Um dos problemas urbanos mais dramáticos na vida de muitas pessoas que habitam as cidades é a ocorrencia de enchentes, que provocam estragos que envolvem perdas materiais e, em alguns casos, até de vidas. Por isso, é importante entendermos esse problema para descobrirmos as melhores maneiras de evitá-lo. As enchentes e inundações são muitas vezes causadas pela cheia de um rio, fazendo com que as suas ágias elevam-se acima do normal em tempos de fortes chuvas.
É importante ressaltar, em primeiro plano, que muitos rios apresentam dois tipos de leites por onde correm suas ágeas, um menor e menos extenso, em que a água passa na maior parte de tempo, e um maior, que só é ocupado pelas águas em tempos de chuvas ou em períodos mais raros. Ás vezes, esse leite maior leva anos para ser invadido pelas águas, de modo que passa a ser ocupado por moradias que serão, eventualmente, atingidas pelo rio e sofrerão com as enchentes. Outra causa para as enchentes é a ocorrencia de uma quantidade não comum de chuvas, que podem manifestar-se em níveis muito acima de previsto pelos meteorologistas. Isso pode acontecer por causa de um problema na atmosfera, por causa de Aquecimento Global ou de uma catástrofe climática natural.
Cabe mencionar, em segundo plano, outra prática humana responsável pelas enchentes é o desmatamento, principalmente em áreas localizadas nas proximidades das margens de um rio. Essa vegetação é responsável por segurar as águas que se expandem ou reduzir a sua velocidade. Outra função é a de diminuir a erosão das encostas (partículas de rochas) e terra no leite de rio, tornando-o mais volumoso e também o alargando, o que provoca as inundações. As causas mais comuns são das enchentes nas cidades estão relacionadas com os efeitos nocivos de algumas práticas humanas sobre o meio ambiente. A primeira delas é a poluição excessiva, que entope bueiros e galerias construídas para reter e impedir o acúmulo de água das chuvas nas ruas.
Portanto, uma forma de combater e evitar as enchentes é viver em harmonia com a natureza. Isso significa não poluir as cidades, dar um destino correte ao lixo é diminuir o corte da vegetação que protege os cursos d´agua. Além disso é importante que se realizem açoes de planejamento urbano, principalmente em bairros e regiões que se locolizem nas proximidades de rios.
matteus
Olá, Laís. Bom dia!
Competência I (demonstrar domínio da norma culta da língua escrita) : 120
Houveram alguns erros gramáticais e ortográficos, acho que algumas palavras também poderiam ser substituídas. E não se esqueça que o “mas”, sempre vem acompanhado de uma vírgula antes dele.
Competência II (compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) : 160.
Achei incrível como você conseguiu sustentar a introdução sem o uso de alusão ou citação. Ao decorrer do texto utilizou de diversos conhecimentos ligados ao tema, mas que também são ligados a outras áreas. Porém, eu tentaria introduzir ainda mais.
Competência III (selecionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista) : 120.
Idéias bem organizadas, deixando bem nítido o “seu” ponto de vista para o leitor.
Competência IV (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação): 80
Soube elaborar bons tópicos frasais, defendeu cada opinião em um parágrafo, conseguiu administrar bem as idéias. Mas acho que você deveria ter explorado mais o tema, tentar falar sobre à parcela de culpa que o estado também tem sobre estás enchentes.
Competência V (elaborar proposta de intervenção para o problema): 80.
Este foi nitidamente o seu ponto fraco, primeiro você tem que ter em mente que a proposta de intervenção é composta por: agente, modo, meio, finalidade e detalhamento. Se você observar a sua proposta, vai notar que está faltando muito desses fatores. Tente melhor esses aspectos.
Nota: 560.
Mulher, você trate de estudar mais sobre proposta de intervenção, seu texto estava incrível, mas foram erros simples e a proposta que fez sua nota cair tanto. Pega as dicas e arrasa!!!
Espero ter ajudado ♡
Vanessa Rocha de Souza
Olá Laís!
Competência I (demonstrar domínio da norma culta da língua escrita) : 80 pois mostrou alguns erros na ortografia, não sei se foram de digitação ou não mas é muito importante revisar bem antes!
Competência II (compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) : 160. Achei interessante falar sobre o meio ambiente e as ações humanas. Mas cuidado com a narração, pois precisa ser sempre em terceira pessoa, o narrador nunca pode participar da explicação. Então coisas como “precisamos entender” não acho que fica legal.
Competência III (selecionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista) : 120. Vou dar a dica de no 1 desenvolvimento usar a pergunta “por que isso é um problema? como ele é gerado?” e no desenvolvimento 2 usar a pergunta “o que ele causa? por que ainda não foi solucionado?”
Nesse quesito acho que focou muito em falar o que causa as enchentes mas não se aprofundou em outras questões como, o que acontece com as famílias que perdem suas casas para as enchentes? o que o governo faz sobre isso?
Competência IV (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação): 120 justamente por faltar abordar alguns assuntos importantes dentro do tema.
Competência V (elaborar proposta de intervenção para o problema): 80. Faltou falar quem irá resolver o problema (governo, sociedade, ministérios) e por meio de que será resolvido. Também seria bom dar uma recapitulada no que foi dito durante o texto na conclusão, como “é perceptível que tanananana.. é um problema para tananan…., portanto é necessário que tananana…”
Nota : 560
Espero ter ajudado. Você está no caminho certo.
Tente melhorar a conclusão, ela é muito importante pois demonstra seu conhecimento em órgãos do governo e sobre ações dentro da sociedade que podem mudar os problemas abordados!!