O problema do carnaval no Brasil

  • 0

    Desde que chegou ao Brasil, trazido pelos colonizadores no período colonial, o Carnaval foi ganhando força na cultura brasileira e atualmente é a maior festa do país. Isso pode ser justificado por ele ser um feriado que dura 3 dias, o que significa que muitas pessoas, turistas ou não, podem se hospedar em hotéis e viajar para festejar sem se preocupar com o trabalho. Dessa maneira, pensando nele como essa parada repentina, que faz o Brasil perder quase uma semana de progresso sem motivo algum para muitos, o Carnaval é algo que, há séculos, vem atrasando o Brasil no cenário mundial a cada ano, mas que, ironicamente, é tido como algo divertido e alegre.

    Há quem diga que se o Carnaval ocorre há muito tempo, deve continuar ocorrendo e que quem não concorda com ele deve apenas não participar, além de ser algo que também arrecada bastante dinheiro para o país com o turismo. Esse tipo de argumentação, porém, é inválido no cenário atual. Primeiro, porque o Brasil é uma democracia, na qual todos têm o direito à escolha. E segundo, porque, segundo dados do Governo Federal, a festa pode até arrecadar bastante dinheiro em algumas grandes cidades como Rio de Janeiro e Salvador, mas tal quantia não compensa a produção perdida em todas as tantas outras cidades do país que não são focos carnavalescos, mas que também são atuantes na economia do Brasil.

   É do exterior que surgiu a ideia de que o Brasil só começa a funcionar depois do Carnaval. Com certeza ela não surgiu por acaso. Essa ideia é compatível com o que disse o escritor Renilmar Fernandes: “não se pode esperar muito de pessoas que vivem de futebol, Carnaval e televisão. Que dirá um país.” Além do mais, se o Carnaval está presente na cultura brasileira desde sua colonização, significa que o Brasil desconhece os possíveis benefícios que a ausência dessa festança poderia trazer para o país.

    Dessa forma, percebe-se que, principalmente depois da globalização mundial, o Carnaval tem se tornado algo muito mais negativo do que positivo para a imagem do Brasil mundo afora, seja por sua ociosidade em relação ao trabalho ou por sua quebra de valores morais. Resta, então, ao Estado brasileiro, tomar atitudes para que o país não seja mais prejudicado por uma festa sem significado para muitos e para que o mundo não mais veja o Brasil apenas como festa, bagunça e feriados.

Compartilhar

4 Correções

  1. Discordo totalmente com o texto, mas achei a escrita muito boa. Apesar de ser um pouco raso e sem dados reais sobre o Carnaval, é um texto linear. Infelizmente o escritor deixou sua opinião muito explícita, mas no geral ficou um texto bom e que salienta bem o título dele sem rodeios e sem enrolação. Eu daria 700

    • 1
  2. Gostei do texto (apesar de não concordar com a ideia, o que representa que você tem uma ótima escrita, a ponto de agradar às opiniões contrárias).
    Apenas acredito que os argumentos foram apresentados de forma mais agressiva do que argumentativa. Você forçou um pouco a apresentação dos argumentos, mostrando negatividade exagerada (entendo que sua intenção era argumentar contra a festividade).
    E também senti falta da proposta de intervenção, se você diz que o carnaval é um problema para o país e o acontecimento de tal festividade deveria ser interrompido, então você deveria também apresentar o agente dessa ação e de que forma ela seria executada.
    Mais uma vez reforço, você tem uma ótima escrita.

    • 1
  3. Achei maravilhoso o texto,bem escrito! Passou a sua opinião de forma perfeita levou o leitor crer na sua tese . Ótimo.
    Só sinto falta na fundação do argumentos , ex segundo o IBGE OU ALGUM ÓRGÃO DE PESQUISA o carnaval não é tão bem aceito. Não só citar .
    Também achei faltoso na conclusão ( como vamos resolver isso, quem , por meio de que? E quais benefícios dessa resolução!?)
    E um texto circuito ( onde as ideias propostas na introdução e no desenvolvimento se encontrem na conclusão)

    • 1
  4. Necessita que o autor reveja os argumentos para que apresente de forma concisa. Em contrapartida, deve-se sistematizar as ideias e assim possa abordar de maneira que convença corretor de tal ideia. Torna-se relevante que a redação tenha alguns pontos principais como o domínio das regras gramaticais, repertório Cultura, citações de autores, conclusão deve está pautada em prosposta viável e que seja detalhada dando validade das soluções discutidas.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.