De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil,prevê em seu artigo 6°,o direito a educação.Entretanto o combate ao analfabetismo não vem se resolvido com exito,dificultando desse modo a universalização desse direito social tão importante.
Em uma primeira análise deve-se ressaltar a falta de medidas governamentais para o combate ao analfabetismo.nesse sentido,vários aspectos contribuem para o crescimento do analfabetismo,como a falta de escolas em dificil acesso como periferias,a falta de salas para abrangir toda a população.Essa conjuntura segundo o filósofo Jonh Locke,configura-se como uma violação ao “Contrato Social”,ja que o estado não cumpre com sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de um direito indispensável.
Ademais,o analfabetismo e um reflexo total do governo,pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos.Isso contradiz totalmente o conceito de uma sociedade melhor, pois segundo o filósofo alemão Immanuel Kant”O ser humano e aquilo que a educação faz dele”.Portanto a formação educacional e indispensável, para se tornar um cidadão melhor.
Depreende-se portanto que o governo por meio do ministério da educação faça com que tenha escolas mais estruturadas, com periodo integral,pois muitas pessoas começam a trabalhar desde muito pequeno deixando de lado escola para ajudar em casa.Assim se consolidará, uma sociedade melhor segundo Jonh Locke.
Elaine Aguiar
parabéns por sua redação. esta de acordo com as estrutura que se pede, a concluçao esta boa (agente, ação, meio/modo e finalidade) porem desorganizada, não ta claro cada coisa (agente, ação, meio/modo e finalidade) e ta faltando a ação. o desenvolvimento esta excelente, boa argumentação e repertorio. sua introdução também esta boa, contudo tenta ser mais claro na sua tese. em geral e isso PARABÉNS.
DudaFerlin
Olá, Boa noite. Tudo bem?
Introdução:
“De acordo com a Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do Brasil, prevê em seu artigo 6°,o direito a educação. Entretanto o combate ao analfabetismo não vem se resolvido com exito, dificultando desse modo a universalização desse direito social tão importante.”
Observações: * na introdução, você contextualizou bem o tema, fazendo alusão à Constituição Federal e relacionando com o problema na “universalização desse direito..”. Todavia, você não desenvolveu bem a sua tese, qual a sua posição objetiva a respeito disso? e por que, de modo geral? Para então desenvolve-la na argumentação.
Argumentação 1:
“Em uma primeira análise deve-se ressaltar a falta de medidas governamentais para o combate ao analfabetismo nesse sentido, vários aspectos contribuem para o crescimento do analfabetismo ,como a falta de escolas em dificil acesso como periferias, a falta de salas para abrangir toda a população. Essa conjuntura segundo o filósofo Jonh Locke, configura-se como uma violação ao “Contrato Social”, ja que o estado não cumpre com sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de um direito indispensável.”
Observações: sua argumentação trabalhou pontos importantes como, uma das causas do problema (analfabetismo), relacionando uma citação filosófica com a sua contextualização da introdução, fazendo assim com que houvesse um “relacionamento” entre o primeiro e o segundo parágrafo. Sendo assim, me parece que a “primeira argumentação” está bem trabalhada.
* Só uma dica… nessa parte: “…como a falta de escolas em difícil acesso como periferias..”, você poderia por uma vírgula entre “acesso” e “como” e adicionado “por exemplo”, ficaria assim: “…como a falta de escolas em difícil acesso, como, por exemplo, em periferias,….”
Argumentação 2:
“Ademais ,o analfabetismo e um reflexo total do governo, pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos. Isso contradiz totalmente o conceito de uma sociedade melhor, pois segundo o filósofo alemão Immanuel Kant ”O ser humano e aquilo que a educação faz dele”. Portanto a formação educacional e indispensável, para se tornar um cidadão melhor.”
Observações: Eu não entendi muito bem essa parte: “…o analfabetismo e um reflexo total do governo, pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos…”, mesmo se adicionasse o “em” ficaria um pouco sem conexão… veja: “…o analfabetismo em um reflexo total do governo, pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos” ou então o “é” : “…o analfabetismo é um reflexo total do governo, pois o Brasil, tem mais de 11 milhões de analfabetos…”, eu não entendi essa parte de ser um “reflexo total do governo”. Mas creio que se refere a algo ruim…
* A citação caiu bem, se relacionou com o contexto e sua ideia de forma ampla.
* Nesse argumentação, pude perceber que houve “rodeios”, falou o mesmo do parágrafo anterior, mas com outras palavras e de forma mais geral… então, parece um pouco incompleta, só faltou argumentar mais um pouco para ficar muito boa.
* Foi dito no texto que há 11 milhões de analfabetos no Brasil… mas, de acordo com quem ? Seria bom estabelecer uma fonte para fortificar essa informação…
Conclusão:
Depreende-se portanto que o governo por meio do ministério da educação faça com que tenha escolas mais estruturadas, com periodo integral, pois muitas pessoas começam a trabalhar desde muito pequeno deixando de lado escola para ajudar em casa .Assim se consolidará, uma sociedade melhor segundo John Locke.
Observações:
Quem deve fazer? “governo por meio do ministério da educação”. OK
O que deve fazer? “faça com que tenha escolas mais estruturadas, com periodo integral”. OK
Para que deve fazer? “pois muitas pessoas começam a trabalhar desde muito pequeno deixando de lado escola para ajudar em casa”, nesse parte, eu achei que faltou mais detalhamento.
Como fazer? Faltou detalhamento suficiente para responder essa pergunta…
Dicas: É sempre importante responder a essas perguntas, e, se conseguir, também detalhar a mais sobre alguma delas. Achei que a conclusão está boa, mas, faltou complementação.
Nota:
Competência 1:
160 pontos — “Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.”
Competência 2:
140 pontos — “Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto argumentativo-dissertativo, com proposição, argumentação e conclusão.”
Competência 3:
160 pontos — “Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.”
Competência 4:
140 pontos — “Articula as partes do texto, de forma mediana, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.”
Competência 5:
120 pontos — “Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema, e articulada à discussão desenvolvida no texto.”
Nota total: — 720 pontos– Parabéns!!
P.S: Não leve a mal algum comentário feito por mim, minha intenção é ajudar com seu desempenho em redação, com base no meu conhecimento. Obrigado pela atenção. Tenha um feliz 2021!!
joaocl
Oi, a estrutura da sua redação tá bem legal, mas aqui vão alguns pontos:
– Poderia focar na melhora da escrita, principalmente a pontuação, na questão de vírgulas.
– Achei sua proposta de intervenção um pouco vaga demais, busque pesquisar mais sobre a estrutura dela e veja alguns vìdeos no youtube sobre, ajuda bastante!
izis
Oii, o modelo que você usou é ótimo e sua redação tá muito boa. Entretanto, eu percebi alguns erros de gramática e principalmente pontuação e com base nos detalhamentos, você poderia ter se aprofundado mais no D2 e também na conclusão pra deixar mais claro pra quem tá lendo. Melhore essas coisinhas e a redação ficará 100%.
caiocarnauba
Olá, ótima redação!
Acho que você tem que se atentar em relação a deixar clara a sua tese logo na introdução.
Além disso, veja a questão da pontuação e da gramática, no geral. Como também, verifique a construção da sua conclusão, detalhando-a mais, deixando mais clara para o leitor.
Parabéns, abraço!