Iniciante

O problema da modernização e a exclusão dos idosos pela sociedade

  • 0

Desde a revolução técnico-científico-informacional o mundo vem se globalizando e em consequência disso, tendo mudanças ao decorrer do tempo, a internet e aparelhos digitais foram às principais inovações da sociedade contemporânea. No entanto algumas causas são taxadas, como, o preconceito a incluir os idosos no “mundo da educação digital”, que ainda é presente na atualidade brasileira. Nesse sentido o individualismo e a lenta mudança na mentalidade social, implicam como os principais causadores do problema.

Em primeiro lugar, o egoísmo por parte dos indivíduos mostra-se como um impasse na irresolução da problemática. Na obra “modernidade liquida” de Zyngmunt Bauman defende que a sociedade atual é fortemente influenciada pelo individualismo. Nessa perspectiva é possível perceber de como esse egocentrismo está atado diretamente na exclusão dos idosos pela sociedade, visto que as pessoas mais velhas estão sendo esquecidas pelo “mundo moderno”, que é visível em clinicas e asilos, que muitas vezes não permitem a visita de familiares por muito tempo, e a maioria das ocasiões, não recebem visitas dos seus familiares por meses. De acordo com o hospital São Pedro, a visita aos pacientes tem em media duração de 30 minutos. Dessa forma o problema do enunciado torna-se cada vez mais difícil.

Vale ressaltar, também, as questões socioculturais, que intensifica a gravidade do problema. Segundo Schopenhauer “os limites do campo de visão de uma pessoa determinam seu entendimento a respeito do mundo”. Em contrapartida, esse fato pode ser persuadido por outros indivíduos, dado que, os idosos e as pessoas com deficiência graves, estão sendo deixada em segundo plano pela sociedade, por motivo desse “tabu” sobre o pensamento capitalista e individualista da sociedade atual, o que alem de se tornar um problema social acarreta também a questão da ética brasileira.

É evidente, portanto, que tais entreves seja solucionado. Para que isso ocorra, é necessário que o Ministério da Educação juntamente com mídias de grande acesso, abranja o pensamento das pessoas sobre o esquecimento dos idosos e deficientes, para que tais questões sejam feitas, esses órgãos devem criar projetos de debates em centros públicos e em escolas, no qual toda comunidade poderá participar, isso poderá ser feito por especialista nessa área com a comunidade e esses debates deveram ser disponibilizados nas redes sociais ou via lives, com o objetivo de mostrar para os indivíduos como esse problema é preocupante. Por fim, é importante que o povo brasileiro de encare como responsável pelo problema, pois, de acordo com Platão, o primeiro passa para, odoro mundo é mudar a si mesmo.

Compartilhar

1 Correção

  1. Introdução: 1 “vem se globalizando e, em consequência disso, tendo mudanças..” faltou uma vírgula. 2 “ao decorrer do tempo..” você pode colocar um ponto e continuar “A internet e aparelhos digitais,por exemplo,foram as (sem crase) principais…”. 3 depois de “No entanto” tem uma vírgula.4 depois de “Nesse sentido” tem uma vírgula Desenvolvimento 1: 1 ” Na obra “modernidade líquida”,Zygmunt Bauman defende…” 2 depois de “Nessa perspectiva..” tem vírgula.3 ” é possível perceber como (tire o “de”) 4 depois de “que é visível em clínicas e asilos,..”você pode colocar “sendo proibida a visita..” (pra não repetir muito o “que”) 5 você repetiu frases dizendo as mesmas coisas,que os familiares não podem visitar os idosos por muito tempo

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.