o problema da obesidade infantil

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Ao analisar o tema obesidade infantil. Percebe-se que hã muito tempo é visto como um problema, e certamente ainda enfrenta barreiras a serem quebradas. Isso acontece não só pela falta de educação alimentar, mas também a publicidade infantil.

Diante disso, é preciso analisar quais são os aspectos e um deles, a falta de educação alimentar nas residencias. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde cerca de 7% das crianças brasileiras com menos de sete anos já estão com sobrepeso, o que expõe essa adversidade vendo o quão pouco a sociedade se importa sobre esse assunto

Da mesma forma, o fato da publicidade infantil buscar lucros causando a necessidade do consumo, muitas empresas vendem seus produtos associando a filmes ou desenhos infantis. Alem disso a distribuição de brinquedos como brinde fazem com que pais e filhos não se importem com a qualidade nutricional oferecida desses alimentos.

Portanto, percebe-se que os problemas da obesidade infantil existem devido a falta de educação alimentar e a publicidade infantil. Cabe ao governo fiscalizar propagandas alimentícias. Ademais as escolas devem realizar palestras para que os pais e alunos saibam a importância de uma alimentação saudável. Dessa forma, tais medidas seriam eficientes para combater o problema.

CORRIGIR VISANDO O ENEM.

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6 Correções

  1. Logo no início do texto, observa-se erro de pontuação e acentuação. Além disso, no primeiro parágrafo, que tem como função de introdução do texto, observa-se a tentativa de inserir um tópico frasal, porém, percebe-se que não foi feita adequadamente.
    No segundo parágrafo, foi pautado como um dos problemas relacionado à obesidade infantil, a má alimentação no âmbito familiar, mas não houve o desenvolvimento dos motivos pelos quais as crianças tem uma má alimentação em suas casas. Poderia ter citado os fatores econômicos que a família enfrenta, pois com poucos recursos a variedade de alimentos saudáveis também se limita.
    Ao fim do texto, nota-se que você limita o problema da obesidade infantil somente à dois fatores – falta de educação alimentar e a publicidade infantil – , quando na verdade, existem diversos fatores que podem ser relacionados ao tema.

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  2. Oi, meu anjo. Como vai?
    Vamos à sua redação. Vou separá-la em tópicos para facilitar sua compreensão.
    Introdução:
    Logo no início você comete um truncamento, ou seja, você corta gramaticalmente um período que não deveria ser cortado. Refiro-me a ”Ao analisar o tema obesidade infantil. Percebe-se que hã muito tempo é visto como…” O certo seria: Ao analisar o tema obesidade infantil percebe-se que há muito tempo….”. Seguindo, acho que você poderia ter desenvolvido um pouco mais esta parte do texto, trazendo algum contexto, repertório, citado algum fato e abusado um pouco mais deste vasto assunto.
    D1:
    Tópico frasal razoável. Não esqueça! Residências tem acento. O dado estático foi um belo incremento para este parágrafo, mas acho que você poderia ir um pouco além, discorrer mais sobre a falta desta educação alimentar. Por que que as famílias não se importam com a educação alimentar dos filhos? Mais uma ou duas linhas desenvolvendo, ficaria deveras melhor.
    D2:
    ”Além”. Achei este parágrafo muitíssimo pertinente. O único adendo é que faça um pequeno fechamento ao conclui-lo. Por exemplo: Logo, a questão da obesidade infantil é fomentada pela indústria alimentícia que não poupa esforços em propagá-la”. Falando em infantil, evite a repetição de palavras. Busque por sinônimos para deixar seu texto ainda melhor.
    Conclusão:
    Achei ótimo que em todos os parágrafos você fez questão em retomar o tema para deixar explícito para o leitor sobre a problemática, mas como disse há pouco, não repita tanto as palavras. Estipule um limite de no máximo três ou quatro vezes, use jogo de palavras, tente deixar o seu texto o mais rico o possível. Sobre a proposta de intervenção em si, lembre-se que ela DEVE estar completa, apresentando agente, meio, modo, fim e detalhamento para pelo menos umas das soluções. Você apresentou na primeira agente e meio, mas como o governo deve fiscalizar? Para quê? E de que forma? Do mesmo modo para a segunda solução.
    No mais, texto em potencial, mas deve ser revisto alguns pontos para te garantir uma boa nota. Continue tentando!

