O problema da evasão escolar no Brasil

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Na famosa série televisiva “Todo mundo odeia o Chris” Chris, personagem principal, estuda e trabalha nos fins de semana na “Mercearia do Doc” para ajudar na renda familiar. Fora da ficção, no Brasil, milhares de jovens optam por abandonar os estudos e dedicar-se inteiramente ao mercado de trabalho por falta de perspectiva e incentivo.

Conforme o Artigo 6° da Constituição Federal todos os cidadãos brasileiros têm direito a educação. Contudo, assim como Gilberto Dimenstein, autor do livro “O Cidadão de Papel” explícita em sua obra temos diversos direitos assegurados pela Legislação, mas, na prática, frequentemente essas leis não funcionam. A falta de infraestrutura no ambiente educacional e a baixa qualidade de ensino afetam diretamente os estudantes que deixam de ter expectativas positivas em relação à formação escolar. Ademais, aulas monótonas e repetitivas causam desinteresse aos alunos que no que lhe concernem perdem a vontade de frequentar a escola.

Segundo Immanuel Kant “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele” dessarte a falta de ensino acarretará a consequências negativas no campo social, econômico, político e cultural do país. Além disso, empregos com maiores remunerações cada vez mais exigem como requisito que o candidato ao trabalho tenha, pelo menos, o ensino médio completo, levando a diminuição da renda individual aumentando o desemprego e a pobreza.

Portanto, é preciso que o Estado por meio do Ministério da Educação em parceria ao Conselho Tutelar, não só invistam na reavaliação da metodologia pedagógica de ensino com intuito de realizar aulas interativas e mais atrativas aos discentes mas também maior fiscalização da vida escolar estudantil. Ainda mais, a utilização do espaço midiático através de programas e comerciais televisivos que ressaltam a importância da educação e influenciem os jovens a maior participação acadêmica. Somente assim, será possível a diminuição da evasão escolar no Brasil.

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5 Correções

  1. Olá, ainda sou um iniciante, e irei corrigir sua redação baseado naquilo que aprendi.

    Gostei bastante do seu texto, pois conseguiu encaixar bons repertórios. A estrutura está ótima e tem poucos erros ortográficos.

    Ademais, a parte que mais me incomodou, foi a que você estabeleceu uma tese e não a desenrolou nos desenvolvimentos. Senti falta dos tópicos frasais e de alguns conectivos Inter paragrafais.

    Na conclusão não consegui identificar os 5 aspectos que são pedidos. Agente, acão, meio, detalhamementp o e finalidade.

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  2. (Acho que tenho mais a aprender do que a ensinar, então fique à vontade para desconsiderar essa crítica se você quiser.)

    Gostei demais da sua redação. Não vi erros ortográficos, tem uma quantidade boa de conectivos, você defendeu bem seus argumentos, demonstrando ter conhecimentos sobre algumas áreas, sua intervenção está bem elaborada e o seu texto tem coerência.
    A única crítica negativa que eu vou fazer é sobre a falta de vírgula na primeira frase do 2° e 3° parágrafo. As frases ficariam melhor se fossem assim:
    “… Federal, todos os cidadãos brasileiros…”
    “… Kant, “o homem não é nada…”
    Acredito que sua redação merece 900 ou mais.

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  3. Apresenta um bom domínio da língua portuguesa, quase não há erros ortográficos se não a utilização correta de vírgulas, soube defender bem seu tema, não fugindo do mesmo e dando coesão ao texto, sua conclusão foi direta e ao meu ver eficaz, só me pergunto se todas as suas citações vc olhou em algum lugar na hora da criação de sua redação, citações são ótimas se bem colocadas, mas no dia podemos esquecer, porém se já tinha elas guardadas meus parabéns, enriqueceu seu texto, para mim está ótimo!

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  4. Gostei demais da sua redação. Não vi erros ortográficos, tem uma quantidade boa de conectivos, você defendeu bem seus argumentos, demonstrando ter conhecimentos sobre algumas áreas, sua intervenção está bem elaborada e o seu texto tem coerência.
    A única crítica negativa que eu vou fazer é sobre a falta de vírgula na primeira frase do 2° e 3°

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  5. Eu corrijo por parágrafo, então vamos lá:

    Introdução:
    Eu identifiquei o repertório mas não vi nenhuma associação dele com o tema. Você apenas falou que ele trabalha no Doc, o que não tem muito a ver com o setor da educação e sim com o do trabalho. Talvez se você escrevesse sobre ele querer ter abandonado a escola em um dos episódios seria melhor. Logo depois, você escreveu o que seria a tese (“jovens deixam os estudos e se dedicam no trabalho) mas qual os argumentos você vai trabalhar nisso? Ex: seguindo a sua tese, você poderia usar o arg1 como pouca renda para se manter na escola e o arg2 como a pressão dos pais de famílias pobres para seus filhos trabalharem logo, o que faria com que eles largassem a escola para ter mais horas para trabalhar e conseguir dinheiro.
    A questão dos erros ortográficos: o maior problema que eu identifiquei foi a vírgula. Na primeira frase, aquela que você apresentou o RSC (repertório sociocultural) há alguns erros de vírgula que poderiam te tirar vários pontos na competência 1. Procure revisar isso.

    Argumento 1:
    Mesmo que na introdução não precise, nos outros parágrafos é meio que obrigatório começar com um conectivo de introdução (a priori, primeiramente, em primeira análise…). Geralmente, eu não costumo usar um rsc seguido do outro (já me falaram que perde ponto por isso) e eu também senti falta de um tópico frasal (retomada da tese no início do parágrafo). A terceira frase não contém um conectivo, o que abaixaria sua nota na competência 4 e na última frase há o uso incorreto do conectivo “ademais”. Normalmente ele é usado como conectivo de introdução no segundo parágrafo argumentativo, então, se a sua intenção foi usar um conectivo de contradição, você pode trocar por “todavia”, “no entanto”, “entretanto”…

    Argumento 2:
    Nesse temos o mesmo problema do primeiro somado ao problema de vírgula. Ao todo, é praticamente a mesma coisa que eu falei no primeiro argumento.

    Finalização:
    Outra vez é preciso o tópico frasal e o detalhamento para o parágrafo estar completamente completo, haja vista que ele contém o agente, ação e etc.

    Vou te dar uma nota baseada nas competências, mas há de se lembrar que isso é apenas uma simulação e que eu também sou uma aluna que está aprendendo,
    C1: 120
    C2: 80
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 80
    total: 520

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