso e atos insociais.

Infere-se, portanto, que ainda há entraves que garante a solidificação de politicas que visem a construção de um mundo melhor. Dessa maneira urge que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em conjunto com o Ministério da Educação será revestido em Campanhas publicitárias em Instituições de Ensino e em Centros Regionais de Assistência Social (CRAS) em todo o país, visando a diminuição do uso exacerbado da tecnologia por meio das redes sociais, como Instagram, Whatsapp, Facebook e entre outros, e também oficinas como forma de desenvolvimento de um uso mais qualitativo da internet. Dessa forma o Brasil poderá mitigar problemas com o uso exorbitante da tecnologia.

FAVOR REALIZAR CORREÇÃO DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO ENEM. 

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Tudo bem?
    Primeiro de tudo parabéns pela redação!
    Deixarei algumas anotações sobre o que encontrei em sua redação:

    1° parágrafo: A Declaração dos direitos humanos é um documento que prevê a asseguração, ela não garante, tome cuidado ao dizer que documentos garantem algo, eles preveem que meios sejam seguidos a fim de assegurar, o mesmo vale para PDO de 2030 ou a Constituição Federal. Erro de concordância no segundo período. Falta de vírgula após básicos, poderias colocar : após como e retirar o especificamente para ajudar na clareza do texto, esse período em si está bem confuso, acredito que foi a maneira como você dispôs as palavras.
    2° parágrafo: Repetição de palavras. No qual está se referindo a qual termo? O único que encontrei seria resultado, caso não seja tens um problema concordância aqui, se for de vírgula. Quem é USP? Lembre que para pontuar o repertório precisa ser legítimo, bom colocar o termo em aberto para deixar claro.
    3°parágrafo: Repetição de palavras. Erro de concordância, apresentou três fatores= são características da … Repetição de conectivo, poderias usar desse modo. Usar dois repertórios tirou um pouco do seu espaço para argumentar, e também um pouco da pertinência do repertório.
    4° parágrafo: Entraves que garante? Erro de concordância e má uso do term: entraves= obstáculo, impedimento. Obstáculo que garante a construção de um mundo melhor?Proposta de intervenção contendo quase todos os agentes: Agente, ação (falta de meio/modo), detalhamento e finalidade.

    COMPETÊNCIA I: 160- Domínio da norma culta com desvios da língua portuguesa e deslizes leves.
    COMPETÊNCIA II: 200- Domínio do texto dissertativo-argumentativo.
    COMPETÊNCIA III: 160- Argumentação consistente e Repertório sociocultural
    COMPETÊNCIA IV: 120- Muita repetição de palavras e conectivos.
    COMPETÊNCIA V: 160- Proposta de intervenção.

    TOTAL: 800.

    Espero ter ajudado, qualquer coisa é só entrar em contato.
    Parabéns pela redação e boa sorte!

    • 1
  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 160

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 180

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 180

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 160

    NOTA: 880

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.