O problema do Analfabetismo no Brasil

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De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil,prevê em seu artigo 6°,o direito a educação.Entretanto o combate ao analfabetismo não vem se resolvido com exito,dificultando desse modo a universalização desse direito social tão importante.

Em uma primeira análise deve-se ressaltar a falta de medidas governamentais para o combate ao analfabetismo.nesse sentido,vários aspectos contribuem para o crescimento do analfabetismo,como a falta de escolas em dificil acesso como periferias,a falta de salas para abrangir toda a população.Essa conjuntura segundo o filósofo Jonh Locke,configura-se como uma violação ao “Contrato Social”,ja que o estado não cumpre com sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de um direito indispensável.

Ademais,o analfabetismo e um reflexo total do governo,pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos.Isso contradiz totalmente o conceito de uma sociedade melhor, pois segundo o filósofo alemão Immanuel Kant”O ser humano e aquilo que a educação faz dele”.Portanto a formação educacional e indispensável, para se tornar um cidadão melhor.

Depreende-se portanto que o governo por meio do ministério da educação faça com que tenha  escolas mais estruturadas, com periodo integral,pois muitas pessoas começam a trabalhar desde muito pequeno deixando de lado escola para ajudar em casa.Assim se consolidará, uma sociedade melhor segundo Jonh Locke.

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5 Correções

  1. parabéns por sua redação. esta de acordo com as estrutura que se pede, a concluçao esta boa (agente, ação, meio/modo e finalidade) porem desorganizada, não ta claro cada coisa (agente, ação, meio/modo e finalidade) e ta faltando a ação. o desenvolvimento esta excelente, boa argumentação e repertorio. sua introdução também esta boa, contudo tenta ser mais claro na sua tese. em geral e isso PARABÉNS.

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  2. Olá, Boa noite. Tudo bem?
    Introdução:
    “De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil, prevê em seu artigo 6°,o direito a educação. Entretanto o combate ao analfabetismo não vem se resolvido com exito, dificultando desse modo a universalização desse direito social tão importante.”

    Observações: * na introdução, você contextualizou bem o tema, fazendo alusão à Constituição Federal e relacionando com o problema na “universalização desse direito..”. Todavia, você não desenvolveu bem a sua tese, qual a sua posição objetiva a respeito disso? e por que, de modo geral? Para então desenvolve-la na argumentação.

    Argumentação 1:
    “Em uma primeira análise deve-se ressaltar a falta de medidas governamentais para o combate ao analfabetismo nesse sentido, vários aspectos contribuem para o crescimento do analfabetismo ,como a falta de escolas em dificil acesso como periferias, a falta de salas para abrangir toda a população. Essa conjuntura segundo o filósofo Jonh Locke, configura-se como uma violação ao “Contrato Social”, ja que o estado não cumpre com sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de um direito indispensável.”

    Observações: sua argumentação trabalhou pontos importantes como, uma das causas do problema (analfabetismo), relacionando uma citação filosófica com a sua contextualização da introdução, fazendo assim com que houvesse um “relacionamento” entre o primeiro e o segundo parágrafo. Sendo assim, me parece que a “primeira argumentação” está bem trabalhada.
    * Só uma dica… nessa parte: “…como a falta de escolas em difícil acesso como periferias..”, você poderia por uma vírgula entre “acesso” e “como” e adicionado “por exemplo”, ficaria assim: “…como a falta de escolas em difícil acesso, como, por exemplo, em periferias,….”

    Argumentação 2:
    “Ademais ,o analfabetismo e um reflexo total do governo, pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos. Isso contradiz totalmente o conceito de uma sociedade melhor, pois segundo o filósofo alemão Immanuel Kant ”O ser humano e aquilo que a educação faz dele”. Portanto a formação educacional e indispensável, para se tornar um cidadão melhor.”

    Observações: Eu não entendi muito bem essa parte: “…o analfabetismo e um reflexo total do governo, pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos…”, mesmo se adicionasse o “em” ficaria um pouco sem conexão… veja: “…o analfabetismo em um reflexo total do governo, pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos” ou então o “é” : “…o analfabetismo é um reflexo total do governo, pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos…”, eu não entendi essa parte de ser um “reflexo total do governo”. Mas creio que se refere a algo ruim…
    * A citação caiu bem, se relacionou com o contexto e sua ideia de forma ampla.
    * Nesse argumentação, pude perceber que houve “rodeios”, falou o mesmo do parágrafo anterior, mas com outras palavras e de forma mais geral… então, parece um pouco incompleta, só faltou argumentar mais um pouco para ficar muito boa.
    * Foi dito no texto que há 11 milhões de analfabetos no Brasil… mas, de acordo com quem ? Seria bom estabelecer uma fonte para fortificar essa informação…

    Conclusão:

    Depreende-se portanto que o governo por meio do ministério da educação faça com que tenha escolas mais estruturadas, com periodo integral, pois muitas pessoas começam a trabalhar desde muito pequeno deixando de lado escola para ajudar em casa .Assim se consolidará, uma sociedade melhor segundo John Locke.

    Observações:
    Quem deve fazer? “governo por meio do ministério da educação”. OK

    O que deve fazer? “faça com que tenha escolas mais estruturadas, com periodo integral”. OK

    Para que deve fazer? “pois muitas pessoas começam a trabalhar desde muito pequeno deixando de lado escola para ajudar em casa”, nesse parte, eu achei que faltou mais detalhamento.

    Como fazer? Faltou detalhamento suficiente para responder essa pergunta…

    Dicas: É sempre importante responder a essas perguntas, e, se conseguir, também detalhar a mais sobre alguma delas. Achei que a conclusão está boa, mas, faltou complementação.

    Nota:
    Competência 1:
    160 pontos — “Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.”

    Competência 2:
    140 pontos — “Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto argumentativo-dissertativo, com proposição, argumentação e conclusão.”

    Competência 3:
    160 pontos — “Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.”

    Competência 4:
    140 pontos — “Articula as partes do texto, de forma mediana, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.”

    Competência 5:
    120 pontos — “Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema, e articulada à discussão desenvolvida no texto.”

    Nota total: — 720 pontos– Parabéns!!

    P.S: Não leve a mal algum comentário feito por mim, minha intenção é ajudar com seu desempenho em redação, com base no meu conhecimento. Obrigado pela atenção. Tenha um feliz 2021!!

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  3. Oi, a estrutura da sua redação tá bem legal, mas aqui vão alguns pontos:
    – Poderia focar na melhora da escrita, principalmente a pontuação, na questão de vírgulas.
    – Achei sua proposta de intervenção um pouco vaga demais, busque pesquisar mais sobre a estrutura dela e veja alguns vìdeos no youtube sobre, ajuda bastante!

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  4. Oii, o modelo que você usou é ótimo e sua redação tá muito boa. Entretanto, eu percebi alguns erros de gramática e principalmente pontuação e com base nos detalhamentos, você poderia ter se aprofundado mais no D2 e também na conclusão pra deixar mais claro pra quem tá lendo. Melhore essas coisinhas e a redação ficará 100%.

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  5. Olá, ótima redação!
    Acho que você tem que se atentar em relação a deixar clara a sua tese logo na introdução.
    Além disso, veja a questão da pontuação e da gramática, no geral. Como também, verifique a construção da sua conclusão, detalhando-a mais, deixando mais clara para o leitor.
    Parabéns, abraço!

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