O problema do déficit habitacional no Brasil

  • 0

   De acordo com o artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o direito ao bem-estar, saúde, alimentação, segurança, habitação, entre outros foi assegurado para todo cidadão. Em contrapartida, atualmente no Brasil muitos desses direitos são violados, pois, muitas as vezes são inacessíveis aos indivíduos ou o acesso é inadequado. Em virtude disso, habitações precárias e coabitações familiares vem aumentando exacerbadamente no Brasil.

   Precipuamente, alguns fatores tem contribuído para esse agravante, por exemplo, a segregação socioespacial que ocorre devido a ocupação de pessoas com maior poder aquisitivo nas regiões centrais das cidades. Por consequência o valor desses terrenos ou imóveis ocupados se elevam restringindo o acesso aos menos favorecidos devido a instável situação financeira. Dessa maneira, os mais pobres se aglomeram nos bairros periféricos desencadeando o excesso de morados em uma só residência.

  Segundo a Associação Brasileira de Incorporados Imobiliários (Abrainc), o defict habitacional aumentou cerca de 8 milhões em 2017. Desse modo, reforça-se a obra naturalista “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, aonde retrata sobre as condições de moradia desqualificada das classes desfavorecidas no Rio de Janeiro, evidenciando a problemática acerca do mau planejamento habitacional que origina as chamadas “favelas”. Similarmente a obra literária se encaixa com a realidade brasileira, pois, a má eficiência do poder público na atuação em assegurar moradias dignas com infraestruturas, colaboram para  a precariedade não só estrutural, como também ambiental, por exemplo, áreas de risco e sem redes de esgoto.

   Portanto, é mister que o estado tome providências acerca desse impasse. Para que as leis do artigo 25 dos direitos humanos sejam aplicadas de maneira eficiente e igualitária, urge que o Governo Federal juntamente com o Governo Municipal atue na criação de projetos e planejamentos de obras, por meio de microfinanciamentos para a construção de moradias adequadas, com a finalidade de proporcionar melhores condições habitacionais para todos os cidadãos brasileiros. Só assim, tratando as causas e minimizando os efeitos será possível obter mudanças eficazes.

Compartilhar

1 Correção

  1. Boa noite.
    Achei sua redação bem feita e trouxe informações bem organizadas. Contudo achei que foi meio difícil de entender a tese trazida no parágrafo da introdução, além disso acredito que você poderia ter desenvolvido melhor o primeiro paragrafo de desenvolvimento. Uma observação que é importante salientar é que a sua conclusão mostrou formação muito boa, gostei muito.
    Parabéns pela sua redação.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.