Nas lendas do folclore brasileiro, o ser mítico “Curupira” é responsável pela proteção das florestas contra caçadores e pessoas que a desmatam. Fora do universo folclórico, é notório que, no Brasil, os desastres ambientais na Floresta Amazônica -com foco no desmatamento- crescem diariamente, se tornando preocupação diante dos assuntos ecológicos. Assim, com efeito, a negligência humana e a falta de fiscalização governamental pressupõem relevância diante de tal problemática.
Nesse contexto, é importante lembrar que o desmatamento da maior floresta do mundo se dá por fins lucrativos, sendo de maior responsabilidade dos grandes grupos econômicos como mineradores, empresas nacionais e estrangeiras. Segundo o poeta francês Victor Hugo, “é triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve”. Diante do exposto, revela-se a relação do brasileiro com a Floresta Amazônica que, em sua maioria, se cala diante da sua exploração. Dessa forma, fica claro o longo caminho para a resolução desse empecilho.
Ademais, é imperativo ressaltar a influência estatal na preservação do “pulmão do mundo”. De acordo com a pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB), de 45% do desmatamento detectado por órgãos de fiscalização, apenas em 24% dos casos os infratores são responsabilizados e julgados. Por conseguinte, a Amazônia se torna vulnerável, dada a sua riqueza e a falta de políticas públicas de fiscalização, ficando desprotegida pelo governo. Assim, é imprescindível a atuação do Estado para a mudança significativa desse problema.
Portanto, é mister que o Governo Federal, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente promovam, por meio de verbas governamentais, ações nas mídias sociais que incentivem na população brasileira a luta pela preservação na Amazônia. Assim, como investir em políticas públicas de mais vigorosa fiscalização, visando a punidade de quem pratica o crime de desmatamento ilegal. A partir disso, será possível a melhora –em médio ou longo prazo- do desmatamento e da proteção da Floresta Amazônica, de forma análoga à lenda folclórica brasileira.
Bárbaraborg
Boa noite espero ajudar de alguma forma.
Que texto bomm, vou analisar por competências.
C1- O único erro que eu notei foi uma falha na estrutura sintática, uma ausência de palavra “se tornando preocupação”, mas foi somente uma. — 200
C2- bem pertinentes e produtivos, principalmente o do D1 e D2. – 200
C3- Projeto de texto bem organizado, sua argumentação, ao meu ver, foi bem simples e nítida. (Gostaria só de ressaltar quando você utilizou “pulmão do mundo” ao se referir a Amazônia porque mesmo sendo algo popular não é verdadeiro). Ao todo suas informações foram completas não deixando nada no ar, porém pareceu que faltou uma maior autoria, colocar mais sua opinião. – 160
C4- Não encontrei nenhuma inadequação nos conectivos, foram bem utilizados—200
C5-todos os elementos.—200
Parabéns redação excelente!!!!
Manurodrife
Que redação bem organizada. Parabéns!
Achei interessante você citar as Políticas Públicas, cabe salientar que o investimento e o MONITORAMENTO dessas políticas são de suma importância para seu efetivo impacto de acordo com os objetivos traçados ao longo da criação dessa política. Também gostei de você citar as mídias sociais digitais, afinal, elas fazem repercutir os assuntos muito rápidos e, infelizmente, nem sempre é utilizada de forma a beneficiar a população ou as populações nos seus vastos ecossistemas. Uma dica, descentralizar a política pública do Governo Federal, dar foco também para a comunidade e a instituições do terceiro setor.
julialbrasileiro
competencia1-demonstra dominio da norma culta 185 pts
competencia2-tem conhecimento suficiente para o desenvolvimento do tema 190 pts
competencia3- sabe organizar os fatos 180 pts
competencia4- demonstra conhecimentos linguistico para construção da argumentação185 pts
competencia5- elabora uma boa solução 200 pts