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  3. Introdução: faltou ambientar o leitor. Essa ambientação deve ser feita nas primeiras frases, com alusões históricas, ou música, ou livro, etc, lembrando que deve relacionar com o tema proposto e com a atualidade, no caso de alusões. Também acentuou “há” de maneira incorreta e utilizou ponto final onde poderia ter sido colocado vírgula (“Ao analisar o tema obesidade infantil.”). Quanto ao uso de “barreiras a serem quebradas”, seria melhor se você tivesse falado de uma alimentação saudável, pois, como a obesidade infantil enfrenta barreiras?
    Sobre os pontos positivos: trouxe o tema explícito, utilizou elementos coesivos e mostrou seus argumentos.
    Desenvolvimento. Parágrafo 1: o parágrafo começou confuso. Quanto a gramática, devia ter colocado vírgula após ‘Ministério da Educação”, acento circunflexo em residência e ponto final no término do parágrafo. Além disso, você expôs um dado estatístico, mas não relacionou com seu argumento (falta de educação alimentar), ficou expositivo. Também não entendi o uso de “adversidades”.
    Parágrafo 2: o verbo causar no gerúndio poderia ter sido substituído por “causa”, assim, encerrado a frase em “consumo” e iniciando outra, a partir de “muitas empresas”. Isso seria uma retomada de seu argumento. Daí você poderia substituir “além disso” por “podemos perceber que” para comprovar o argumento. Assim só faltaria você complementar no final, que a publicidade contribui para a obesidade infantil. Seria um fechamento crítico.
    Conclusão: repetiu seus argumentos. Poderia ter colocado “os argumentos supracitados” ou “citados acima”. Faltou também uma proposta de intervenção mais detalhada, como por exemplo o governo. Qual governo? Só governo fica muito vago. Mas você propôs intervenção para os dois argumentos, o que é um ponto positivo.
    Se eu fosse dar uma nota com base no ENEM, daria 640. Com as seguintes notas nas competências: I:120, II:120, III:120, IV:160 e V:120.

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  4. Olá, boa noite.
    Você estrutura bem o texto mas se perde um pouco nos argumentos.
    Tenta usar mais sinônimos pra não repetir tanto as palavras.
    No primeiro parágrafo fica mais legal usar os conectivos como ” a principio”, ” Vale ressaltar, a principio” ” “convém ressaltar, a principio” ou “deve se pontuar, de início”
    No segundo parágrafo ficaria melhor o uso do conectivo “além disso”
    Falta detalhamento na sua conclusão e a solução do problema ficou muito superficial.
    Usa também conhecimentos de outras áreas da introdução que também fica muito legal (cita algum filosofo ou algum acontecimento histórico) daria pra citar por exemplo Platão “o importante não é viver, mas viver bem”.
    Fora isso você se saiu muito bem e está no caminho certo.
    Espero ter ajudado.

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  5. O tema proposto foi bem objetivo, isso é muito bom para desenvolver a escrita. Ao meu ver, sua redação está bem desenvolvida, você pontuou estatísticas que fazem diferença no resultado final. Mas, a pontuação está inadequada em alguns pontos, e isso influencia na leitura. Leia sobre o uso da virgula , pontuação em geral, acredito que vai ajudar muito na desenvoltura da sua redação.
    No inicio do texto, sua contextualização do tema ( do que o texto fala) esta muito boa, é fácil compreender.
    Sua tese ( Qual a sua opinião) está muito boa também, foi nesse ponto que você usou estatísticas e ajudou ainda mais o leitor compreender sobre sua opinião. No terceiro paragrafo pensei que fosse fugir do tema, mas deu tudo certo.( Toma cuidado, entenda o tema para não fugir dele) . E sua proposta de intervenção , foi bem objetiva “Cabe ao governo fiscalizar propagandas alimentícias. Ademais as escolas devem realizar palestras para que os pais e alunos saibam a importância de uma alimentação saudável. ” Leia mais para aumentar seu vocabulário, aprender novas palavras e desenvolver redações ainda melhores. Enfim, estou aprendendo como você, desculpe qualquer coisa. Você é muito inteligente, com certeza vai tirar uma boa nota esse ano.

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