Iniciante

O PROBLEMA DO TABAGISMO NO BRASIL

  • 0

A lei anti-fumo, sancionada em 2009 em São Paulo, proíbe o consumo de cigarros em locais fechados. Contudo, o consumo do tabaco no Brasil é extremamente preocupante, pois é uma doença crônica que gera dependência e podendo levar a morte. Desse modo, é fundamental que os órgãos públicos e privados voltados a área da saúde, tomem medidas sobre esse problema.

De acordo com a OMS, o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano, e grande parte desse número são de pessoas que passaram grande parte da sua vida dependentes da nicotina. Algumas pessoas que fazem o uso do tabaco, usam o produto como forma de “fuga” para o seus problemas pessoais, após fazerem o uso, se sentem relaxados. Assim é visto que muitas pessoas sofrem com o estresse diário e sentem necessidade de usufruir do fumo para se sentirem tranquilizados, mesmo que seja uma sensação momentânea e psicológica.

Além disso, o uso do tabaco agrava doenças pulmonares, como tuberculose, pneumonia e também o vírus da COVID-19 que, segundo a OMS, ultrapassou a marca de 2 milhões de mortos em janeiro de 2021. Outro fator existente é o câncer pulmonar que costuma desenvolver em pessoas que passam grande parte da sua vida fumando e não se preocupam com o estado de saúde do pulmão, assim comprovando a citação do médico brasileiro Lair Ribeiro “Aquele que não tem tempo para cuidar da saúde, terá que arrumar tempo para cuidar da doença.”

Diante dos fatos mencionados, é necessário que o Ministério da Saúde realize campanhas anti-fumo para o combate do vício, façam o uso de verbas governamentais para o tratamento de dependentes e amplie a rede de psicólogos em redes de saúde pública. Dessa forma, é possível que o tabagismo possa decair em uso e trazendo mais estabilidade para a saúde dos brasileiros.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá Karla,tudo bem?!!
    Ao ver de cara a sua redação percebi que ela está muito bem estruturada,os parágrafos estão bem desenvolvidos.
    Com isso,eu só tenho umas pequenas coisas a pontuar:
    1°Senti uma falta de clareza na sua tese, isso porque ela ficou muito parecida com uma conclusão.A sua tese é aquilo que você vai defender no desenvolvimento do seu texto, então,de uma mentira bem breve é bom que você possa deixar mais claro o que vai falar ao longo da redação.

    2°No seu desenvolvimento 1 percebi que você usou o tópico frasal,apresentando o que você ia falar no teu parágrafo,e isso foi ótimo! Porém,tenta usar mais conectivos,isso vai dar uma sensação de ligação no seu texto,em que uma ideia vai puxando a outra.

    3°No teu desenvolvimento 2 acho que ficou muita informação contida em um só parágrafo.Eu gostei da ideia de você fazer o início do teu desenvolvimento já com um repertório,mas como você já tinha usado dados estatísticos no primeiro parágrafo,usá-los no segundo e ainda por cima sendo um mesmo órgão,isso dá ao leitor uma sensação de que você não tem outros conhecimentos em outras áreas.Nesse caso, você poderia citar um livro,uma série,um filme,enfim,algo que já demonstre outras áreas do teu conhecimento.Mas tirando isso,seu texto tá ótimo.
    Uma dica para você,poderia ser: Você abordar o que vai falar no teu parágrafo,depois você coloca a citação que você colocou no final e argumentar o teu pensamento sobre isso.E por fim, você fazer uma conclusão do que falou ali.

    4°Na tua conclusão, você tem que lembrar das cinco coisas que não pode faltar nela:Agente(quem vai fazer);o que vai fazer;como vai fazer(modo,meio),esse aqui eu não vi na tua conclusão; para que vai fazer e detalhamento (você vai detalhar um pouco uma das tuas propostas de intervenção).E aí você conclui.
    E uma ideia legal pra você, é você fazer uma retomada daquilo que você citou lá na tua introdução.

    Mas observando a sua redação,sei que só com uns ajustes você chega lá!!!

    Espero ter te ajudado!

    • 1
  2. Oi Karla,tudo bem?
    não sou nenhum profissional da área,mas vamos la.
    1°sua tese,você não deixou evidente o que você vai abortar no desenvolvimento
    2°sua conclusão,ficou faltando 2 de 5 pontos importantes :o 1° que faltou foi o modo como você ira realizar isso “realize campanhas anti-fumo para o combate do vício e amplie a rede de psicólogos em redes de saúde pública” e o detalhamento também.
    Uma dica, não precisa colocar mil formas de resolver o problema,pense em uma e foque nela.
    Boa sorte

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.