O PROBLEMA DA EXCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

  • 0

A internet foi criada durante a Guerra Fria, com o objetivo de criar um rede de comunicação entre computadores. Entretanto, em pleno século XXI, milhares de brasileiros ainda são excluídos dessa importante ferramenta de comunicação, diante dos inúmeros desafios para a superação da exclusão digital. Essa terrível situação ocorre tanto pela dificuldade econômica em ter acesso à tecnologia,quanto pelo isolamento geográfico, que impede a chegada das ferramentas comunicativas,o que atravanca o desenvolvimento social da nação.
Segundo a Constituição Federal de 1988, todo cidadão tem direito à cultura.Contudo, essa garantia é vilipendiada visto que inúmeras pessoas não possuem acesso à internet, por conta das várias dificuldades econômicas enfrentadas por grande parte da população,que possui uma renda insuficiente até mesmo para a satisfação de necessidades básicas, como alimentação e moradia.Dessa forma, essa parcela das pessoas fica excluída dos avanços tecnológicos e permanece sem oportunidades de ascender socialmente,o que aumenta o já significativo abismo econômico entre as classes sociais.
Ademais, durante a Industrialização brasileira,ocorrida na década de 60,houve um grande desenvolvimento sobretudo nas áreas urbanas, enquanto as zonas rurais permaneceram estagnadas praticamente sem nenhum desenvolvimento,em decorrência disso,grande parte da população rural não possui acesso a uma internet e aparelhos móveis de qualidade que possibilitem a ligação com o mundo exterior.Assim,esses individuos permanecem isolados e não usufruem dos benefícios trazidos pela tecnologia.
Destarte, é necessário que o Estado invista em projetos sociais de inclusão digital da população mais carente, através do Ministério da Cidadania, que deve fazer a doação de computadores e internet de qualidade a pessoas que não têm condições, a fim incluir digitalmente toda a população brasileira.Cabe ainda a essa instituição de poder levar internet às áreas rurais mais isoladas a fim de que essa importante ferramenta conecte os indivíduos, como fazia durante sua criação na Guerra Fria.

Compartilhar

3 Correções

  1. Parabéns pelo texto , está impecável , apenas uma sugestão : na conclusão para detalhar melhor e acrescentar mais um agente ativo da ação você poderia propor uma parceria entre o Estado e as empresas de telecomunicação para solucionar de modo mais eficaz a democratização da Internet. Mas de modo geral está muito bem construído e com argumentos bem convincentes !

    • 2
  2. Sua introdução está ótima, apresenta uma boa tese e sustentação.
    Aconselho que reveja mais um pouco sobre o uso das vírgulas…
    Também evitar longos períodos é interessante, visto que esses cansam a leitura do indivíduo. Por exemplo: vc poderia dividir esse terceiro parágrafos em 3 períodos, ficaria mais fácil p organizar as ideiais e iria promover uma maior coesão textual…
    Seus argumentos estão ótimos, só falta uma maior estruturação mesmo, principalmente sob os moldes do ENEM.
    C1 – 140, C2 – 160, C3- 180, C4- 160, C5- 160.. Uns 800 pontos

    • 0
  3. Parabéns pela organização dos argumentos!
    Eu retiraria “visto que inúmeras pessoas não possuem acesso à internet” que ficou um pouco repetitivo.
    Destarte, é necessário que o Estado invista em projetos sociais de inclusão digital da população mais carente, através do Ministério da Cidadania, que deve fazer a doação de computadores e internet de qualidade a pessoas que não têm condições (isso seria nas escolas ou nas casas? eu sugiro que não deixe seu leitor com “pontas soltas”), a fim incluir digitalmente toda a população brasileira.Cabe ainda a essa instituição de poder levar internet às áreas rurais mais isoladas a fim de que essa importante ferramenta conecte os indivíduos, como fazia durante sua criação na Guerra Fria.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.