O problema do déficit habitacional no Brasil

  • 3

Apartir de 1970, o Brasil passou a ser considerado um país urbano, oque significa que mais de 50% da sua população vive em áreas urbanas. Entretanto, a falta de planejamento durante a construção das metropólis, adjunto a migração continua do campo para a cidade, formaram problemas habitacionais e dificultaram a movimentação nas cidades.

Primeiramente, durante a ” Revolução Verde” no Brasil em 1970, houve a maquinização do campo, levando assim, os trabalhadores rurais a serem subtituidos por máquinas. Consequentemente, a perda de emprego no meio rural gerou dificuldades financeiras nesses trabalhadores, obrigando-os a migrarem em busca de novas fontes de renda, por assim, os camponeses atraidos pela industrialização das metrópolis e a disponibilidade empregos, fez com que milhões de familias migrassem, gerando uma sobrecarga nas cidades e promovendo deficites habitacionais como a favelização.

Ademais, é visível que esse grande fluxo migratório resultária em problemas habitacionais, a exemplo do retradado no trecho ” Becos e Vielas” da música ” Meu nome é favela” do cantor brasileiro Arlindo Cruz , onde é exibido a existencia de becos e vielas nas comunidades brasileiras, oque infelizmente dificulta a mobilidade de veiculos como carros e caminhões dentro das favelas. Desse modo, tornou-se dificultoso a movimentação de moradores e mercadorias dentro das favelas.

Em suma, é notável há existência de problemas habitacionais nas cidades do Brasileiras. Isso se deve tanto a superlotação das metropóles, quanto pela dificuldade na mobilidade urbana. Logo, cabe ao Minitério da Infra-Estrutura, promover projetos de verticalização habitacional em massa, por meio da criação de prédios em cidades, doados aos novos moradores. A fim de mitigar o déficit habitacional no Brasil. Somente assim, será possível abrigar os imigrantes de maneira digna.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, tudo bem??
    .
    Irei corrigir sua redação com base nos critérios de uma proposta dissertativa argumentativa, certo?
    .
    INTRODUÇÃO:
    —> Sua introdução está divina!
    Você fez citações histórica e estatística, respectivamente, inseriu no contexto atual, expôs a tese muito bem.
    —> Nessa parte do texto, a única  sugestão  é que você delimite o tema  com mais ênfase (busque usar as palavras que estão no próprio tema).
    .
    DESENVOLVIMENTO:
    —> O uso das conjunções e moralizadores está correta, parabéns!!!!
    – CUIDADO: Seus parágrafos estão tenuamente caminhando para a dissertação expositiva, você escreve muito bem, acredito que consiga contornar isso.
    .
    D1:
    —> A citação histórica é excelente, no entanto, esse seu parágrafo está apenas explicando. Desse modo, o seu argumento e a abordagem da realidade em comparação com a “Revolução Verde” não ficaram compreensíveis…
    .
    D2:
    —> Cuidado com o uso dos pronomes relativo: “Onde” só pode ser usado para se referir a um lugar. Certo?
    .
    -Observe:
    exemplo do retradado no trecho ” Becos e Vielas” da música ” Meu nome é favela” do cantor brasileiro Arlindo Cruz , *onde* (está gramaticalmente incorreto, substitua por: “na qual”, “nessa”) exibido a existencia de *becos e vielas* (cuidado, algumas vezes você acaba sendo prolixo, isso interfere na qualidade do texto) nas comunidades brasileiras, *oque* ( se escreve separado: “o que”) infelizmente dificulta a mobilidade de veiculos como carros e caminhões dentro das favelas.
    .
    —>  No seu segundo desenvolvimento, há uma confusão na organização textual e, por isso, não se pode identificar qual o seu segundo argumento. A citação é “jogada” e depois você tenta explicar algo que já  era perceptível, deixando o parágrafo ainda mais prolixo e incompreensível.
    .
    CONCLUSÃO:
    .
    —> Fez a retomada argumentativa, sensacional!!!
    —> Você acertou em observar que: é na conclusão que propostas de resolução são  inseridas, é um grande passo. No entanto, ela está incompleta.
    Dica: LEMBRAR DOS 4 ELEMENTOS:
    1. AGENTE (QUEM?)
    2. AÇÃO (O QUE?)
    3. MODO/DETALHAMENTO (COMO?)
    4. FINALIDADE (PARA QUÊ?)
    —-> use verbos no imperativo.
    .
    SUGESTÃO DE REESCRITA:
    .
    Não é de hoje que o Déficit habitacional é uma entrave no Brasil, desde 1970, quando passou a ser considerado um país urbano (mais de 50% da sua população vive em áreas urbanas), o sistema social é afetado  pelas consequências dessa postura negligente, dentre elas: a falta de planejamento durante a construção das metropólis e a mobilidade urbana. Diante disso, se faz necessária a avaliação dessa postura inaceitável.
    .
    Primeiramente, observa – se que o problema possui raízes plantadas durante a ”Revolução Verde” no Brasil, em 1970, nesse período ocorreu a maquinização do campo, isso implica na substituição de trabalhadores rurais pelo uso de máquinas. Consequentemente, a perda de emprego no meio rural gerou dificuldades financeiras, obrigando a migração de um enorme contingente populacional. Hodiernamente,  a sociedade sofre as consequências desse momento histórico, a partir dele, é  notável uma sobrecarga *(sobrecarga em que sentindo?)* nas cidades e a favelização.
    .
    Ademais, é visível que esse grande fluxo migratório favoreceria o Déficit  habitacional, e aliado ao impasse,  a insatisfação da população. Em relação à essa, evidencia-se o uso da expressão cultural, como forma de demonstrar seus pensamentos, como por exemplo,  a música ”Meu nome é favela”, do cantor brasileiro Arlindo Cruz , nela é exibida a existência de becos e vielas nas comunidades brasileiras, esses lugares, infelizmente, não se limitam aos versos da canção, pelo contrário, são frequentes e impactam negativamente na mobilidade veiculos grandes, como carros e caminhões, dentro das favelas. Isso, dificulta a movimentação eficiente não só de pessoas, como também de mercadorias.
    .
    Portanto, é notável que existem  problemas habitacionais nas cidades do Brasileiras, seja pela superlotação das metropóles, ou por dificuldades na mobilidade urbana. Logo, medidas são necessárias para resolver esse empecilho,por meio disso, o Minitério da Infra-Estrutura, deve contratar engenheiros e arquitetos qualificados para construir  projetos de verticalização habitacional em massa, a partir deles, realizar campanhas para  receber dados dos moradores, avaliar as condições socieconômicas e cadastra-los em uma fila, a qual servirá como bases para avaliar a doação das construções à pessoas de baixa renda, isso, permitiria mitigar o déficit habitacional no Brasil. Somente assim, uma realidade digna será alcançada.
    .
    . *(como resolução, note um detalhe: você falou no desenvolvimento que o problema surgui devido a migração de pesoas,  entretanto, você está tentando resolver tudo com outra migração, percebe a incongruência? 
    Eu sugeriria, por exemplo, que você optasse por melhorar a sociedade através do aprimoramento na estrutura das favelas: das casas, ruas, becos e vielas (como você  mesmo comentou), permitindo mais qualidade de vida aos moradores desse locais…)*
    ESPERO TER CONTRIBUÍDO  PARA SEU APRENDIZADO, BOA SORTE NOS ESTUDOS!
    :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.